Rio -  O Brasil se tornou líder mundial no emprego de uma técnica que está ajudando milhares de mulheres: o uso de células-tronco adultas associado ao enxerto de gordura autógena (da própria mulher) na reconstrução do seio em pacientes com câncer de mama. A opção pela técnica tem sido feita por causa dos melhores resultados e por oferecer menos risco de reincidência da doença.

O processo é mais complexo do que o uso de próteses artificiais. Primeiro, os médicos fazem a retirada da gordura com uma lipoaspiração. Em seguida, o material é enviado para o laboratório, onde as células-tronco são separadas da gordura. Após a divisão, a gordura é usada no preenchimento do seio com as células-tronco recolhidas.
Foto: Arte O Dia
Foto: Arte O Dia
O cirurgião plástico Romeu Fadul explica por que a técnica é a mais benéfica: “esta cirurgia estimula a vascularização da região, melhora a qualidade da pele no local, ajuda no processo de cicatrização da mama operada e estimula a integração da gordura enxertada.”

O médico informa que outro método usado é o da prótese expansora e o uso de de tecidos da própria paciente, preenchimento com gordura e células-tronco. Nesse caso, explica Fadul, é colocada uma prótese externa.

A peça é colocada em contato com a pele da paciente e faz uma pressão pra esticar a área. Depois de estendida, é colocada a gordura na região.

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), em 2012, mais de 50 mil mulheres serão diagnosticadas com a doença.

Prótese cria risco de surgir nódulo

Romeu Fadul explica que a prótese, além do risco de rejeição do corpo, pode atrapalhar na absorção da gordura implantada. O problema pode criar um novo nódulo na mulher, desta vez, de gordura.

O especialista diz que a cirurgia deve ser feita logo após a retirada do tumor. O objetivo é devolver a autoestima às mulheres e contribuir com o engajamento delas no tratamento contra a doença.

Ele explica que, ao ter a mama refeita, a mulher recupera a beleza e a autoconfiança. “A perda da mama é algo muito presente na imagem da mulher. A reparação da área torna a mulher forte novamente”.