6.23.2010

INTERNETE E A INTELIGÊNCIA MEDITATIVA

Especialistas dizem que internet deixará as pessoas mais inteligentes
Dois estudos revelam que a rede deverá melhorar níveis de leitura e escrita até 2020
Para 75% dos entrevistados, internet deixará pessoas mais inteligentes; para 66% deles, rede já melhorou níveis de leitura, escrita e compreensãoUma pesquisa online com 895 internautas e especialistas mostrou que mais de 75% dos entrevistados dizem acreditar que a internet deixará as pessoas mais inteligentes nos próximos dez anos.
A maioria deles também disse que a rede irá melhorar os níveis de leitura e escrita até 2020, revelaram os estudos Imaginando o Centro da Internet (tradução livre de Imagining the Internet Center), da Universidade de Elon, nos Estados Unidos, e o projeto Pew Internet and American Life.
A coautora do estudo e diretora do centro, Janna Anderson, diz que muita gente diz acreditar que a rede faz mesmo bem ao cérebro.
- Três em cada quatro especialistas disseram que o uso da internet aumenta a inteligência humana. E dois terços deles contaram que o uso da internet já melhorou os níveis de leitura, escrita e compreensão de conhecimento.
Janna explicou que para 21% dos entrevistados a internet tem o efeito contrário e pode até diminuir a inteligência de quem a usa muito.
- Ainda há muitas pessoas que são críticas do impacto do Google, da Wikipedia e de outras ferramentas da web.
A pesquisa reuniu opiniões de cientistas, líderes de negócios, consultores, escritores e engenheiros de tecnologia, além de internautas escolhidos pelo pesquisadores. Das 895 pessoas entrevistadas, 371 delas seriam "especialistas".
O que instigou os pesquisadores, em parte, foi uma reportagem de capa da revista americana Atlantic Monthly de agosto de 2008, escrita pelo repórter de tecnologia Nicholas Carr, que tinha o título "O Google está nos deixando burros?".
No artigo, Carr sugere que o uso excessivo da internet estaria afetando a capacidade de concentração e reflexão das pessoas. Carr, que participou do estudo, disse ainda que concorda com essa visão. No encarte que acompanha a pesquisa, Carr tentou traduzir sua preocupação com a rede.
- O que a internet faz é transferir o foco de uma inteligência meditativa ou contemplativa para o que pode ser chamado de uma inteligência utilitária. O preço de ficarmos pulando de pedaço em pedaço de informação é a perda de profundidade de nossa reflexão.
Já o fundador do Craiglist, Craig Newmark, afirmou, que "as pessoas já usam o Google como um assistente de sua própria memória".
- Por exemplo, se acho que estou certo sobre alguma coisa e preciso de fatos para sustentar isso, o Google me ajuda com isso.
A pesquisa também mostra que 42% dos especialistas acreditam que a atividade online anônima será "drasticamente reduzida" até 2020, graças a melhores sistemas de segurança e de identificação. Já 55% dizem ainda que será razoavelmente fácil navegar pela internet anonimamente daqui a dez anos.
Copyright Thomson Reuters 2009

Nenhum comentário: