1.21.2018

A FRALDA NÃO É REMOVIDA, A FRALDA É DEIXADA.

Marcia TosinSeguir
O pior inimigo da educação é a pressa. E no que diz respeito ao desfralde, a pressa é muito prejudicial. A FRALDA NÃO É REMOVIDA, A FRALDA É DEIXADA. A criança deve ser a protagonista desse processo. Seu processo deve ser natural e depende do estado maturacional da criança. Uma maturidade neurológica e afetiva. Nossa missão como pais é estar atentos aos sinais da criança para facilitar o processo, tanto quanto possível, uma vez que ela já iniciou.
É a criança que deve deixar a fralda pouco a pouco, com nosso encorajamento e acompanhamento, em um ambiente bem preparado que a faça se sentir capaz, útil e segura de si mesmo.
Não tiramos a fralda! É a criança que vai deixá-la pouco a pouco. Cada um segue um ritmo e o controle do esfíncter, de maneira nenhuma, é um indicativo do nível de inteligência da criança.
Assim:
1- Não recompensamos, não nos irritamos.
2- Não o forçamos a permanecer sentado contra a sua vontade.
4- Não o chamamos de porco (nem de brincadeira).
3- Não fazemos piadas.
5- Não falamos sobre seus escapes com outras mães/ pais para comparar.
6 - Nós encorajamos sem forçar uma conquista. Falamos sobre o que foi alcançado, não o que se deve alcançar.
A fralda não é removida. O controle do esfíncter não é uma operação de 15 dias. O controle do esfíncter não tem nada a ver com o verão, não é removido quando jugamos conveniente.
Viva isso com amor e alegria. É mais um passo na evolução da sua criança, é mais um passo na conquista de sua independência. Mostre todo o seu amor, acompanhe a estrada, incentivando a atravessá-la. Psicóloga Marcia Tosin

Nenhum comentário: