1.17.2011

alimentacao

ALIMENTAÇÃO SUSTENTÁVEL

Alimentação sustentável
Nutricionista dá dicas para você aliar a dieta à preservação do meio ambiente!

A gente está sempre ouvindo falar em aquecimento global, poluição do meio ambiente e sobre a importância de economizar a água para que ela não se esgote. Porém, poucas pessoas sabem que, muito mais do que evitar jogar papel na rua ou se indignar com as queimadas das florestas, uma mudança em nossa alimentação pode ser o primeiro passo para nos transformar em cidadãos mais conscientes. Confira as dicas que a nutricionista Lílian Assis preparou para você e tenha uma alimentação mais sustentável.

Atitudes para tornar sua alimentação mais sustentável:

- Racione a água na hora de cozinhar e lavar a louça. Reaproveite a água de cozimento para colocar no feijão, sopas e molhos.

- Ao invés de compras mensais, faça compras semanais.

- Se não for aproveitar as sobras de uma refeição, congele em porções individuais para usar em outro momento. Etiquete com data e nome do prato. A validade é de 3 meses.

- Aproveite seu lixo orgânico para fazer adubo para as plantas através de composteiras domésticas.

- Valorize os alimentos da sua região e os da época.

- Use o máximo de alimentos orgânicos que couber em seu orçamento. Além de não terem adição de agrotóxicos e hormônios, estes também são cultivados visando ao bem estar dos trabalhadores envolvidos na produção e respeita o meio ambiente.

- Reutilize as sacolas do mercado para colocar seu lixo, sempre separando os recicláveis. Consulte a empresa de recolhimento de lixo sobre a disponibilidade de coleta seletiva e cobre isso de nossos governantes.

- Evite, ao máximo, enlatados e alimentos com embalagens não recicláveis.

Nenhum comentário: