2.09.2011

CELULITE: Nova técnica ‘alisa’ como se fosse massa de pizza

Procedimento cirúrgico promete eliminar os ‘furinhos’ e não deixá-los mais voltar

Rio - Nove em cada dez mulheres têm o mesmo sonho: se livrar para sempre das malditas celulites. Esse desejo pode se tornar realidade, segundo o cirurgião plástico Edwaldo Bolivar de Souza Pinto. Uma técnica cirúrgica pioneira, conhecida como “manobra do pizzaiolo”, promete eliminar de vez os incômodos ‘furinhos’ e — o melhor — sem deixar que eles voltem.

“Não posso dizer que melhora 100%. Mas penso que é a técnica mais eficaz para tirar celulites até agora”, acredita Edwaldo. De acordo com o cirurgião, o método é simples: com uma cânula, o médico rompe as fibras de colágeno por baixo da pele e desprende a gordura. Depois, ele passa um tubo de metal, dessa vez por cima da pele. Nessa etapa, a gordura é “alisada” e redistribuída, em um movimento semelhante ao de um pizzaiolo com o rolo sobre a massa. O resultado é uma pele lisinha
Arte: O Dia
Arte: O Dia
“Devemos espremer de forma suave a gordura que soltamos com a cânula. Para evitar que a gordura escape e se aloje em outra área, passamos o outro tubo na parte externa aspirada, como se estivéssemos mesmo abrindo uma massa de pizza”, completa Edwaldo.

Segundo o médico, o principal segredo da receita é não retirar totalmente a gordura da paciente — ao contrário de uma lipoaspiração comum. “ É feita uma diminuição da camada superior da gordura, que é a responsável pela celulite. A camada que sobra, mais fina, é redistribuída. Como o espaço é ocupado, evita-se novas formações de gorduras espessas naqueles locais, que formariam a ondulação”, diz.

Além de evitar que as celulites voltem, a técnica também tem a vantagem de ser menos dolorosa do que uma lipoaspiração comum. “Esse método também não destroi o colágeno da pele, pois o descolamento é feito seguindo a direção das fibras. Isso significa que os hematomas são menores”, orgulha-se Edwaldo.

O procedimento será apresentado no 12º Simpósio Internacional de Cirurgia Plástica, que acontece em março em São Paulo.

Paciente testou e gostou

A dermatologista Manuela Martinucci, 31 anos, não pensou duas vezes quando recebeu convite para testar a técnica. “Por sempre ter sido magra, nunca fiquei incomodada com celulites, apesar de ter um pouco. Mas quando o cirurgião me falou sobre a técnica, resolvi experimentar”.

Manuela não se arrependeu. Segundo a dermatologista, desde que fez o procedimento, há um ano e três meses, nunca mais viu nem sombra dos furinhos — e está mais do que satisfeita com os resultados.

“Sou chata com esse tipo de procedimento, pois também sou médica. Então posso falar sob os dois pontos de vista: como profissional e como paciente”, brinca. “Não acredito em 100% de sucesso. Mas posso dizer que, no meu caso, foi 99% de melhora. Recomendo”
O Dia.

4 comentários:

Ninha disse...

Oi, Antônio!!!!
Parabéns pra você!!!!
Muitas felicidades!!!
Beijão,
Sonia e João Carlos, direto de Londrina.

Mariana disse...

E quanto custa esse procedimento, você já tem alguma informação referente a valores?

Antonio Celso da Costa Brandão disse...

“Manobra do Pizzaiolo” e celulite


Segundo o cirurgião plástico Ewaldo Bolivar de Souza Pinto, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, uma técnica cirúrgica conhecida como “manobra do pizzaiolo” promete acabar com até 80% da celulite.

A celulite é uma lipodistrofia, ou seja, uma alteração na camada de gordura que fica sob a pele. Esse tecido adiposo é “preso” por fibras de colágeno. Quando há um acúmulo de gordura e retenção de líquidos, essas fibras puxam a pele para baixo e deixam a superfície irregular (como casca de laranja).

Essa técnica, desenvolvida pelo médico, vai ser apresentada no 12º Simpósio Internacional de Cirurgia Plástica que acontece em São Paulo entre os dias 18 a 20 de março.

A cirurgia não é complexa: por um furo, o médico coloca um tubo com uma ponta em formato de anel, que desprende a gordura sem aspirá-la. Feito isso, outro tubo de metal, mais grosso, é passado sobre a pele, como um rolo de macarrão, para uniformizar e redistribuir a gordura. É semelhante a abertura de uma massa, daí surgir o nome pizzaiolo.

Segundo Bolivar, não há nenhuma técnica tão eficaz como essa, apesar dele não garantir 100%

TÉCNICAS

Há poucas técnicas cirúrgicas para tratar celulite. A mais tradicional é a subcisão.

Na subcisão, cada furinho de celulite é eliminado por vez, cortando-se a fibra de colágeno que prende a pele. No lugar, acontece um processo de cicatrização que preenche novamente a área.

Ao contrário da subcisão, na manobra do pizzaiolo as fibras não são cortadas, só descoladas. Isso, diz Bolivar, reduz o risco de hematomas.

Já a lipoaspiração tradicional, que muitos procuram para tratar celulite, não é considerada eficaz, há uma melhora da pele só de diminuir a quantidade de gordura na região.”

FLACIDEZ
Para a dermatologista Meire Gonzaga, professora da Faculdade de Medicina do ABC, a técnica de Bolivar pode causar flacidez. “Não acho seguro fazer o descolamento em áreas maiores do que 20 centímetros.”

Segundo Bolivar, não há risco de flacidez, mas a cirurgia é mais indicada para a região das coxas do que para a dos glúteos, que tem menos colágeno e já é mais flácida.

Além disso, é importante manter o peso após a cirurgia para não alterar os resultados. A cicatrização, de acordo com o cirurgião, acontece de 15 a 21 dias.

A cirurgia custa em média R$ 5.000 para as duas coxas.
... other posts by anarriam

Antonio Celso da Costa Brandão disse...

Soninha e João

Obrigado pelos parabéns. Mas vcs sabem muito bem que faço aniversário em fevereiro.
Beijos....