8.04.2007

Comunicação / Desenvolvimento Pessoal / Mudanças / Liderança / Ética

Comunicação / Desenvolvimento Pessoal / Mudanças / Liderança / Ética

Comunicar-se bem é empregar bem as palavra, buscar a harmonia dos sons com os gestos, reavaliar crenças e valores e encontrar o caminho da mente e do coração. Nos dias de hoje, todo profissional é solicitado a ser um formador de opinião, agente de mudanças. Em todos os casos, a comunicação eficaz é o eixo central da realização pessoal e um recurso indispensável para manter o bom desempenho. Falar bem não é somente um dom de alguns privilegiados, mas algo que pode ser desenvolvido por todos. Todo bom comunicador necessita transmitir um certo carisma e este é um fundamento a ser aprimorado.
O Desenvolvimento Pessoal é uma das competências mais importantes para garantir o sucesso pessoal e profissional no mundo moderno, porque através dele aprofundamos a percepção de nós mesmos. O Desenvolvimento Pessoal pode transformar seu desempenho, sua carreira e outros aspectos da sua vida! Só se aprende fazendo e também ensinando.
No mundo em que vivemos hoje, cooperar e trabalhar em equipe deixou de ser uma opção e passou a ser uma questão de sobrevivência, tanto no ambiente organizacional como na vida em geral! Num mundo instável e turbulento, é preferível ser razoavelmente eficiente, e altamente adaptativo, é importante apresentar grande eficiência e baixa flexibilidade. Todos nós temos algum grau de resistência à mudança. Devemos alcançar uma compreensão mais clara sobre o que ocorre à nossa volta e devemos encarar o processo de mudança como um desafio a ser superado.
Já o poder pessoal é baseado nas habilidades de envolvimento e comprometimento das pessoas, em sua competência de ser um líder que conquista seguidores, que podem ser seus filhos, funcionários, alunos, amigos, chefe, enfim, qualquer um que esteja ligado à sua vida. A competência em influenciar não está na posição que a pessoa ocupa na relação com o outro, mas na sua habilidade de estabelecer vínculos com as pessoas de tal forma que, voluntariamente, elas fazem o que você espera delas.
Dominar o tempo é uma prioridade na vida do homem de hoje. Os atropelos do dia-a-dia de boa parte das pessoas tornam seu cotidiano estressante e minam compromissos profissionais e pessoais. A crescente aceleração dos processos e informações torna o tempo ainda mais escasso e precioso. Evitar o desperdício de tempo, com técnicas para melhorar a administração do tempo é importante.A elaboração de um projeto de vida é um fator preponderante para a realização dos objetivos e metas a serem alcançadas. Todas as reuniões devem ter hora para começar e hora para terminar.
O grande diferencial entre o sucesso e a derrota está na capacidade, competência e conjunto de valores da liderança das empresas. O grande líder necessita ter: visão, comunicação, assertividade, flexibilidade,carisma, respostas rápidas, motivação, efetividade na estratégica e determinação.
Precisamos despertar a consciência dos dirigentes de empresas públicas e privadas para a compreensão de que sendo o capital humano o fator básico da empresa, é necessário investir no aporte de conhecimentos, cujos resultados não são apenas de ordem financeira, mas principalmente de eficiência,efetividade e eficácia nos resultados a serem alcançados.
A implantação da qualidade surge da consciência do trabalhador para o trabalho em equipe, com ênfase ao trabalho participativo e cooperativo. Deve-se iniciar pela análise de problemas e a busca de solução para então se dar início ao trabalho.
Uma das premissas básicas de uma gestão é a valorização do ser humano: desenvolver o potencial das pessoas e atender dentro do possível as necessidades deve ser meta das empresas que desejam trabalhar com qualidade.
Uma das grandes dificuldades encontradas nas empresas reside no fato dos seus dirigentes serem, de uma forma geral, despreparados para as funções.
Na vida o processo de negociação é uma constante, seja no campo pessoal ou no profissional, há momentos em que os nossos interesses são divergentes daqueles com quem temos que negociar. Se esses interesses são compreendidos como obstáculos para o alcance de uma solução, surge a necessidade do uso de técnicas que permitam que ambas as partes saiam satisfeitas do processo.
Porém nesta negociação nunca deveremos deixar a ética de lado. Toda a negociação é bem vinda, desde que os preceitos éticos não sejam arranhados.
Antonio Celso Brandão

Nenhum comentário: