10.19.2013

AMENDOIM AJUDA A AUMENTAR O DESEMPENHO NA ACADEMIA

Amendoim ajuda a aumentar o desempenho na academia

Apesar de ter sido banido, principalmente por aqueles que querem emagrecer, o amendoim reserva surpresas em suas composição nutricional e se mostra benéfico para quem quer definir os músculos.

Quem diria... Depois de ser diretamente ligado ao aumento do peso e tido como um dos aliados do colesterol ruim, o amendoim volta a ser o foco, mas, agora como um alimento benéfico! Um estudo realizado pela ABICAB - Associação Brasileira da Indústria de Cacau, Chocolate, Amendoim, Balas e Derivados - mostra que este aperitivo é um ótimo repositor de energia, rico em proteínas vegetais e vitamina E.
Consumido in natura, com ou sem sal, em receitas salgadas, doces, com casca, em pasta, amassado ou triturado, o amendoim é um alimento com grande quantidade de nutrientes e benéfico em muitos aspectos, se o seu consumo for habitual e dentro de uma dieta saudável.
E o que nem todo mundo sabe é que o consumo de amendoim por praticantes de exercícios físicos tem um impacto positivo na qualidade nutricional da dieta, pois é associado à maior ingestão de proteína, gordura insaturada (ácidos graxos mono e poli-insaturados), fibras, vitamina A, vitamina E, cálcio, magnésio, zinco, ferro, compostos bioativos como os polifenóis, além da redução no consumo de gordura saturada e colesterol.
“O amendoim é comprovadamente um alimento nutritivo, e para os praticantes de exercício físico significa mais energia e disposição, redução de risco de lesões e redução de fadiga muscular”, afirma a nutricionista e assessora técnica da ABICAB, Vanderlí Marchiori, autora do estudo.
Quando consumido em quantidades entre 30 e 40 gramas por dia ao final da tarde, o amendoim auxilia na redução de peso corporal e gordura abdominal e proporciona uma maior saciedade do que o consumo de vários outros alimentos no período.
“Isso torna o amendoim altamente recomendável e deve ser incluído em planos de reeducação alimentar, inclusive para a redução de peso, sendo ideal para atletas no desenvolvimento de suas atividades”,

Nenhum comentário: