12.02.2008

10 dicas para perder peso até o Réveillon e mantê-lo em 2009


10 dicas para perder peso até o Réveillon e mantê-lo em 2009
por Jocelem Salgado

Assim que começam os preparativos para a ceia de Natal, as pessoas se dão conta de que o ano terminou. É neste momento que muitos começam a pensar nas suas resoluções de Ano Novo. Na maioria das vezes, é comum as pessoas prometerem de novo tudo aquilo que não conseguiram fazer e lamentarem todas as promessas que não conseguiram cumprir. O balanço, principalmente quando se trata do peso, costuma ser frustrante.

Quase sempre, é nesta época de festas e de férias que a culpa entra em cena. Muitas pessoas passam a maior parte do ano meio na preguiça, sem se preocupar com os quilos que se somam, até que dezembro chega e com ele as comemorações de fim de ano e as temperaturas elevadas, que nos obrigam a vestir algo mais leve. Aí a auto-estima vai lá embaixo.

Mas não adianta começar uma dieta nessa época de mesa farta, nem desistir de tudo para sempre. A mudança de atitude tem que começar agora, a virada de mesa tem que ser já! Por isso, caso a resolução de Ano Novo seja terminar 2008 com um corpo mais em forma, não perca tempo e comece a fazer uma reeducação alimentar, eliminando da dieta alimentos pouco nutritivos e calóricos e priorizando alimentos ricos em fibras e mais saudáveis.

Por que não ficar mais que três ou quatro horas sem comer?

Outro ponto importante é o intervalo entre uma refeição e outra, pois quanto maior o tempo, mais lento torna-se o metabolismo. Isto quer dizer que o corpo passa a gastar energia (calorias) de forma mais lenta, por isso, o ideal é não ficar mais do que 3-4 horas sem se alimentar. Faça pequenas refeições e se estiver difícil de reduzir as porções, consuma uma fruta antes do almoço ou jantar. Mas apenas uma!

Vire a mesa também para o sedentarismo. Se quiser diminuir medidas e ficar com o corpo mais durinho até o final de ano tem que se mexer. Espante a preguiça com caminhadas diárias ao ar livre, ande de bicicleta, nade, faça exercícios espontâneos (subir escadas, por exemplo). Vale tudo para a conquista de mais saúde e um corpo mais em forma.

Coma alimentos funcionais e tome chás

Uma dica para quem quer acelerar o processo é fazer uso de alimentos especiais e funcionais que aumentam as taxas metabólicas, aceleram a oxidação das gorduras e promovem um efeito anorexígeno, diminuindo a sensação de fome. Exemplos são os chás verde, branco e vermelho, derivados da Camellia sinensis, além de alimentos desenhados exclusivamente com esses objetivos, tais como os mixes de fibras e os substitutos de refeição.

Os chás apresentam ação diurética e termogênica, dependendo do conteúdo de princípios ativos (polifenóis e cafeína). Isto quer dizer que eles podem ajudar a diminuir a retenção de líquidos e acelerar o metabolismo, favorecendo o gasto total de calorias. Já é possível encontrar no mercado versões práticas e instantâneas, na forma de pó, que podem ser preparadas geladas e são muito refrescantes para a temporada de verão.

Mixes de fibras

Os mixes de fibras são alimentos completos para quem sofre com a falta de saciedade e com o mau funcionamento do intestino. Ricos em fibras solúveis e insolúveis, esses alimentos à base de aveia, soja, germe de trigo, gergelim, castanhas, são ideais para quem não quer passar fome durante o dia. Já os substitutos de refeição atendem as exigências do Ministério da Saúde para alimentos que visam a perda de peso, e são nutricionalmente completos, podendo substituir até 2 refeições por dia, com baixíssimas calorias. Quando adicionados de forma correta em uma dieta equilibrada e hipocalórica, podem ser ótimos aliados das pessoas que precisam perder peso.

10 dicas para se livrar de alguns quilos até o Réveillon e manter o novo peso em 2009

1ª) Faça algumas trocas como laticínios integrais por desnatados/lights e queijos amarelos por queijos magros.

2ª) Prefira carnes magras (peixe e peito de frango são os mais adequados), dando preferência aos grelhados, assados e cozidos.

3ª) Corte as frituras do cardápio.

4ª) Os doces são muito calóricos, então prefira frutas e gelatina diet na sobremesa.

5ª) Antes de devorar o prato principal, coma um belo prato de salada, e não esqueça também de aumentar a ingestão de frutas e água (pelo menos 8 copos ao dia). Chá verde gelado pode ser uma ótima opção nesses dias quentes.

6ª) Faça as refeições e lanches em horários definidos todos os dias, isso evita beliscos e o comer a qualquer momento.

7ª) Se você cozinha, evite comer diretamente da panela ou da travessa de servir. Uma dica é mascar um chiclete dietético enquanto estiver preparando os alimentos, para evitar provar a comida a todo instante.

8ª) Mantenha-se longe de alimentos “tentadores”. Não compre ou esconda alimentos que sejam ricos em calorias. Lembre-se: longe dos olhos, longe da boca! Não faça compras com o estômago vazio. É mais fácil comprar compulsivamente quando está com fome. Antes de ir ao supermercado, faça uma lista do que precisa e compre somente o que estiver nela.

9ª) Negocie com familiares para que não comam alimentos impróprios por perto. Além disso, não leve as travessas de comida à mesa. Sirva-se com pequenas porções, dividindo-as na metade, assim permite-se outra porção. Isso dará alguns segundos a mais, favorecendo sua saciedade.

10ª) Conte o número de vezes que você mastiga cada garfada de alimentos. Se forem de 20 a 30 vezes, você está no caminho certo. Coloque seus talheres na mesa entre as garfadas. Só pegue-os novamente depois de mastigar bem e engolir completamente. Esta pausa lhe dará tempo para refletir no que e quanto você está comendo.
Mais informações: www.jocelemsalgado.com.br

Existem pessoas hoje no Brasil e no mundo que por uma razão ou outra sofrem em excesso por terem uma forma, um corpo devidamente fora de forma, até ai sem problemas, mas o pior que a barriga em excesso, além de deixar a pessoa feia (com o perdão da palavra), pessoas assim acabam tendo sérios problemas de saúde, pois então é ai é necessário tomar alguns cuidados, para isso selecionamos ótimas dicas de como se perder peso rápido.

Perder peso não é fácil e nunca será como tudo na vida não também não é um doce, porém para tudo a formas de se resolver, no caso da perca de peso existe 3 tipos de emagrecimento, siga abaixo.

Formas de perder peso que existem

O enlouquecido
O consciente
O muito louco

O enlouquecido perdendo peso

O enlouquecido é aquele capaz de fazer de tudo para emagrecer, só que seguindo seus próprios métodos, usando seu conhecimento, porém vale lembrar que essa não é a opção a fazer.

O consciente

Método excelente, o consciente é aquele que antes de fazer magias para emagrecer, procura um médico, hospital, psicóloga, tudo para conseguir emagrecer, parece até chato, mas não é mexendo com saúde é necessário fazer tudo que for preciso.

O muito louco

É aquele que até muitas vezes chega a procurar um médico, porém com o passar do tempo os resultados não vem, está pessoa acaba então, apelando para remédios, fazendo o diabo a quatro. (Nunca faz isso), antes de tudo, procure um médico especializado.

Lembre-se, se você realmente quer emagrecer perder peso rápido, a melhor forma, de isso acontecer é procurando seguir os melhores caminhos, para isso nada melhor do que ir ao médico e seguir suas exigências.

Perder peso rapido

Saúde é tudo que Deus nos deu, por isso valorize-a.

Nenhum comentário: