8.18.2015

Alimentos light ou diet realmente são boas pedidas.?

foto

Como valer a pena

Mas alguns alimentos light ou diet realmente são boas pedidas.  O queijo tipo minas light, por exemplo, contém menos calorias que o tradicional, além de algumas marcas reduzirem o teor de gordura, carboidrato e sódio. O sal diet não tem calorias, assim como o convencional, mas também não conta com sódio, em comparação com 390 mg presentes na versão normal.  
A dica para driblar as “pegadinhas” é fazer as compras sem pressa, sempre checando os detalhes dos rótulos. “Às vezes, a diferença é tão pouca, de 10 calorias somente, e o preço muito mais elevado, que não compensa pagar mais caro”.
Vale acrescentar que há bastante diferença na composição de produtos de marcas variadas. “No caso do requeijão light, por exemplo, em algumas marcas o sódio aumenta, em outras é quase 0%”, disse Katia. A nutricionista Talitta lembra que é importante avaliar o tamanho da porção indicado no rótulo, para fazer a comparação de quantidades iguais dos produtos.
Confira calorias, gorduras e sódio de alimentos tradicionais, light e diet. Os dados são da nutricionista Katia, referentes a uma média realizada com itens de diferentes marcas.

 foto
Foto: Getty Images

Confira “pegadinhas” de produtos light e diet

Patricia Zwipp/Ponto a Ponto Ideia

Quando decide que vai emagrecer, a primeira atitude é ir direto ao mercado comprar alimentos diet e light? Pois saiba que pode acabar caindo em “pegadinhas” que resultam em mais sódio e gorduras, que podem levam a problemas como hipertensão e aumento de peso. Os principais enganos estão relacionados ao chocolate diet, que tem mais gordura que o tradicional, e ao refrigerante diet ou light, com mais sódio.
Em primeiro lugar, deve-se saber qual é a diferença entre diet e light. Diet significa que há exclusão de pelo menos um dos ingredientes presentes na composição do produto convencional - como açúcar, gordura, carboidrato, sódio, glúten – para atender pessoas com alguma restrição alimentar, como diabéticos. Já o light é aquele que apresenta redução de pelo menos 25% do valor calórico total ou de algum nutriente, segundo a nutricionista Katia Tonello Semmelmann, da Salutem – Nutrição e Bem Estar.
“Não adianta levar um produto diet para casa, se a quantidade de sódio é tão elevada que pode gerar, futuramente, um problema cardíaco, como é o caso da maioria dos refrigerantes”, falou Katia. A nutricionista Talitta Maciel, do Espaço Reeducação Alimentar, acrescentou que o excesso de sódio também pode levar à retenção de líquidos e aumentar as indesejáveis celulites.
“As gorduras podem causar complicações para as veias e artérias, podendo a pessoa ter elevados níveis de colesterol e triglicérides e, consequentemente, aumento da pressão arterial. O fígado, órgão onde são metabolizadas, pode ficar ‘gorduroso’ devido à sobrecarga, ou seja, passa a ter dificuldade para metabolizar os outros nutrientes”, comentou a nutricionista Marina Capella, da Clínica Dicorp. Lembrando que o consumo maior de gorduras também pode significar aumento de peso.

 foto


--
Postado por Blogger no Boas Práticas Farmacêuticas em 8/18/2015 09:41:00 AM






Nenhum comentário: