1.20.2011

Por que Humphrey Bogart leva fumantes a acender o cigarro

Segundo pesquisa americana, ver um personagem da TV ou cinema fumando provoca o desejo de repetir, na vida real, o ato observado na tela

Cigarro: ao ver a cena de um ator fumando, uma área do cérebro, responsável por percepção e coordenação motora, é ativada
Cigarro: ao ver a cena de um ator fumando, uma área do cérebro, responsável por percepção e coordenação motora, é ativada (Thinkstock)
Assistir a um filme em que Humphrey Bogart ou Scarlett Johansson parece se deliciar com os males do tabaco pode provocar o desejo de acender um cigarro na vida real. A conclusão é de estudo publicado na edição de janeiro do periódico The Journal of Neuroscience.
Para chegar a essa conclusão, pesquisadores da Dartmouth College, dos Estados Unidos, mapearam, por meio de ressonância magnética, a atividade cerebral de 17 fumantes e igual número de não-fumantes. O objetivo era determinar quais áreas do cérebro são ativadas ao assistir-se a uma cena de cinema ou TV em que os personagens aparecem fumando.
Segundo os especialistas, a observação da cena ativou uma área do cérebro dos fumantes chamada sulco intraparietal, localizada no lobo parietal, que interpreta as informações sensoriais. Além disso, ativou áreas responsáveis pela percepção e coordenação motora. A ativação provoca o desejo de repetir a cena vista - ou seja, fumar.
"Nossa descoberta colabora com estudos anteriores que mostram que fumantes sentem vontade de acender um cigarro após assistir a um filme com personagens que fumam", disse Dylan Wagner, responsável pela pesquisa. Mais estudos são necessários para determinar se o mecanismo dificulta a tarefa das pessoas que tentam abandonar o vício.
Segundo um outro levantamento realizado pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças, o uso de tabaco nos filmes diminuiu nos últimos anos. Porém, metade dos filmes mais populares lançados em 2009 ainda possui imagens de pessoas fumando.

Nenhum comentário: