6.23.2010

Atriz da Globo realiza transplante e medula



Drica Moraes realiza transplante de medula.

A atriz Drica Moraes, 41 anos, foi diagnosticada em fevereiro deste ano com leucemia mieloide aguda (LMA), que é o resultado de uma alteração genética adquirida (não herdada) no DNA de células em desenvolvimento na medula óssea.

O grande prejuízo causado pela doença está no fato de as células leucêmicas se acumularem na medula óssea, interferindo na produção normal de células sanguíneas.
Os sintomas são causados pela substituição das células da medula óssea, causando uma queda nos glóbulos vermelhos, plaquetas e leucócitos normais, o que geralmente causa fadiga, falta de ar e hemorragias, além do aumento do risco de infecções.
Existe cura para a doença e os tratamentos passam por doses de quimioterapia, que visam a remissão da doença. Porém, grande parte dos pacientes acaba necessitando do transplante de medula óssea para encontrar a cura.
A atriz Drica Moraes, que passa por este processo de transplante hoje (22 de junho), faz parte desta estatística. Apesar de possuir seis irmãos, nenhum deles apresentou compatibilidade para a doação, o que mostra a importância da ação dos doadores anônimos. Segundo boletim médico divulgado pelo Hospital Albert Einstein, onde ocorre a cirurgia, a medula foi obtida através de doador não aparentado, a partir de busca realizada no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME).
Antes do transplante, a atriz passou por uma fase preliminar de quimioterapia, para diminuir os resquícios da doença no sangue e após o procedimento, a paciente ficará internada para a recuperação e período de monitoramento para avaliação do transplante.

Portal Terra


Entenda a doença:


Leucemia Mielóide quando aguda pode ter sua ocorrência em vários dos diferentes estágios durante a diferenciação das células. Este tipo de leucemia não é herdada e sim adquirida como resultado da alteração genética que acontece no DNA das células que estão a se desenvolver na medula.

Crônica
A Leucemia Mielóide tem subtipos que quando é feito o diagnóstico da doença devem ser analisados e especificados para que se possa administrar um tratamento mais acertado sendo que os exames a serem feitos pra diagnostico são: imunofenotipagem, citoquimica e ainda biologia molecular. Não Esqueça que num processo de doença as células sadias não se desenvolvem em quantidade suficiente e as células doentes embora semelhantes às sadias, tem uma formação incompleta.

Aguda
Sintomas:
Como há a redução de células sadias na medula óssea e isto se transmite para a circulação de todo o sangue, os sintomas relacionados com a Leucemia Mielóide são conseqüência desta redução. Os glóbulos vermelhos, hemoglobina, ficam diminuídos e isto leva a anemia que causa cansaço, palidez e sonolência. A produção de plaquetas também fica bastante diminuída e isto provoca manchas roxas pelo corpo podendo ainda surgir pontos vermelhos por baixo da pele, sangramentos que se prolongam, onde acontecem pequenos ferimentos é também conseqüência da redução das plaquetas do sangue. Também diminuem os glóbulos brancos que são os responsáveis pelo controle das infecções e com esta redução os riscos com estas infecções ficam aumentados. Quando as células doentes se alojam num liquido existente no cérebro pode causar vômitos e fortes dores de cabeça. Diante de doenças graves como é a leucemia é que temos noção de Como Nós Somos Pequenos e nada podemos diante de certas fatalidades e problemas de saúde que ainda não tem a cura garantida apesar de todos os avanços da ciência.

Leucemia Mielóide
Tratamento:
Após o diagnóstico os avanços nos métodos de tratamento trazem uma Mensagem de Otimismo aos doentes, pois hoje alem das aplicações de radioterapia e quimioterapia existe vacinas sendo testadas no mundo todo, com ótimos resultados e prognósticos. O objetivo do tratamento, em primeiro lugar é levar a estabilização a produção de células normais e ausência das células doentes na medula óssea. Na quimioterapia intensiva são usados vários produto químicos numa associação que vai variar de acordo com o tipo de leucemia, a idade, as condições gerais de saúde do paciente e outros fatores que tornam o tratamento individualizado. Mas Prepare-se para o Inesperado, pois para quem não sabe esse tratamento tem efeitos colaterais e entre estes está um grande desconforto causado pela administração desses produtos químicos.

Um comentário:

Prof. Jairo Brasil disse...

Gostaria de obter um modelo de Manual de Boas Praticas em Transporte de Farmacos. Abraço Jairo Brasil - jairobras@msn.com