1.26.2009

CRIANÇAS QUE NÃO SE PROTEGEM DO SOL, PODEM VIR A TER CÂNCER DE PELE QUANDO CHEGAR AOS 18 ANOS


Comece cedo o cuidado com o sol

Criança que não usa protetor solar chegará aos 18 anos perto de desenvolver doenças na pele

Crianças e adolescentes que não se protegerem adequadamente do sol podem chegar aos 18 anos de idade a um passo de desenvolver doenças de pele, como câncer. O alerta é da Sociedade Brasileira de Dermatologia, que começou campanha com gibis e vídeos para alertar pais e responsáveis sobre os danos irreversíveis dos raios ultravioleta.

Uma pessoa que jamais pôs protetor ou bloqueador na vida recebeu, até os 18 anos, 80% do dano solar que o organismo é capaz de absorver. A partir daí, sem os cuidados necessários, essa pessoa estará vulnerável ao envelhecimento precoce da pele. “E esses danos nas células podem levar ao câncer de pele”,

Os pais devem dar o bom exemplo. Segundo Nogueira, eles podem até não restringir a permanência do filho na praia, mas devem dizer o que o sol em demasia pode causar: “Educar a criança, explicando que o sol é necessário ao ser humano, mas que o excesso é prejudicial, é mais importante do que só aplicar filtro solar”.

Mãe exemplar para o pequeno Lucas, 5 anos, a atriz Franciely Freduzeski, 29, conta que mesmo em dias nublados não dispensa o filtro solar. “Chova ou faça sol, não saio de casa sem o protetor, chapéu e óculos. Na praia, fico debaixo da barraca com meu filho e nos hidratamos muito”, afirma.

O dermatologista dá dicas para garantir o verão dos pequenos. Bebês com menos de 1 ano não devem tomar sol diretamente — apenas sob barracas — e as demais crianças não podem ficar expostas por mais de uma hora. Após o banho de mar, os pais devem enxaguar as crianças com água doce e reaplicar o filtro.

“O sol é fundamental para fixar o cálcio nos ossos pela atuação da vitamina D”, disse Paulo Nogueira, alertando porém que há hora certa para tomar sol: no início da manhã e no fim da tarde.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia dá dicas sobre prevenção na estação mais quente do ano. Quem acessar o site www.sbd.org.br vai poder conhecer três amigos que, apesar de terem superpoderes, não sabem cuidar da pele. Com queimaduras, um deles vai ao dermatologista e aprende a importância do protetor e de brincar longe do sol entre 10h e 16h. Além disso, vídeo relata as aventuras de Guigo, um menino que, após ficar muito tempo sob os raios e se queimar, conhece o Dr. Pele. Com a ajuda do médico, Guigo começa a pegar sol de forma mais consciente.


Fonte:O Dia

Nenhum comentário: