11.22.2017

"TRANSIÇÃO: EMERGÊNCIA ESPIRITUAL"

       Pensadores e pesquisadores de todo o Planeta, têm-se mostrado surpresos com as rápidas mudanças dos acontecimentos nas mais diferentes áreas do conhecimento, do saber e do comportamento humano. A humanidade encontra-se na interface entre um ciclo que está terminando (de expiação e provas) e outro que se inicia (regeneração), e essa aparente descontinuidade cede espaço para novos comportamentos a ser adquiridos, vicejando novas conquistas do Ser espiritual. Efetivamente, devemos considerar que ao longo das experiências reencarnatórias, o espírito experimenta situações bastante diferenciadas. Em algumas realiza mudanças e em outras, promove transições. A mudança é um evento que pode ser rápido, externo e centrado no resultado. Enquanto a transição é um processo gradativo, lento, centrado na conquista espiritual. Em síntese; a mudança é uma alteração das situações externas, enquanto a transição é a reorientação psicológica como resposta á mudança. Parece que os mestres e benfeitores espirituais, esperam dos espíritos em experiências reencarnatórias, uma reorientação da psique com ênfase na transformação moral do ser espiritual. 
    O Espírito Bezerra de Menezes (1) afirma que “Contribuindo na grande obra de regeneração da humanidade, espíritos de outra dimensão estão mergulhando nas sombras terrestres, a fim de que, ao lado dos nobres missionários do amor e da caridade, da inteligência e do sentimento, que protegem os seres terrestres, possam modificar as paisagens aflitivas, facultando o estabelecimento do Reino de Deus nos corações…”.
Isso nos faz crer que a mudança na psicosfera do planeta se dará pela harmonia entre os grandes guias espirituais da Terra, independentemente dos rótulos religiosos a quem se possa atribuir. Podemos entender que, de fato, ninguém está só para promover a transição que se fizer necessária para continuar merecendo a hospedagem no Planeta Terra, casa-escola temporária.
       Através dos séculos, de mergulho em mergulho no círculo das vivências na reencarnação, os espíritos receberam todo o instrumental e supervisão, necessários a execução do projeto de transformação moral, porém faz-se mister enfatizar que a responsabilidade é individual, por uma razão simples e lógica: na medida em que é necessário prestar contas ao erário cósmico dos equívocos para o devido ressarcimento, também há recompensas pelas conquistas, modificando o status espiritual seguido de acréscimos pela misericórdia Divina.        Na citação do Dr. Bezerra de Menezes fica claro e inteligível que haja um número de pessoas, bem maior do que se pode imaginar, que já se encontram preparadas para a grande transição. São elas que fortalecem e incentivam ao trabalho diuturno na superação terrena, dando exemplos com seus atos de desapego e benevolência exercendo o perdão e o autoperdão, amando e servindo sempre segundo os preceitos da fraternidade estabelecida no código universal dos Evangelhos. Cabe, portanto, aproveitando a oportunidade da reflexão, examinar nos escaninhos da consciência, o comportamento como cidadãos do mundo diante da urgência, e porque não admitir, da emergência espiritual que todos se encontram, respondendo as questões: E quanto a mim? Estou fazendo a minha parte? Já estabeleci o Reino de Deus no meu coração? Muita Paz a todos! 
Arleir Bellieny.
(Psicólogo e expositor Espírita). 
(1) Menezes, Bezerra de - Transição Planetária, 1ª edição – editora LEAL , 2010. Esp. Manoel Philomeno de Miranda - Médium Divaldo Franco. 
(Artigo publicado na revista Cultura Espírita Ano IV n 40 - Julho/2012).

Nenhum comentário: