1.22.2011

O Carnaval vem aí: entre em forma em 40 dias

Foto: Fábio Gonçalves / Agência O Dia

Especialistas ensinam como emagrecer, evitar lesão muscular e ter bastante fôlego

Rio - Começou a contagem regressiva para o Carnaval. A partir de hoje, são exatos 40 dias até a Festa de Momo. Segundo especialistas, é hora de preparar as pernas e o coração para que lesões e a falta de treino físico não interrompam a folia. Os mais animados podem aproveitar para dar uma caprichada no visual: é possível perder até quatro quilos e chegar no Carnaval com corpinho digno de uma rainha de bateria.

“Em 40 dias dá para emagrecer com saúde. É interessante reduzir o consumo de carboidratos, como pães e massas. E optar por proteínas (carnes) magras — grelhadas ou assadas. Frituras, refrigerantes e doces devem ser cortados”, recomenda a nutróloga Tamara Mazaracki.

Especialista em Avaliação e Controle de Atividade Física Customizada, o professor de Educação Física Rodrigo Baladán lembra que para evitar dores musculares e outros problemas devido ao esforço excessivo é preciso trabalhar a musculatura, principalmente a das pernas.

“Exercícios de fortalecimento, como agachamento, extensão de joelho e panturrilhas aumentam a resistência muscular localizada”, diz Rodrigo, acrescentando que fazer exercícios aeróbicos por pelo menos 250 minutos por semana ajuda a emagrecer.

Mestre-sala da Mangueira, Raphael Rodrigues, 26, vem se preparando para o Carnaval desde novembro. “Corro nos dias que não tem ensaio, bebo bastante água, não como gordura e não bebo refrigerantes e cerveja.”

Caminhe sempre

Os que não têm o mesmo preparo de Raphael podem caminhar. “É uma atividade que melhora o preparo físico. A pessoa começa com 10 minutos e vai aumentando, respeitando seu limite”, explica o presidente da Sociedade de Medicina do Exercício e do Esporte, Daniel Kopiler.

Musa da Viradouro, Ana Paula Evangelista, 30, também não abre mão dos exercícios antes do Carnaval. “Intensifico a malhação, para ganhar mais corpo e condicionamento físico. A rotina é malhar ou correr pelo menos quatro vezes por semana”.

Para ajudar a controlar o peso

- No café da manhã, dê preferência a sucos ou frutas. Pode-se consumir também um ovo cozido ou queijo com uma fatia de pão, de preferência integral.

- No almoço, consuma carnes magras, peixe e frango assados ou grelhados. Aproveite o clima quente para comer saladas.

- Uma boa opção para o jantar é um omelete com queijo branco e peito de peru. Evite carboidrato à noite.

- Na sobremesa, prefira frutas ou gelatina.

Atenção ao ritmo cardíaco

Sedentários e hipertensos devem ter atenção com o coração nos dias de folia.

“Qualquer esforço físico esporádico, de intensidade moderada, pode causar repercussões negativas em pessoas sedentárias, como crise hipertensiva, arritmias e até infarto”, diz Marcelo Assed, do Instituto Nacional de Cardiologia.

Médicos recomendam moderação. E, se possível, avaliação médica antes da maratona do Carnaval.

Nenhum comentário: