6.25.2010

Artrite Idiopática Juvenil Poliarticular é tratada com sucesso com medicamento para câncer (Metotrexato injetável)

Menina volta a levar uma vida normal após tratar artrite rara com remédio para câncer
Criança de seis anos sofre com inchaços em quase todas as articulações de seu corpo
Londres - Lottie Lafferty só tinha três anos quando descobriu que sofria de artrite, uma doença que geralmente afeta pessoas de mais idade. O simples ato de se sentar no chão era um "filme terror" e suas articulações sempre inchadas a impossibilitavam de praticar qualquer esporte.
Lottie Lafferty
Seus pais chegaram a definir a menina como "uma criança com um corpo de uma idosa de 80 anos". Porém, após de três de tratamento com um remédio usado para pacientes com câncer, a menina pode enfim levar uma vida quase normal.
A doença de Lottie foi descoberta pelos seus professores de Educação Física em sua primeira aula de ginástica na escola.
A menina foi levada a um especialista que deu o diagnóstico: a menina sofria de artrite idiopática juvenil poliarticular.
Embora seja uma doença que afeta uma em cada 1000 crianças no mundo, o caso de Lottie era extremamente raro. A maioria das pessoas são afetadas em até cinco juntas em todo o corpo, mas a menina de seis anos sofria de inchaço e rigidez em todas as articulações - principalmente nos joelhos, cotovelos, pulsos e braços.
Segundo seus pais, os médicos disseram que o sistema imunológico de Lottie pode ter passado a atacar as articulações da menina depois que ela teria contraído um vírus. Eles então recomendaram que ela passasse a tomar injeções de Metotrexato - um remédio usado em pacientes com câncer, mas que tinha se apresentado eficaz em pessoas com artrite. Lottie toma injeções semanais combinadas com esteroides para aliviar suas dores e poder se movimentar.
Neil, pai de Lottie, é o responsável por injetar o remédio na perna da menina, enquanto sua irmã, Molly, põe gesso na região logo após a injeção.
"Antes de descobrir a doença, Lottie tinha muita dificuldade para se movimentar. Agora ela está se mexendo bastante e estamos muito orgulhosos por ela", comemorou Neil.
Sua mãe, Denise, acrescentou: "Na escola falavam que ela ficava quieta no seu cantinho, sempre lendo um livrinho.
Antes dela, jamais tinha ouvido falar de artrite juvenil."
Ainda de acordo com Denise, antes de começar a tomar as injeções a menina precisou ir até um hospital para drenar o líquido presente em suas articulações.
"As infiltrações fazem com que seu sistema imunológico pare de atacar as suas articulações, tornando a ação de se mover muito menos dolorosa.
Esse remédio teve um efeito incrível na vida de Lottie", disse Denise.
A menina continua tomando as injeções semanalmente e precisa ir ao Hospital Infantil de Great North duas vezes ao ano para que os médicos injetem doses de esteroides direto em suas articulações.
A Artrite Idiopática Juvenil Poliarticular, é uma forma da artrite que afeta cinco ou mais articulações do nosso corpo. Pacientes com a doença podem sofrer com dores, febre e erupções ao longo de toda a pele.
O Dia

Um comentário:

Kariza Lopes disse...

I'm a brasilian girl and I have the same disease. O my God. I don't belive it. I'm 12 years old and I do the treatnent since 2010.