3.28.2013

Surfe adaptado é opção de atividade para pessoas com deficiência no Rio

Criado em 2007, projeto AdaptSurf recebe alunos na Barra e no Leblon.
Jovens são treinados fora d'água e supervisionados ao entrar no mar.

Do G1, em São Paulo
1 comentário
Cofundador do AdaptSurf, Henrique Saraiva, não tem os movimentos da cintura para baixo e surfa de joelhos (Foto: Felipe Dana/AP)Cofundador do projeto de inclusão social AdaptSurf, Henrique Saraiva, não tem os movimentos da cintura para baixo e surfa de joelhos sobre a prancha na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio (Foto: Felipe Dana/AP)
Uma versão adaptada de surfe tem atraído pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida para as praias da Barra da Tijuca e do Leblon, nas zonas Oeste e Sul do Rio de Janeiro.
Segundo os criadores do AdaptSurf, iniciado em 2007, o projeto é uma ferramenta de inclusão social e uma forma de praticar esporte em interação com a natureza.
Os alunos são treinados fora d'água e supervisionados por instrutores ao pegar uma onda.
O cofundador do AdaptSurf, Henrique Saraiva, por exemplo, não tem os movimentos da cintura para baixo, e se ajoelha em cima da prancha para surfar. Já a aluna Camila Fuch entra no mar de muletas, acompanhada por um professor voluntário.
De muletas, a aluna Camila Fuch entra no mar de muletas, acompanhada por um professor voluntário.  (Foto: Felipe Dana/AP)De muletas, a aluna Camila Fuch entra no mar ao lado de um professor voluntário. (Foto: Felipe Dana/AP)
Abaixo, o fisioterapeuta Luis Phelipe Nobre – também cofundador do projeto – e outro colega voluntário retiram do mar do Leblon a jovem Renata Glasner, por meio de uma cadeira de rodas especial para andar na água.
  •  
Voluntários tiram jovem do mar no Leblon (Foto: Felipe Dana/AP)Com cadeira de rodas especial, voluntários retiram jovem do mar na praia do Leblon (Foto: Felipe Dana/AP)
As imagens foram feitas entre os dias 10 e 16 de março, mas divulgadas nesta quarta-feira (27) pela agência americana Associated Press.
Prancha usada nas aulas adaptadas de surfe no Leblon (Foto: Felipe Dana/AP)Prancha de surfe usada nas aulas adaptadas é vista sobre a areia da praia do Leblon (Foto: Felipe Dana/AP)
Antes de pegar uma onda, trio aprende na areia da Barra da Tijuca como surfar (Foto: Felipe Dana/AP)Antes de pegar uma onda de verdade, trio aprende a surfar na areia da Barra da Tijuca (Foto: Felipe Dana/AP)
Fisioterapeuta Luis Phelipe Nobre empurra cadeira de rodas adaptada no Leblon (Foto: Felipe Dana/AP)Fisioterapeuta Luis Phelipe Nobre puxa aluna em cadeira de rodas especial no Leblon (Foto: Felipe Dana/AP)
veja também

Nenhum comentário: