9.23.2014

Tatuagem: Cobrir ou remover?

Texto: Jéssica Cantareli

 Qual a melhor maneira de lidar com uma tatuagem indesejada? Remover ou cobrir com outra?
 Resolvi fazer minha primeira tattoo em 2010. O desenho era de estrelas – duas, uma perto da outra – no ombro  esquerdo. Escolhi uma das melhores tatuadoras da minha cidade para fazer o trabalho e o resultado acompanhou a  fama dela: ficou linda, perfeita. Os traços, a cor, as linhas retas perfeitamente traçadas, tudo como eu queria, tudo  perfeito.
 Tudo perfeito, menos o fato de que meses depois comecei a perceber que várias pessoas tinham também estrelas  tatuadas exatamente no ombro. Claro, a minha era diferente – afinal de contas, eu que havia a desenhado –, mas  aquele sentimento de não ter mais algo único continuava, e por fim acabei desgostando de vez da tatuagem.
Finalmente, depois de 4 anos, resolvi tomar uma atitude quanto a tatuagem indesejada. Fui até um outro tatuador e perguntei sobre possibilidades de se cobrir a tatuagem com outra, ter alguma ideia de que desenho poderia ser feito. Uma das alternativas que ele deu – dentre várias mais espalhafatosas e cheias de detalhe – foi a de uma árvore. Perfeito! Sempre tive a vontade de tatuar uma árvore, e eis que a oportunidade perfeita apareceu. Meu namorado então desenhou uma de acordo com o que eu gostava, tomando outras tatuagens como referência e com cuidado para cobrir totalmente as estrelas. Levamos a mesma tatuadora que havia feito as estrelas e já marcamos um dia para fazer a tatuagem.
Cobrir uma tatuagem, no entanto, não é das tarefas mais fáceis e minha preocupação era de que muitas o traço da antiga, mesmo depois de coberta, continuasse nítido sob a nova. A técnica utilizada é chamada de cover-up, que cobre a tatuagem antiga com os traços da mais nova.
Se não bastasse a preocupação, também teve a dor. A dor ­foi muito maior do que da tatuagem original. Como a nova tinha grandes áreas preenchidas de preto e alcançava algumas partes a mais de pele sobre o osso, a dor foi certa.
Mas depois do sofrimento, o resultado compensou. Ficou maravilhoso, eliminou praticamente qualquer traço de que as estrelas algum dia estavam ali, onde agora há uma árvore. Eu realmente me sinto com uma tatuagem única, ideia minha e do meu namorado. Minha árvore.


Antes


Depois da cobertura
Então, o que vale mais a pena, cobrir ou remover a tatuagem a laser?
A técnica de cover-up, cobrir uma tatuagem com outra, é uma das opções para quem já enjoou da sua tatuagem ou pra quem não gostou do desenho.


Já a remoção a laser é uma técnica mais dolorida e bem mais cara, mas oferece efeitos colaterais mínimos e bons resultados. As tatuagens indesejadas também devem ser levadas em conta, pois aquelas em cor preta são mais fáceis de remover, enquanto as coloridas são mais difíceis. Lembrando que o tratamento para a remoção é longo, dolorido e caro. Além disso, pode acontecer da tatuagem apenas desbotar bem, porém ainda ficar lá em alguns pontos.



Sendo assim você deve avaliar muito bem o desenho que escolheu antes de tatuar, pois mudar depois é possível, só que fica muito mais doloroso e caro, além do resultado final são ser o que você espera.

Fonte: Site "Se Liga Mulher" 



Remoção de Tatuagens

Muitas pessoas fazem uma tatuagem no embalo da adolescência, geralmente por um sinônimo de rebeldia contra os preconceitos dos pais com relação às tatuagens no corpo, já que as mesmas, sempre foram vistas pelos preconceituosos como marca de foras da lei, drogados, prostitutas e etc.
E, depois de arrepender-se da decisão tomada, vem à questão: o que fazer para removê-la?
Cabe lembrar que o custo é muito alto para remover uma tatuagem, igualmente tende a ser maior do que o preço de ter a tatuagem aplicada. Algumas tatuagens, para serem removidas, custam muito acima de mil dólares, por exemplo, tudo depende do tamanho, da complexidade do desenho e das cores empregadas. São pouquíssimas as cores que são fáceis de serem removidas da pele de uma pessoa, quanto menos cores, mais fácil e mais barato a remoção do desenho.
Quanto à localização da tatuagem também é outro problema sério, pois as tatuagens que localizam em regiões do corpo como nos braços, pés, mãos, tendem a ser mais difíceis e complicadas de serem removidas.
Métodos antigos de remoção de tatuagens envolveram a aplicação de produtos químicos como ácido sulfúrico de fenol. Métodos ligeiramente mais refinados de remoção de tatuagens incluíram abrasão com sal, criocirurgia, dermabrasão, eletrocoagulação, e a utilização de um coagulador infravermelho.
Todos estes procedimentos deixam cicatrizes significativas e, na maioria dos casos, a dor da remoção da tatuagem parece muito pior do que a própria tatuagem. Métodos cirúrgicos convencionais foram utilizados para tratar tatuagens, no entanto, seu uso é limitado à remoção de pequenas tatuagens. Remoção cirúrgica de tatuagens grandes normalmente produz resultados desastrosos e, portanto, essa técnica foi abandonada pela maioria dos cirurgiões plásticos.

Cover-up

Outra forma de remover uma tatuagem é a técnica denominada de cover-up, ou seja, cobrir a tatuagem antiga por outra com forma, desenho e cores diferentes. Mas, mesmo essa técnica possui limitações, pois o tatuador precisa analisar o desenho existente e o que vai ser sobreposto e, se há possibilidade e viabilidade técnica de cobertura sem deixar remanescente da tatuagem anterior.
Segundo o Dermatologista Jeffrey Orringer 20 % das pessoas com tatuagens querem removê-las, sendo a razão mais comum, a remoção de um nome de alguém que já não faz mais parte na vida do paciente.

Remoção a Laser

Atualmente, o processo de remoção de tatuagens mais utilizado é a remoção a laser, mas é preciso, tomarmos muito cuidado pois da mesma forma que existem bons e maus tatuadores, também existem clínicas boas e clínicas ruins para removê-las.
Técnicas de remoção de tatuagens a laser mais recentes podem eliminar tatuagens com efeitos colaterais mínimos.
Os raios lasers trabalham produzindo um comprimento de onda de luz que ultrapassa as camadas superiores da pele para seletivamente ser absorvido pela tinta. Esta energia laser faz com que a tinta de tatuagens de dividir em partículas menores que, em seguida, são removidas pelos sistemas de filtragem natural de body’s, sem prejudicar a pele circundante. Ele pode remover tatuagens profissionais, amadoras, traumáticas e cirúrgicas.
Dependendo da localização da tatuagem e o limiar da dor, para o paciente, o médico pode optar por usar alguma forma de anestesia. Após o tratamento, a área onde foi aplicado o laser o paciente sentirá uma dor semelhante queimadura solar.
O tempo que se leva para remover uma tatuagem a laser depende do tamanho e das cores utilizadas na tatuagem. As sessões demoram de 15 a 30 minutos, sendo necessárias de 6 a 15 sessões com um intervalo de aproximadamente 30 dias, entre uma aplicação e outra, o que significa que uma tatuagem de tamanho pequeno levará em torno de um ano para ser removida.
Além disso, o custo desse tipo de tratamento é caríssimo.

Conserto, cobertura e remoção de tatuagem

Algumas tatuagens antigas ou até mesmo novas podem não possuir qualidade de definição (ser um pouco desfocadas, disformes, possuir traços grossos, etc.) ou até mesmo o significado desta tatuagem pode desagradar seu proprietário, o fato de carregar em seu corpo algo que desagrada é sempre difícil para o ser humano, em alguns casos essas tatuagens podem ser transformadas em tatuagens novas, modernas, artísticas e bem definidas ou elas podem ser retiradas.
CONSERTO E COBERTURA DE TATUAGENS

Quando a tatuagem está pouco desfocada ou disforme ela pode ser concertada, porém só um tatuador profissional e experiente poderá avaliar se uma tatuagem pode ou não ficar satisfatória após um conserto. O conserto se dá na utilização do desenho já aplicado refazendo seus traços e colorações e normalmente inserindo novos elementos que completem e melhorem a estética da tatuagem antiga. A tatuagem concertada nunca ficará tão boa quanto se um profissional talentoso tivesse realizado-a numa área sem nenhuma aplicação, visto que normalmente é necessários corrigir os defeitos usando mais sombra que o normal.

Outra forma de modificar uma tatuagem antiga é a técnica denominada de cover-up, ou seja, cobrir a tatuagem antiga por outra com forma, desenho e cores diferentes. Mas, mesmo essa técnica possui limitações, pois o tatuador precisa analisar o desenho existente e o que vai ser sobreposto e, se há possibilidade e viabilidade técnica de cobertura sem deixar remanescente da tatuagem anterior.
Algumas pessoas também procuram estúdios de tatuagem para cobrir cicatrizes. Para que a cobertura tenha qualidade muitas vezes é necessário utilizar um desenho com pouco detalhamento na região, geralmente recomendamos cores mais escuras. Para este procedimento é que a cicatriz não seja recente e tenha pelo menos de 2 anos.
Um tatuador experiente e qualificado pode se negar a fazer um conserto e ou cobertura de uma tatuagem que ele não garanta um resultado final satisfatório, muitas vezes é sugerido algumas sessões de laser para que a tatuagem seja clareada e assim obter melhor resultado neste conserto/cobertura.
Salientamos que tatuando sobre uma tatuagem ou cicatriz a dor pode ser um pouco mais intensa e também pode ser um pouco mais caro do se a pessoa não tivesse nada naquele local, visto que o profissional não poderá trabalhar livremente e nem sempre poderá expressar todo seu talento, terá que manter o foco no objetivo de concertar/cobrir o que está embaixo.
REMOÇÃO DE TATUAGEM
Métodos antigos de remoção de tatuagens envolveram a aplicação de produtos químicos como ácido sulfúrico de fenol. Métodos ligeiramente mais refinados de remoção de tatuagens incluíram abrasão com sal, criocirurgia, dermabrasão, eletrocoagulação, e a utilização de um coagulador infravermelho. Todos estes procedimentos deixam cicatrizes significativas e, na maioria dos casos, a dor da remoção da tatuagem parece muito pior do que a própria tatuagem. Métodos cirúrgicos convencionais foram utilizados para tratar tatuagens, no entanto, seu uso é limitado à remoção de pequenas tatuagens. Remoção cirúrgica de tatuagens grandes normalmente produz resultados desastrosos e, portanto, essa técnica foi abandonada pela maioria dos cirurgiões plásticos.

Atualmente, já é possível apagar tatuagens sem deixar as cicatrizes, utilizando-se o laser, método mais moderno para esta finalidade. O tratamento é feito em várias sessões, cujo número vai depender do tamanho da tatuagem, da profundidade do pigmento na pele e, também, da cores utilizadas nos desenhos. Cabe lembrar que o custo é muito alto, igualmente tende a ser maior do que o preço de ter a tatuagem aplicada.
São pouquíssimas as cores que são fáceis de serem removidas da pele de uma pessoa, quanto menos cores, mais fácil e mais barato a remoção do desenho. Quanto à localização da tatuagem também é outro problema sério, pois as tatuagens que localizam em regiões do corpo como nos braços, pés, mãos, tendem a ser mais difíceis e complicadas de serem removidas.
Os raios lasers trabalham produzindo um comprimento de onda de luz que ultrapassa as camadas superiores da pele para seletivamente ser absorvido pela tinta. Esta energia laser faz com que a tinta de tatuagens de dividir em partículas menores que, em seguida, são removidas pelos sistemas de filtragem natural das células, sem prejudicar a pele circundante.
O tempo que se leva para remover uma tatuagem a laser depende do tamanho e das cores utilizadas na tatuagem. As sessões demoram de 15 a 30 minutos, sendo necessárias de 6 a 15 sessões com um intervalo de aproximadamente 30 dias, entre uma aplicação e outra, o que significa que uma tatuagem de tamanho pequeno levará em torno de um ano para ser removida.
No entanto, o tratamento não é mágico. Muitas vezes, não é possível remover toda a tatuagem, pois pigmentos mais profundos persistem deixando uma sombra do que foi a tatuagem. Em outros casos, após a remoção completa, a pele tratada fica mais clara do que a pele ao redor, como uma mancha esbranquiçada, que pode ser transitória ou não. Hiperpigmentação também pode acontecer, deixando a pele mais escura que a pele não tratada.

Por esses motivos quando pensar em fazer uma tatuagem primeiramente tenha uma boa idéia em mente, procure um profissional experiente e talentoso e um estúdio que siga orientações de biossegurança e que tenha a licença da vigilância sanitária.

Nenhum comentário: