1.16.2011

Estado de calamidade pública em sete cidades do RJ

Decisão deve dar mais agilidade na contratação de serviços.
Com o decreto ficam dispensadas licitações para reconstrução das cidades.

O governador Sérgio Cabral decretou estado de calamidade pública em sete cidades da Região Serrana do Rio. São elas: Nova Friburgo, Teresópolis, Petrópolis, Bom Jardim, São José do Vale do Rio Preto, Sumidouro e Areal.

Algumas prefeituras já haviam feito o pedido, que só começa a valer na segunda, após a publicação no Diário Oficial com a sanção do governador.

A medida visa dar maior agilidade na contratação de serviços, aquisição de materiais e execução de obras e permite dispensa de licitação para reabilitação das cidades mencionadas e destruídas. A decisão vale por 180 dias.

As chuvas na Região Serrana já deixaram mais de 600 mortos.

Mais de 400 máquinas na Região Serrana
Em toda região afetada, são mais de 400 máquinas em ação, entre helicópteros, caminhões e ambulâncias. Em ações de busca de sobreviventes, resgate de corpos, remoção de entulho, segurança, limpeza e reconstrução de vias e rodovias, estão sendo usados 227 veículos da secretaria de Obras, 74, do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil Estadual, e pelo menos 47, da Polícia Militar, além de outros de órgãos como Polícia Civil e secretaria de estado de Governo.

Entre as aeronaves, são 11 helicópteros do governo estadual, 12 das Forças Armadas, 4 da Petrobras, 1 da Força Nacional de Segurança, 1 do Ibama e 1 de Furnas.

Nenhum comentário: