1.17.2011

INTENSIFIQUE OS EXERCÍCIOS E MELHORE SEUS RESULTADOS

Intensifique os exercícios e melhore seus resultados
Dicas para você alcançar o corpo dos sonhos!

Com o verão a todo o vapor, você já chega à academia para malhar pensando em formas de acelerar ou potencializar o resultado da atividade. Ainda mais que, depois de algum tempo na academia, o corpo já se acostumou aos movimentos e não mostra mais os resultados como antes, não é mesmo?

Segundo a Personal Trainer Thaís Necho, essa é justamente a hora de “dificultar” as coisas.  O Fit Ball (exercícios feitos com bola), por exemplo, pode ajudar nesta tarefa. Se for possível fazer uso do BOSU, uma espécie de meia bola, também é uma boa. Além de possibilitar uma infinidade de movimentos diferentes, ele dá um apoio melhor na hora de praticar os exercícios. Veja abaixo algumas dicas para intensificar seu treino e alcançar os resultados que almeja mais rapidamente.

Para um resultado melhor para as pernas
O tradicional exercício de agachamento é uma boa pedida. Mas, de acordo com Thaís, se ele for feito apoiado numa bola contra a parede, seus resultados podem ser ainda melhores. Se achar o exercício muito fácil, experimente segurar anilhas enquanto faz o movimento. O peso delas vai intensificar os benefícios do movimento.

No caso do agachamento unilateral, use um bastão ou a parede para apoio das mãos e apoie o pé de trás em cima de uma bola ou de um step. Quando se sentir mais confiante, largue o bastão e comece a usar sobrecarga.

Para um resultado melhor para os braços
Thaís, explica que ao deitar sobre uma bola apoiando somente a parte superior das costas e mantendo os pés fixos no chão, os movimentos de supino e crucifixo surtem mais efeitos. Com a bola nesta posição, a impressão é de que o impacto é amortecido, mas na verdade, ele é intensificado.

Outra dica eficiente é deitar-se sobre a bola apoiando peito e um pouco do abdômen, estender as pernas apoiando as pontas dos pés no chão e, nesta posição, fazer o movimento de cruzar os braços (crucifixo) de modo invertido. Ótimo para definir a musculatura dos braços.

Para um resultado melhor para região abdominal
Ao invés de fazer os exercícios abdominais no chão, realize-os sobre a bola. É importante manter os pés bem fixos no chão e a região lombar sobre a bola, para ter uma boa base. Depois disso, faça os abdominais em séries espaçadas. O resultado surpreende!

O movimento de prancha frontal com os braços apoiados na bola também é outra opção que intensifica os resultados dos exercícios no abdômen. Você deve sempre se concentrar na execução do movimento, na respiração e na contração abdominal para que os músculos trabalhem mais e melhor.

Para potencializar a parte aeróbica
Como ela é responsável por grande parte da queima de calorias, também é importante intensificar a forma de praticar os exercícios relacionados.

Para aqueles que gostam de praticar corrida ao ar livre, o ideal é alternar os dias de treino entre o asfalto e a areia. Mas para aqueles que preferem correr numa esteira, uma opção é programá-la para um circuito mais inclinado. A simulação de subida exige mais esforço e, consequentemente, faz o organismo queimar mais calorias.

Esses são apenas alguns exemplos de exercícios para quem quer iniciar uma nova rotina e ter os resultados mostrados com mais rapidez. Vale lembrar, porém, que o acompanhamento de um profissional de Educação Física durante essas e outras atividades é fundamental.

Thaís Necho é Personal Trainer.

Nenhum comentário: