9.13.2007

DICAS DE SAÚDE: Semente de Linhaça / Brócolis / Farelo de trigo / Ameixa / Alho

Semente de Linhaça
 
É considerada como um alimento funcional, ou seja, que contém, além de seus nutrientes básicos (carboidratos, proteínas, gorduras e fibras), elementos que podem diminuir o risco de algumas doenças pois seu uso contínuo pode proporcionar aumento da defesa orgânica e redução do ritmo de envelhecimento celular. 

Na composição da semente de linhaça estão presentes proteínas, fibras alimentares e ácidos graxos poliinsaturados (Ômega 3 e Ômega 6), que lhe conferem a propriedade de alimento funcional. A semente de linhaça é a mais rica fonte de Ômega 3 existente na natureza. 

Muitos estudos estão sendo desenvolvidos para confirmar os benefícios do consumo regular da semente de linhaça. Alguns desses estudos afirmam que a linhaça poderia ajudar a baixar os níveis de colesterol, pois é rica em fibras solúveis. Também esta sendo estudada outras funções como:

- Auxiliar no combate à acne.

- Auxiliar no equilíbrio hormonal, amenizando distúrbios causados pela TPM e menopausa;

- Auxiliar na modulação do sistema imunológico;

- Auxiliar na diminuição do risco de aterosclerose;

- Auxiliar no controle da glicemia 

- Regularizar a função intestinal.

Veja a composição nutricional de 15 g da Semente de Linhaça: 

Valor calórico 43 Kcal
Carboidratos 1 g
Proteínas 2 g
Gorduras totais 3 g
Gorduras Saturadas 0 g
Gorduras Trans 0 g
Fibra alimentar 3 g
Ômega-3 58%
Ômega-6 16 %
Sódio 7,8 mg

Além disso, é a maior fonte alimentar de lignanas, compostos fitoquímicos parecidos com o estrogênio, que teriam propriedades anticancerígenas, principalmente em relação ao câncer de mama e cólon. 
Ainda contém vitaminas B1, B2, C, E e Caroteno e minerais como ferro, zinco, alguma quantidade de potássio, magnésio, fósforo e cálcio. 

A semente de linhaça moída trás mais benefícios nutricionais que a semente inteira, que possui uma casca dura, difícil de digerir. Portanto, uma forma fácil quebrar as sementes é passá-la em um processador ou liquidificador na tecla pulsar, para que não vire pó. Depois, guarde-a em refrigerador, e deixe fora da luz. Desta forma, a utilização será ainda melhor. 
As sementes podem ser utilizadas em iogurtes, saladas, sucos, vitaminas, misturada à cereais, massas de pães e bolos e em todos os outros alimentos. Também pode substituir o óleo ou gordura utilizada em uma receita. Por exemplo, se uma receita pedir 1/3 xícara (chá) de óleo, use 1 colher (sopa) de semente de linhaça moída, em substituição.

Uma outra forma de conseguir os benefícios da linhaça é consumir o óleo de linhaça, que é extraído da semente inteira, usando métodos de extração desenvolvidos especialmente para este fim (a frio). O produto obtido é engarrafado (para ser usado em saladas ou pratos frios) ou colocado em cápsulas gelatinosas, sendo utilizado como suplementação de ômega-3.

BRÓCOLIS
- Excelente fonte de vitamina C.
- Boa fonte de vitamina A e de folato.
- Quantidades significativas de proteínas, cálcio, ferro e outros minerais
- Rico em bioflavonóides e outras substâncias que protegem contra o câncer.
- Pouco calórico e com alto teor de fibras

Inconveniente:
- O excesso de cozimento libera compostos de enxofre de odor desagradável.

Além de nutritivo, o brócolis parece também proteger contra muitos tipos de câncer. Ao longo dos últimos 20 anos, diversos estudos revelaram que o índice de incidência do câncer do cólon, das mamas, do colo do útero, dos pulmões, da próstata, do esôfago, da laringe e da bexiga entre as pessoas que comem grandes quantidades de brócolis é significativamente reduzido.

Algumas substâncias presentes no brócolis bloqueiam a ação de hormônios que estimulam a evolução dos tumores, enquanto outras inibem o crescimento destes, ou fomentam a ação de enzimas protetoras. O brócolis também tem um alto teor de bioflavonóides e outros antioxidantes. Essas substâncias protegem as células contra as mutações e os danos provocados por moléculas instáveis.

O brócolis contém vitaminas e minerais essenciais em abundância. Uma xícara de brócolis cozido contém somente 40 calorias. Por outro lado, essa ação proporciona quase o dobro da RDA (Ingestão Dietética Recomendada) de vitamina C e um terço a mais da RDA de vitamina A e de folato.

Além disso, uma xícara de brócolis contém 130 mg de cálcio, 1,2 mg de ferro e 5 g de proteínas. Como essa quantidade de brócolis cozido também contém 2,5 g de fibras e de laxativos naturais, este legume é recomendado para prevenir prisão de ventre.

O brócolis pode ser adquirido durante o ano todo na maioria dos supermercados e feiras. O congelado tem o mesmo valor nutritivo do fresco. Quando as flores do brócolis começam a ficar amareladas, a verdura já passou do ponto e fica menos nutritiva.

Mesmo podendo ser consumido cru, a maioria das pessoas prefere comê-lo cozido. É possível preservar a maior parte dos seus nutrientes cozinhando-o no vapor ou fritando-o até ficar crocante e tenro, enquanto que cozinhá-lo em uma grande quantidade de água destrói boa parte das sustâncias que combatem o câncer, assim como a vitamina C e outros nutrientes.

Farelo de trigo

A fibra ou farelo de trigo é a película externa da parte comestível do grão de trigo, que não é digerida pelo organismo humano. Porém, a fibra tem uma função muito importante: ela absorve água e forma o bolo alimentar, aumentando a ação muscular dos intestinos. Uma dieta rica em fibras evita, também, altas taxas de colesterol e de açúcar no sangue. Desta forma, regulariza as funções gastrointestinais, contribuindo para o bem estar geral do organismo. Pode ser utilizada no preparo de biscoitos, pães, iogurtes, sopas, bolos, tortas, vitaminas, sucos, feijão, leite, etc, sem alterações de sabor.

Elimina toxinas do organismo, aumenta o período de saciedade e conseqüente controle de peso.

Na sua composição são encontrados diversos minerais, inclusive o cromo, que possue funções na manutenção do metabolismo dos carboidratos e gorduras.

Dica: para um melhor aproveitamento nutricional das fibras é importante aumentar o consumo de água.



Informação nutricional
Por 100g Porção 10g %VD(*)
Valor Energético 180 kcal 20 kcal 1
Carboidratos 64 g 7 g 2
Proteínas 17 g 2 g 3
Gorduras totais 5 g 0,5 g 1
Gorduras saturadas 0 g 0 g 0
Gorduras Trans 0 g 0 g 0
Colesterol 0 mg 0 mg 0
Fibra alimentar 46 g 5 g 20
Cálcio 0 mg 0 mg 0
Ferro 5 mg 0,5 mg 3
Sódio 0 mg 0 mg 0
*Valores diários de referência com base em uma dieta de 2000 kcal.


AMEIXA
USO MEDICINAL

Graças ao seu conteúdo em fibra (especialmente pectina), carboidratos, magnésio, sódio e potássio, a ameixa é laxativa, recomendando-se contra a prisão de ventre obstinada.

Médicos afirmam que a ameixa fresca é um magnífico agente terapêutico contra as enfermidades causadas pelos ácidos e associadas às hiperlipidemias, principalmente pelo ácido úrico, tais como o reumatismo, a artrite, a gota; a arteriosclerose, a nefrite etc; ácidos e/ou gorduras originados por uma alimentação excessiva, à base de proteínas, gorduras saturadas e colesterol.

A ameixa fresca é indicada contra as hemorróidas e a hipocondria.

Diurética como é, recomenda-se contra as afecções de caráter inflamatório das vias urinarias.

É, ainda, "desobstruente" do fígado, "depurativa" do sangue e "desintoxicante" do aparelho digestivo, pelo que se emprega com êxito nas afecções febris do estômago e do intestino.

No tratamento das afecções das vias respiratórias (anginas, catarros etc.)

Valor Alimentício

A ameixa, consumida ao natural, fresca, seca ou demolhada, é um alimento saboroso e saudável. É também muito apreciada em compotas, geléias, sopas, purês, ou em mistura com figos secos, passas de uvas ou nozes raladas. Por suas propriedades laxativas, convém aos intestinos preguiçosos. Mesmo crianças pequenas podem beneficiar-se da "água da ameixa" em caso de prisão de ventre.

A ameixa, conforme a variedade, apresenta algumas diferenças de valor nutricional. Por exemplo, a ameixa-vermelha é rica em provitamina A, ao passo que as outras variedades são relativamente pobres. A ameixa-amarela é, por sua vez, mais doce e energética, além de conter um pouco mais de proteína. A ameixa-preta apresenta elevada atividade aquosa, sendo a mais apropriada para o tratamento das afecções urinárias.




Alho protege a saúde, sobretudo do coração

O alho pode ser consumido sob dois tipos de receitas: as dos médicos e as de cozinha, porque é um dos produtos mais prescritos pelos naturistas e um dos condimentos mais populares da dieta mediterrânea.

Este bulbo, parente das cebolas e alhos-porós, contém compostos que tornam o sangue mais fluido, reduzem o colesterol e a pressão arterial, depuram o organismo, combatem os germes e infecções e têm qualidades antioxidantes, entre muitas outras propriedades.

Poucas plantas são tão completas, têm tantas propriedades saudáveis e estão ao alcance de todos, como o alho, que é empregado com fins terapêuticos há milhares de anos, embora os médicos antigos ignorassem as razões exatas das qualidades curativas deste condimento, assim como o alcance de seus benefícios e o melhor modo de aproveitá-los.

Agora se sabe que as virtudes deste bulbo provêm sobretudo de sua riqueza nas substâncias sulfurosas que lhe conferem seu sabor e aroma picantes, como a alicina, que origina novos princípios ativos à medida que o organismo a metaboliza, como o ajoene, a garlicina ou o trisulfureto de alilo.

Também se descobriu que esta planta comestível contém substâncias que "trabalham em equipe", melhorando e protegendo a saúde, como os flavonóides (que têm propriedades antioxidantes), alguns compostos com efeitos hormonais femininos e masculinos e vitaminas A, B e C.

Além disso, as pesquisas mostram que de todas as ações saudáveis do alho, as mais importantes e específicas são suas capacidades de melhorar as condições cardíacas, anticancerígenas e germicidas. Estes benefícios podem ser aproveitados consumindo o alho como alimento ou por meio de extratos e formulações de laboratório.

A virtude mais notável do alho consiste em beneficiar as veias e o sangue.
Seus compostos melhoram a saúde cardiovascular e previnem as doenças coronárias e circulatórias por diferentes mecanismos: reduzem a taxa de colesterol, tornam o sangue mais fluido, previnem a arterioesclerose e estimulam a dilatação das coronárias.

Também inibem o processo de inflamação, associado aos infartos. Inclusive, alguns especialistas consideram o alho uma "aspirina vegetal", já que reduz a capacidade de coagulação do sangue em 20 a 30 por cento, segundo Teresa Ortega.

Um consumo moderado de alho ajuda a reduzir a pressão sanguínea, contribuindo para tratar a hipertensão arterial, mas as virtudes deste bulbo não páram por aí.

Além disso, ajuda a combater infecções bacterianas, viróticas e fúngicas, como gripe, resfriados, gastroenterite, aftas, bronquite e herpes simples. Seu efeito germicida atua nos sistemas digestivo, pulmonar e contra as afecções da pele. Também contribui para fortalecer as defesas orgânicas.

Estudos da China mostram que quem come mais alho tem menos da metade do risco de sofrer de câncer do estômago. Além disso, o alho ocupa um dos primeiros lugares na lista do Instituto Nacional do Câncer, dos Estados Unidos, como possível alimento protetor contra o câncer, principalmente gástrico.

Ao reduzir os níveis de açúcar ou glicose, na corrente sangüínea, o alho melhora a dieta das pessoas diabéticas.

Diurético e um ativador do funcionamento da tireóide, o alho aumenta as secreções do estômago, regulariza a digestão, estimula a produção da bílis no fígado, aumenta o peristaltismo intestinal e reduz os gases.










Um comentário:

Antonio Celso da Costa Brandão disse...

Efeito da semente de linhaça (Linum usitatissimum ) no desenvolvimento e metabolismo do sistema nervoso em filhotes de rato Wistar

As fibras nervosas do cérebro estão envolvidas por uma membrana isoladora de múltiplas camadas denominada bainha de mielina, que permite a condução dos impulsos elétricos ao longo da fibra nervosa com velocidade e precisão. Durante o pico de crescimento do cérebro e o início da mielinização, que em ratos ocorre entre o 7° e 14° dia pós-natal, há um rápido acúmulo de ácidos graxos saturados e insaturados de cadeia longa. O acréscimo de ácido graxo no cérebro em desenvolvimento tem como fonte, em parte, os ácidos captados da circulação (durante a gestação) e os fornecidos pelo leite materno. Desta forma uma apropriada oferta no período pré e pós-natal destes ácidos é essencial para o desenvolvimento fetal e neonatal normal, assim como, desenvolvimento e função neurológica. As membranas do cérebro - bainhas de mielina - são altamente enriquecidas com o ácido docosaexaenóico (DHA). Este é incorporado em grandes quantidades nos lipídios estruturais durante o desenvolvimento do Sistema Nervoso, de forma que a deficiência dele durante o desenvolvimento tem sido relacionado com anormalidades comportamentais. Uma ótima fonte de DHA, proveniente dos ácidos graxos ômega-3 é a linhaça, por ser um alimento funcional de alto teor protéico e lipídico, além de possuir o maior teor deste ácido, entre todas as sementes oleaginosas. Estudos mostram que a nutrição intra-uterina e pós-natal pode influenciar na ocorrência de doenças crônicas no adulto, sugerindo que a nutrição precoce com ácidos graxos específicos tem um efeito marcante em idades mais avançadas. Isto demonstra a importância de uma adequada oferta dos ácidos graxos essenciais durante a gestação, lactação e infância, constituindo períodos vulneráveis para o desenvolvimento cerebral. Para analisar o efeito da semente de linhaça, sobre o metabolismo e desenvolvimento cerebral de ratos Wistar, será estudada a influência dos mesmos em uma dieta à base de linhaça, sobre - o perfil lipídico (cromatografia) do leite materno e do cérebro de filhotes, assim como os pesos - cerebral, corporal e cerebral relativo; sobre o conteúdo de malondialdeídos (MDA) no cérebro e no soro de filhotes, sobre a atividade antioxidante total no cérebro e no soro de filhotes; além de morfologia e morfometria (através de microscopia óptica e eletrônica). Serão utilizados 18 Rattus norvegicus, Wistar, fêmeas, divididas em 3 grupos (n=6): Controle (GC), recebendo ração à base de caseína; Linhaça (GL), recebendo ração a base da semente de linhaça adicionada de 5,43% de caseína e Controle Modificado (GCM), recebendo ração à base de caseína suplementada com 4% de fibras e 2% de óleo de soja. Será coletado material para análise dos filhotes no pós-natal imediato (M0), com 14 dias de vida (M14) e com 30 dias (M30). Os resultados iniciais deste estudo, colhidos durante a dissertação de mestrado, mostram um maior peso cerebral e peso cerebral relativo nos filhotes alimentados com ração à base de linhaça no M0 e, no M30, apenas maior peso cerebral relativo; um teor de gordura mais elevado ao crematócrito do leite materno, assim como um maior valor energético do mesmo. Os ácidos da família n-3 presentes na semente de linhaça, foram encontrados em abundância na ração confeccionada com esta oleaginosa, e estes foram transferidos para o leite materno de ratas que se alimentaram com esta ração. O DHA, assim como o somatório dos ácidos n-3, está bastante aumentado no cérebro de filhotes ao M0, o que confirma a absorção destes pelo feto, via circulação materna, de mães que receberam a ração à base de linhaça. Diante disto pode-se concluir que a utilização de uma dieta à base de linhaça no período pré e pós-natal influenciou positivamente a incorporação de ácidos graxos ômega-3 na composição do leite materno, assim como, no tecido cerebral, assegurando um bom desenvolvimento cerebral para ratos filhotes.

Responsável: Maria Angélica Guzmán Silva