11.29.2008

Evitando fracassos

Um dos segredos do sucesso é a possibilidade de aprender com as próprias ações, principalmente quando elas não foram bem-sucedidas ou tiveram resultados inesperados. Desenvolva um olhar positivo e aprenda a avaliar as suas ações com visão de futuro para diminuir as frustrações e melhorar os seus proje
1-Faça um registro diário ou semanal das ações importantes que você protagonizou ou das quais participou. Escreva um breve comentário sobre elas. Isto contribuirá para fixar a experiência na sua memória e, ao mesmo tempo, refletir sobre o que aconteceu.
2-Inclua no seu registro não só as experiências positivas, mas também as negativas, imprevistas ou difíceis. A experiência de vida cresce também com os erros e fracassos, se você estiver disposto a não omiti-los. Não se justifique nem minimize o resultado. Descreva-o com detalhes e objetivamente, e procure tirar proveito do seu olhar.

3-Não acredite que você sabe tudo, nem que não sabe nada. Os dois extremos são irreais. A primeira postura o levará a se fechar em si mesmo, o ser dogmático e pouco flexível. A segunda o desanimará e diminuirá a sua auto-estima. Nos dois casos, você estará limitando as suas possibilidades de crescimento e minando o seu desenvolvimento.

4-Procure o lado positivo das suas ações. Cada vez que fizer uma anotação no seu registro de experiências, acrescente um comentário sobre o aprendizado obtido a partir dessa vivência. Lembre-se de que o aprendizado não depende do sucesso ou fracasso da sua ação. Ele depende, sim, da sua capacidade de aproveitar o experimentado, quando você consegue estabelecer novas relações entre os dados e arriscar novas interpretações da realidade à sua volta.

5-Associe o aprendizado de cada nova experiência com o obtido em alguma experiência anterior. Seja por semelhança ou por contraste. O "aprendizado inteligente" exige que você estabeleça relações coerentes com a sua vida como um todo para agir conseqüentemente.

6-Relacione o ensinamento de cada experiência com os seus projetos futuros e pergunte-se como você pode aproveitá-lo nos planos que está produzindo ou executando. Ajuste o necessário a partir do entendimento da causa de ter fracassado na ação em questão.

7-Não tenha medo dos fracassos e tire o melhor proveito deles. Esquecê-los ou negar que existiram só deixará você predisposto a repeti-los no futuro. Ao contrário, use os erros como uma lição de crescimento.

8-Adote um olhar positivo antes de parar para avaliar as suas ações. Sempre haverá algo para resgatar do que foi vivido. Você só precisa se esforçar para identificá-lo.

9-Acumule experiências na direção dos seus projetos. Não há aprendizado verdadeiro que se dê só pela contemplação. Você deverá fazer o que achar que deve ser feito, mesmo correndo o risco de errar.


Importante

* A soma de pequenas experiências resultará em um salto qualitativo se você viver com o olhar direcionado para a realização dos seus projetos mais importantes.

Fonte: Equipe Bem Simples

Nenhum comentário: