10.14.2013

Vertigem e zumbido: qual a relação entre os dois sintomas


 
Problemas que atingem grande parte da população - 17% da população mundial sofre com o zumbido - podem ser tratados e amenizados.
A vertigem e o zumbido são sintomas – e não doenças – que, dependendo do seu grau de acometimento, podem ser incômodos e até incapacitantes para os indivíduos que sofrem com esses males. Aproximadamente um décimo da população sofre com algum grau de problema auditivo – e, quando se trata de zumbido em pessoas acima de 65 anos, esse número fica ainda maior, chegando a atingir um terço dos idosos.
Segundo a Dra. Rita de Cássia Cassou Guimarães, Otorrinolaringologista e Otoneurologista de Curitiba, PR, o zumbido é um problema que pode ser causado por mais de 200 sintomas diferentes – assim como a vertigem pode ter diversas causas. Porém, vertigens de origem labirínticas são as mais comuns e estima-se que cerca de 42% dos adultos queixam-se de tontura em pelo menos alguma época de suas vidas.
O zumbido, caracterizado como um som nos ouvidos ou na cabeça sem a presença de uma fonte externa não causa surdez, - mas a surdez pode provocar zumbido. Os sons provocados pelo zumbido podem ser inconstantes, de intensidade, frequência e características variáveis, inclusive sendo percebidos em um ou ambos ouvidos.
Rita lembra que existe uma doença, chamada “Doença de Menière”, em que dois dos principais sintomas são o zumbido e a vertigem. “A crise típica dessa doença se inicia com uma sensação de pressão no ouvido, com a diminuição da audição e zumbido. Em seguida vem a vertigem com sensação de rotação, desequilíbrio, náusea e vômitos” observa. As crises que podem ser causadas pela Doença de Menière duram, na maioria das vezes, de 20, 30 minutos a poucas horas. No intervalo entre as crises não existem sintomas, ainda que possam ocorrer desequilíbrios, zumbidos e diminuição da audição com o progredir da doença. “No início da doença, as crises podem ter somente sintomas auditivos, como zumbido ou a diminuição da audição, ou só vestibulares, como vertigem e desequilíbrio.
Como aparentemente o zumbido e a vertigem não estão ligados um ao outro, porém, possuem sim vários pontos em comum, o mais importante é, quando algum dos sintomas for sentido por qualquer indivíduo, a rápida procura por um otorrinolaringologista ou otoneurologista, que poderá tratar do caso com maior especificidade e descobrir a melhor maneira de tratar os problemas.
Segundo a especialista, assim como o zumbido, a vertigem e a tontura são sintomas comuns a diversas alterações de saúde que provocam o mau funcionamento do labirinto, responsável pela audição e pelo equilíbrio corporal. “A tontura é um sinal de alerta, um alarme de que algo não está bem no organismo” comenta Rita.
A tontura e a vertigem (tontura rotatória) podem ser sentidas devido a várias questões, como distúrbios metabólicos e hormonais –  em mulheres, por exemplo, esses sintomas podem estar diretamente ligados com o ciclo menstrual, menopausa ou gestação, - ou doenças que alterem o equilíbrio hormonal.
Dra. Rita de Cássia

Nenhum comentário: