1.28.2016

O outro nunca é responsável

 Simplesmente observe. Se você for sábio no momento, não haverá problema. Mas todos se tornam sábios quando o momento se foi. A sabedoria retrospectiva é inútil.
Depois de brigar, resmungar e ser desagradável com o outro, é tarde demais para ser sábio e perceber que não havia sentido no que você fez. Agora isso de nada vale, pois você já fez o mal. Essa sabedoria é apenas uma falsa sabedoria, que leva você a sentir " como se " tivesse entendido. Esse é o truque do ego, mas essa sabedoria não irá ajudar.
Quando você estiver fazendo algo, naquele exato momento, simultaneamente, a consciência deveria surgir e você deveria perceber: o que você está fazendo é inútil.
Se você puder perceber isso quando estiver acontecendo, você não poderá fazê-lo. Nunca podemos ir contra a própria consciência, e, se formos contra ela, essa consciência não é consciência. Algo mais está sendo confundido com ela.
Assim, lembre-se: o outro nunca é responsável por coisa alguma. O problema é algo que está fervendo dentro de você. E, é claro, a pessoa que você ama está mais perto; você não pode jogar seus disparates sobre algum estranho que esteja passando pela rua; assim, a pessoa mais próxima se torna o lugar onde você normalmente atira e despeja seus disparates. Mas isso precisa ser evitado, pois o amor é muito frágil. Se você fizer isso demais, se o fizer em excesso, o amor poderá desaparecer.
O outro nunca é responsável. Tente tornar esse entendimento um estado de consciência tão permanente que, sempre que você começar a encontrar algo errado no outro, você se lembre disso. Pegue-se em flagrante, abandone aquilo nesse mesmo instante e peça desculpas.
- Osho -

Nenhum comentário: