7.05.2012

A tecnologia touch na nossa vida



A tecnologia touch já está presente na nossa vida há algum tempo, e em muitos lugares: caixas eletrônicos de banco, leitores de cartão de crédito, celulares, etc. No entanto, ela ainda parece um pouco distante dos PCs, mas isso está para mudar!
Segundo Amy Leong, diretor de pesquisa da Gartner Research, 10% dos novos modelos de PCs lançados em 2010 suportarão a tecnologia touch, representando mais de 6 milhões de computadores, quatro vezes mais do que em 2008.
image 
Mas por que essa mudança repentina? Segundo Bill Buxton, investigador da Microsoft, três fatores estão convergindo para criar o momento perfeito: redução de preços dos eletrônicos, os avanços tecnológicos que fizeram o reconhecimento de gestos se tornarem bons o suficiente para o mercado consumidor de massa e o aumento da expectativa do consumidor.
Windows Touch
image 
O Windows Touch é um software que permite a manipulação de dados em uma tela usando gestos e mais de um dedo ao mesmo tempo. Ele é o motor por trás das capacidades de reconhecimento do toque do Windows 7.
Foram coletadas informações de centenas de pessoas para programar o reconhecimento dos gestos do Windows Touch e para otimizar o Windows 7 para essa tecnologia, os desenvolvedores tiveram que redesenhar até elementos básicos do sistema como o botão de Iniciar e os ícones da Barra de Tarefas, para que fossem mais amigáveis ao toque dos dedos (finger friendly).
image
No seu keynote na CES 2010 em Las Vegas, Steve Ballmer, CEO da Microsoft, falou do momento que a tecnologia touch passa hoje, mostrando alguns novos PCs e aplicações com essa tecnologia que estão chegando ao mercado.
Um exemplo é o ArtRage 3 Studio da Ambient Design, um software que permite que os usuários façam pinturas digitais com óleo. O ArtRage 3 também permite que você faça o upload de duas imagens e as modifique apenas com o toque dos dedos.
image
ArtRage 3 Studio
Outro exemplo vem da General Mills, que desenvolveu uma aplicativo gratuito chamado Betty Crocker Kitchen Assistant que oferece receitas para o usuário. Mas, além disso, também oferece sugestões de outras receitas baseadas nos ingredientes que o usuário tem disponíveis, além de programar o timer e oferecer uma interface intuitiva. Tudo otimizado para funcionar com o Windows 7 Touch.
image
“Nós acreditamos que a maioria das famílias em breve terão um PC no balcão da cozinha” diz Mike Bettison, gerente de web site da General Mills. “Uma tela touch ocupa menos espaço do que o teclado e o mouse e permite que você veja receita sem parar de bater os ovos”.
O Betty Crocker Kitchen Assistant é apenas um exemplo da nova onda de aplicações para o consumidores que fazem uso da tecnologia touch desenvolvida no Windows 7. Agora, além do uso do mouse e do teclado, as pessoas podem seguir seu caminho através da web, páginas, arquivos, menus e uma grande variedade de programas apenas com o toque dos dedos.
O Futuro do Touch
Enquanto nos celulares vemos hoje que praticamente todas as tarefas podem ser concluídas através do toque, a realidade dos PCs é um pouco diferente. Poderia o Touch substituir definitivamente o mouse e o teclado? Buxton afirma que nenhuma interface de usuário pode ser vista como única alternativa. “O mouse e o teclado são ótimos para criar textos, por exemplo, mas para compor músicas, nem tanto”, diz ele.
A chave pode ser trabalhar diversas tecnologias juntas, como o reconhecimento de voz e o touch para um sistema integrado que ajude o usuário de maneira inteligente. No vídeo abaixo, podemos ver um pouco da visão que a Microsoft tem para o futuro do touch.

Nenhum comentário: