9.22.2007

Abuso de álcool entre adolescentes favorece delinqüência na idade adulta

Londres - O abuso regular de bebidas alcoólicas, fenômeno cada vez mais freqüente entre os adolescentes britânicos, favorece o vício em drogas, o alcoolismo e a delinqüência quando eles chegam à idade adulta.

Essa é a conclusão de um estudo que examinou os hábitos em matéria de consumo de álcool de 11 mil adolescentes de 16 anos em 1986 e viu depois o que tinha acontecido com eles ao completarem 30 anos.

Segundo o estudo, publicado na revista britânica de medicina "Journal of Epidemiology and Community Health", os jovens que abusaram do uso do álcool durante a adolescência não só eram mais suscetíveis ao alcoolismo e à delinqüência, como também sofriam com outros problemas graves.

Desta forma, eles tinham 40% mais probabilidade de consumir drogas ilegais e sofrer problemas mentais que os que não tinham abusado da bebida quando eram adolescentes.

As probabilidades que tivessem se transformado em pessoas sem-teto eram 60% maiores e as de que tivessem sido expulsos da escola eram quatro vezes maiores.

Segundo o diretor do estudo, Russell Viner, "o abuso de álcool entre os adolescentes é um comportamento de risco que acarreta mais tarde a exclusão social e outros fatos adversos".

Nenhum comentário: