10.19.2013

A importância do exame de vista


Muitas vezes deixado de lado, o exame de vista é de suma importância e deve ser feito ainda na infância caso existam sinais de problemas na visão.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), existem 314 milhões de pessoas com baixa de visão em todo o mundo, sendo 45 milhões cegos e 1,5 milhões de crianças cegas – sendo que dessas, aproximadamente 100 mil estão na América Latina. No Brasil, 16,5 milhões de brasileiros sofrem algum tipo de deficiência visual e as crianças somam um total de 20 a 30% de atingidos por esses problemas.
Na oftalmologia, sabe-se que 75% dos casos de cegueira poderiam ter sido prevenidos ou tratados com a utilização da atual tecnologia disponível. Além disso, é estimado que 20% da população brasileira precisa usar óculos, sendo que, ao longo da vida, é praticamente impossível que exista alguma pessoa que não precise de alguma forma de correção ótica, seja para enxergar melhor de perto ou de longe.
O envolvimento do oftalmologista no desenvolvimento da visão deve começar já no nascimento da criança, pois se a visão não se desenvolver satisfatoriamente durante a infância, o dano pode ser irreversível. “Por isso é tão importante o exame oftalmológico. Ele não se limita ao diagnóstico de lentes, mas a outros exames que permitem identificar inúmeras doenças assim como avaliar a evolução do diabetes, da hipertensão arterial e do glaucoma”.
Além dos problemas ligados diretamente à visão, dores de cabeça, tonturas e enjôos, também podem estar ligadas ao mau funcionamento do sistema ocular. “Por isso é importante a avaliação periódica de seis em seis meses, que contribuem para a manutenção da boa visão para a identificação precoce de várias outras doenças” comenta o especialista. 
A visão e a audição são dois dos principais sentidos para o desenvolvimento sadio de qualquer criança, por isso, qualquer sintoma que pareça estranho a qualquer um desses dois sistemas deve ser analisado com cuidado – e, em algumas vezes, eles podem estar conectados entre si. Tonturas e dores de cabeça podem estar envolvidas tanto com o labirinto, - órgão localizado dentro do ouvido responsável pelo equilíbrio, - quanto pela visão. Para ter certeza do tratamento correto é preciso de um exame oftalmológico e de exames auditivos, dependendo do caso.
Alexandre Cercal

Nenhum comentário: