1.05.2016

Após flagrantes, PMs à paisana vão reforçar segurança no Centro do Rio

Mais 30 PMs irão atuar no patrulhamento na região central da cidade.
Roubos foram filmados por empresário; 3 menores foram recolhidos.

Do G1 Rio
Depois de mais uma série de flagrantes de roubos no Centro do Rio, exibida pelo RJTV nesta terça-feira (5), a Polícia Militar afirmou que o policiamento na região será reforçado. A partir desta quarta-feira (6), o  patrulhamento ostensivo feito pelo 5º Batalhão de Polícia Militar (Praça Harmonia) contará com mais 30 policiais, que atuarão fardados e à paisana, segundo a corporação.

Segundo o comandante do 5º Batalhão, tenente-coronel Wagner Guerci, operações com policiais à paisana já vêm sendo realizada há três meses. O oficial afirmou que estas operações têm garantido eficácia na prevenção de roubos.
“Colocamos PMs da nossa agência de inteligência à paisana com funcionários da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Em três meses, 69 menores infratores foram apreendidos no cometimento ato infracional e 232 menores foram encaminhados aos órgãos competentes pela secretaria. O criminoso atua em outros pontos em que o policiamento não está, exigindo muitas vezes que os recursos sejam alocados para o outro ponto. Há uma mecânica no crime e há uma mecânica no policiamento”, disse.
O delegado Alesandro Petralanda, da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), disse que as imagens mostradas pelo RJTV serão analisadas para identificação dos menores envolvidos.
"Conseguimos identificar dezenas de adolescentes que atuavam na região, conseguimos efetuar com essas informações 80 operações somente no Centro da cidade. Nessas operações, 120 adolescentes foram apreendidos e, dentro desse trabalho, ainda há novas diligências a serem realizadas para identificação de outros adolescentes", disse ele, fazendo um balando da atuação da polícia desde maio de 2015, quando um homem foi esfaqueado por menores num ponto de ônibus no Centro.
Flagrantes
A série de assaltos exibida pelo RJTV foi registrada por um empresário que disse não aguentar mais ouvir sempre os gritos de socorro dos pedestres que passavam pelo local e resolveu gravar imagens dos roubos, ocorridos na esquina das avenidas Rio Branco e Nilo Peçanha.
A maior parte dos delitos foi praticada por menores de idade, que atacam e saem andando sem constrangimento. Em um dos episódios, um garoto de bicicleta rouba o cordão de uma mulher, esconde na boca e foge. Ele ainda para em uma praça para avaliar o material antes de ir embora.
Menor de idade rouba cordão no Centro do Rio (Foto: Reprodução/ TV Globo)Meninos roubam cordão no Centro do Rio (Foto:
Reprodução/ TV Globo)
Em outro caso, o garoto puxa o celular da mão de uma passageira de um ônibus. O aparelho cai no chão, quebra e ele joga de volta para a vítima.

Menores apreendidos
Três dos oito menores flagrados nas imagens foram recolhidos pela prefeitura. As imagens foram gravadas por um empresário, que posicionou uma câmera na janela do seu escritório.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social disse que faz ações junto com a polícia no Centro do Rio. Já a Vara da Infância e Juventude declarou que vai fazer uma reunião ainda neste mês com outros órgãos públicos pra avaliar o trabalho que está sendo feito nas praias pra reduzir os casos de roubos envolvendo menores e que pretende levar esse trabalho para o Centro, mas só daqui a um ano.

Instrução de adultos
Após os assaltos, o grupo se encontra e avalia o material roubado. As imagens mostram nesses grupos homens que parecem dar instruções aos adolescentes de como praticar os assaltos.
Muitas pessoas assustadas pediram ajuda a policiais militares que passavam em uma viatura, mas eles nem descem do veículo.
Rotina de flagrantes
Os locais e horários dos roubos são semelhantes em muitos casos. Em 2014, um rapaz assaltou a entrevistada do RJTV durante a gravação no Centro. Logo depois, a polícia reforçou o policiamento na área, mas a solução durou pouco tempo.
No dia 1º de maio de 2015, um homem foi esfaqueado na esquina da Rio Branco com a Sete de Setembro.
Sobre os roubos flagrados pelo empresário, a Polícia Militar afirmou, em nota ao RJTV, que o “patrulhamento no Centro do Rio está intensificado” para coibir delitos. Disse ainda que “o policiamento é feito de forma dinâmica, de acordo com as manchas criminais”.
Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1 RJ ou por Whatsapp e Viber.
Assaltantes avaliam cordão roubado (Foto: Reprodução/ TV Globo)Assaltantes avaliam cordão roubado (Foto: Reprodução/ TV Globo)
Menino pega celular de passageira de ônibus (Foto: Reprodução/ TV Globo) 
Menino pega celular de passageira de ônibus (Foto: Reprodução/ TV Globo)

Nenhum comentário: