1.17.2011

Os perigos da desidratação

Foto: João Laet / Agência O Dia

CUIDADO


Mal pode progredir e levar a diminuição da
pressão arterial, desmaios e convulsões

Mal pode progredir e levar a diminuição da pressão arterial, desmaios e convulsões

Rio - No verão, a preocupação com sol e calor não é só quanto a queimaduras e doenças de pele. Com dias mais abafados e suor mais intenso, a desidratação é outro problema que atinge adultos, crianças e idosos. Seja qual for a idade, especialistas alertam que é importante ter atenção aos sinais de que o corpo está precisando repor o líquido, pois a desidratação pode progredir e levar à diminuição da pressão arterial e, consequentemente, desmaios e convulsões.

O cuidado com crianças e idosos precisa ser redobrado: a eles, deve ser oferecida água a todo momento. Segundo a endocrinologista do laboratório Lâmina Alinna Ferraz, apesar de os sintomas serem os mesmos de forma geral — sede, perda de elasticidade da pele e urina menos volumosa e mais escura —, a forma de perceber quadro de desidratação em idosos, adultos e crianças é diferente.

Enquanto os pequenos ficam mais irritados e menos ativos, nos adultos o sinal de que está faltando água no organismo é a sede. Já nos idosos, embora a menor perda de líquido já seja significativa para o organismo, eles não têm muita vontade de beber água. “A pessoa com mais idade tem uma menor capacidade de reter líquido, e por isso a desidratação pode aparecer mais facilmente que em adultos mais jovens. Nos mais velhos, os sinais mais aparentes são boca seca e pele menos elástica. Dificilmente vão pedir água, pois quase não sentem sede”, afirma Alinna.

Por isso, ela recomenda: além de beber mais de dois litros de água por dia, é importante usar roupas leves, procurar lugares ventilados e ingerir alimentos que vão ajudar a repor os sais minerais perdidos, como legumes, verduras e frutas.

Falta de quantidade suficiente de líquidos corpóreos para manter as funções normais em um nível adequado (causada por perda e/ou ingestão inadequada de líquidos). A perda de uma baixa porcentagem de líquido em adultos, e de 5% de líquido em crianças, já é considerada uma desidratação leve.

Causas, incidência e fatores de risco:

A desidratação pode ser causada pela perda excessiva de líquidos corpóreos, como em casos de:
A desidratação também pode ocorrer em virtude da ingestão inadequada de líquidos, como em casos de:
Geralmente, a desidratação em crianças é uma combinação das duas causas, como em casos de:
  • mal-estar estomacal com vômitos e diarréia
  • doença aguda em que a criança se recusa a ingerir líquidos e perde líquidos em excesso por meio da sudorese provocada pela febre
Perdas de líquido de até 5% são consideradas leves; de até 10% são consideradas moderadas e de até 15% são consideradas graves. Se não tratada rapidamente, a desidratação grave pode provocar colapso cardiovascular e morte.
 

Nenhum comentário: