6.21.2010

Café ajuda a prevenir câncer de boca e faringe

21 de junho de 2010 Pessoas que bebem café regularmente têm 39% menos chances de desenvolver câncer de boca ou faringe. É o que mostra um estudo americano divulgado pela revista Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention. As conclusões têm como base a análise de nove estudos anteriores e foram reveladas pela Associação Americana de Pesquisa para o Câncer.

"Já que o café é tão amplamente consumido e a taxa de sobrevivência de pacientes que sofram desses tipos de tumores é relativamente baixa, nossas conclusões têm implicações importantes para a saúde pública e precisam ser aprofundadas", disse Mia Hashibe professora-assistente do departamento de família e medicina preventiva da Universidade de Utah, que liderou o estudo.

"O que torna nossos resultados tão singulares é o fato de termos utilizado uma amostragem muito ampla e, já que combinamos os dados de diversos estudos, ganhamos mais poder estatístico para relacionar o café e o câncer”, completou Mia.

Uma série de estudos recentes sugerem que o consumo de café ajuda a evitar o surgimento de tumores, incluindo os de próstata e cérebro. Outras pesquisas concluíram, ainda, que o café combate a depressão, protege o corpo contra a perda de memória e reduz as chances de câncer de fígado.

Algumas pesquisas, porém, apontam os riscos do consumo da bebida em excesso. Uma pesquisa publicada em 2007 sugere que mulheres grávidas que bebam muito café têm maiores chances de darem à luz bebês com pouco peso. o estudo mostra ainda que as mulheres que bebem quatro ou mais xícaras por dia apresentam problemas de fertilidade.

Nenhum comentário: