4.20.2008

AUTO CONHECIMENTO / COMPROMISSO COM A QUALIDADE/.ASCENSÃO PROFISSIONAL / PROFISSIONAL ENGAJADO / COLHENDO O QUE SE PLANTA

Por: Simone Castillo

AUTO CONHECIMENTO

Conhecer a si mesmo é uma poderosa ferramenta para a motivação e o sucesso. Diz um ditado chinês: " Não há vento favorável para quem não sabe para onde está indo. "
Você sabe o que quer? Muitos respondem: eu quero ser bem sucedido. Sim, mas em quê? Como posso alcançar algo que não sei ao certo?
Em primeiro lugar aprenda a se conhecer. Aquilo que te realiza, que te dá satisfação, aquilo que te deprime, que te oprime. Além disto é preciso sempre rever os conceitos, as opiniões, aceitar o que não tem jeito, capacitar-se a lidar com as mudanças que ocorrem de forma cada vez mais rápida e constante em nossa vida. Outra coisa importante: livre-se dos preconceitos, pois eles te limitam, te cegam para o que realmente importa.
Devemos mudar nosso interior e abrir a cabeça para novos tempos, novas realidades e conhecer a si mesmo é ponto fundamental para planejar o futuro.
Transformar uma vida comum em uma vida de êxitos começa com a mudança dentro de nós, de dentro para fora, isto nos fará fortes, capazes de enfrentar qualquer adversidade, qualquer obstáculo, nos dará a motivação e a perseverança necessárias para seguir em frente, sem esmorecer.
Então, comece a reavaliar seus conceitos, conhecer suas necessidades e limitações e prepare seu espírito para novos desafios, lance-se nesta aventura, certamente você ganhará muito com isso.

COMPROMISSO COM A QUALIDADE.

Não importa qual seja o cargo ou a posição exercida dentro da empresa, temos que estar comprometidos com a qualidade de nosso trabalho. Fazer bem nossas tarefas, buscar formas de melhorar os processos, aperfeiçoar sempre a maneira de executar o que somos designados são compromissos com a qualidade.
Você pode estar pensando que tudo isto é muito interessante teoricamente mas que mas que na prática nem sempre o reconhecimento vem. É verdade. Muitas vezes o reconhecimento ou a forma como achamos que deveríamos ser reconhecidos não acontece mas isso não é motivo para não fazermos as coisas da melhor maneira.
Ter qualidade em nosso trabalho é algo que devemos buscar para obtermos crescimento e motivação. Deve fazer parte de nossa personalidade e estilo de vida. Habituar-se a dar o melhor de si, a ajudar sempre que possível, a ser persistente na realização de nossos objetivos devem ser os lastros que marquem nossa trajetória profissional e pessoal.
Portanto, não se ligue em um primeiro momento somente nas compensações financeiras. Elas virão com o tempo e ao longo de uma carreira bem construida, pautada por atitudes de grandeza e qualidade. Dê o primeiro passo. Comprometa-se consigo mesmo a só fazer tudo com qualidade, tudo de primeira. Desta forma você se compromete a ter uma vida de realizações e compensações, a ser valorizado e apreciado no mercado.




O QUE ATRAPALHA NA ASCENSÃO PROFISSIONAL
Alguns comportamentos ou vícios prejudicam os profissionais e muitas vezes impedem promoções e oportunidades. Por mais bobos que pareçam são pontos que são analisados e levados muito em conta por chefes e responsáveis por indicações dentro das empresas. Preste atenção e faça uma auto análise. Se você se considera competente em sua função mas injustiçado na carreira, talvez esteja cometendo algum deslize que está obscurecendo suas chances de melhorar de posição:

* Chegar constantemente atrasado.
* Falar uma coisa e fazer outra.
* Não dar retorno aos clientes e aos colegas de trabalho.
* Nunca se posicionar em situações de crise.
* Estar sempre desleixado, descuidado com a aparência.
* Ligar para casa, várias vezes ao dia.
* Ir ao banheiro, várias vezes ao dia.
* Fazer parte de fofocas no ambiente de trabalho.
* Não dar atenção a colegas de nível hierárquico inferior.
* Ter sempre uma desculpa quando comete um erro.
O PROFISSIONAL ENGAJADO

Faça uma auto análise. Você sabe quais são suas chances reais de progredir na carreira?
A maioria das pessoas não sabe avaliar em que pé estão rumo ao sucesso, elas simplesmente vivem o momento sem se preocupar com o que se espera delas e principalmente com o que elas têm a oferecer e estão oferecendo para a empresa em que trabalham.
Quando falamos em carreiras, promoções, sucesso... nada mais estamos do que decifrando se o que as empresas querem é o que temos condições de oferecer; obviamente o oposto também porque todos queremos ser reconhecidos e recompensados por nosso trabalho mas neste meio ambiente quem dita as regras são as organizações e o que elas querem nada mais é do que profissionais engajados.
O que é ser um profissional engajado?
Um profissional engajado é aquele que aponta os problemas e mostra as soluções. Apontar falhas é até fácil, já identificar e mostrar soluções nem tanto. Aí está o ponto de diferenciação; o ponto exato aonde se pode decolar para patamares mais elevados ou permanecer na mesma situação durante anos e anos ou até que a empresa opte por mudanças.
As organizações querem pessoas com perfil de "engajadores", pessoas que assumam as dificuldades e consigam ultrapassá-las, profissionais ativos, que procurem a melhoria do seu trabalho e da empresa, que diminuam gastos e maximizem o lucro, que honrem e levantem o nome da empresa.
Profissionais assim têm o sucesso garantido em qualquer área que atuem. Estas características independem de estudo ou formação, elas existem em estado bruto dentro do indivíduo, é latente embora muitas pessoas não percebam que as possuam por falta de oportunidade de demonstrar, por timidez, por receio dos colegas e chefes, por mil outras razões.
Se entendermos que é isso que as empresas querem e conseguirmos atuar de forma engajada, teremos mais oportunidades e mais êxito em nossas carreiras.

COLHENDO O QUE SE PLANTA
O egocentrismo tomou conta dos profissionais de hoje. Tenho percebido cada vez mais que os interesses individuais falam mais alto no trabalho. As pessoas estão cada vez mais egoístas e parecem se importar cada vez menos com o seu entorno.
Os ambientes no trabalho,muitas vezes refletem climas hostis, de rivalidade, de individualismo e disputa. Por mais que falemos em equipes, metas, o que existe na realidade são os pensamentos e as atitudes particulares que insistem em sobreporem-se.
Da nossa parte, precisamos entender que devemos dosar nossos interesses com os objetivos que nos são impostos e que devem ser alcançados coletivamente, por um grupo-nossos colegas de trabalho.
Um profissional que trabalha visando somente a realização de seus objetivos pessoais, nunca será um profissional de sucesso. Para atingirmos nossos objetivos, dependemos de outras pessoas, de situações e circunstâncias alheias às nossas vontades. Por isso é fundamental termos um bom relacionamento com todas as pessoas. O sucesso não é individualizado e quanto mais êxito temos, mais nítido fica que dependemos de outras pessoas que também tenham sucesso.
Pensar somente em si mesmo é um erro .Em tudo que fazemos precisamos de alguma forma ou em algum momento de alguém.
Com quem poderei contar se ninguém pode contar comigo? Não se esqueça do ditado: agente colhe o que planta. Não espere colher compreensão, se você planta intolerância. Não espere colher simpatia, se você planta agressão. Não espere colher grandes resultados, se você planta individualismo .Tenha por seus colegas: respeito, companheirismo, tolerância, dedicação, disposição em ser útil... e você receberá de volta,desta forma, os atributos que necessita para alcançar seus interesses e objetivos.

Nenhum comentário: