6.11.2018

Prevenção ao uso de Drogas

terça-feira, 22 de maio de 2018

SEMANA DE PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS, CRIMES DE VIOLÊNCIA E ENFRENTAMENTO AO TRÁFICO DE PESSOAS

SEMANA DE PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS, CRIMES DE VIOLÊNCIA E ENFRENTAMENTO AO TRÁFICO DE PESSOAS

21 a 25 de maio de 2018!

Uma Parceria da SEJUS-DF com o IAQ- Instituto Aprender de Qualificação na prevenção de 382 jovens aprendizes para a vida e o marcado de trabalho.

Pedagoga Sabrina (IAQ) supervisionando nossas falas...

 Palestra sobre prevenção ao uso de drogas, co-dependência, tráfico e tratamento de dependentes químicos com a Pedagoga Emmanuela Barros.







Olá Pessoal!

Algumas pessoas têm receio de contratar uma consultoria por que ver os problemas de seu lar, de sua empresa ou de seus projetos sociais pode ser algo doloroso emocionalmente, pois meus melhores clientes sempre foram os que estavam dispostos a melhorar suas vidas e seus negócios.... Quando precisamos rever nossos conceitos de economia, de despesas e de comportamento, estamos mexendo com valores e defeitos humanos também, portanto, todos os empreendimentos de sucesso que já presenciei na vida foram com profissionais capazes de se reinventar e superar desafios, que na área de drogas e humanas chamamos de resiliência.

RESILIÊNCIA É A SUPERAÇÃO DAS PIORES COISAS DA SUA VIDA COM SUCESSO NO FINAL!

CONSULTORIA: É A EXPOSIÇÃO DESSES DESAFIOS PARA SE ENCONTRAR A SOLUÇÃO!

PROJETO: O DETALHAMENTO TEÓRICO PARA QUE AS COISAS FUNCIONEM MELHOR NA PRÁTICA SEM TENTATIVA E ERRO, INDO DIRETO PARA O ACERTO!


segunda-feira, 2 de abril de 2018

CONSULTORIA DE PROJETOS SOCIAIS



A maioria das empresas hoje querem reduzir suas despesas com impostos, e uma das saídas mais inteligentes tem sido projetos sociais!

Os incentivos fiscais chegam a 4% de dedução parcial ou integral no IRRF de muitas empresas que optam em silêncio ou não, por aumentar seus lucros de acordo com a LEI ROUANET nos projetos culturais...

Desta forma, a cooperação entre as necessidades sociais e a lucratividade das empresas começam a fazer o país se desenvolver!

Emmanuela Barros de Almeida
Pedagoga, Consultora e Projetista

quinta-feira, 15 de março de 2018

A LUDICIDADE COMO PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS NAS ESCOLAS E NAS FAMÍLIAS


ÀS VEZES GOSTARÍAMOS DE TER FILHINHOS LINDOS E PERFEITOS EM TODOS OS SENTIDOS, IGUAIS OS DA TELEVISÃO E DO CINEMA...


Portanto, eles são parecidos conosco, e muitas vezes aqueles defeitinhos chatos que não gostaríamos que eles reproduzissem de nós, eles acabam fazendo exatamente igual ou muito pior...

As regras e os limites podem ser ensinados e nos melhorando, também vamos melhorando os nossos filhos ou alunos!


MÚSICA
ARTE
DANÇA
TEATRINHOS
EXPOSIÇÃO DE CACHORROS
BRINQUEDOTECAS
GINCANAS
SORTEIO DE BRINDES
CORRIDAS
CAMPEONATOS DE ESPORTES
CURTA-METRAGENS
FOTOGRAFIAS
INFORMÁTICA

Tira o foco da droga!

Trabalhar com crianças é ser realista e buscar a alegria das atividades cotidianas como forma de facilitar os relacionamentos interpessoais!


Portanto, as escolas pedem a nossa ajuda, para que suas salas de aula tenham mais proveito e escolarização do que problemas!


 Mais de 40% dos alunos de escola pública do Distrito Federal já experimentaram maconha e destes, alguns ainda consomem na escola e querem levar para dentro da sala de aula.
Muitos meninos de rua, consomem drogas como fruto de vendas, roubos e tráfico direto com bandidos. E destes, a maioria saiu de casa por abuso sexual, violências e crimes praticados pelos próprios parentes e compadres.
O OXI é uma modificação química do CRACK que veio ser fumado nas ruas por valores muito baixos.


É PRECISO OLHAR A CRIANÇA DE RUA COMO UM DOENTE USUÁRIO DE DROGAS QUE FICOU DEPENDENTE E NÃO COMO CRIMINOSOS...

terça-feira, 6 de março de 2018

NOVO LIVRO DE PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS CHEGANDO

OLÁ PESSOAL!

Estou escrevendo um livro super interessante e completo sobre prevenção ao uso de drogas, tráfico, tratamento e conscientização geral... Serão vários assuntos que tenho percebido a necessidade de relatar e que um blog sozinho é insuficiente....



Quem tiver interesse em algum assunto pode me enviar o tema que posso responder e criar também um capítulo no Livro...

Ainda falarei sobre o Tabu da redução de danos químicos e outros tratamentos profundos...


terça-feira, 17 de outubro de 2017

A MACONHA E A PERDA DE LIMITES NA ADOLESCÊNCIA

OLÁ, Pais, educadores e mestres;



Hoje eu estava lendo minhas pesquisas de praxe, e não resisti de postar uma descoberta, que meu querido psiquiatra preferido FLÁVIO GIKOVATE deixou de herança na área de Drogas a todos nós, com seu livro atualizado em 2017.



LIVRO: DROGAS, A melhor experiência é não usá-las, Editora Moderna. 2017.

Gikovate, nos informa algo que suspeitávamos sobre a maconha e a desinibição dos adolescentes, deixando-os calmos, serenos e muito desconcentrados para aprender. Sim, ele concorda com tudo e isso e explica mais... a Maconha é a droga que tira o remorço do ser humano e na adolescência, é muito perigosa, devido ao poder de retirar o bom senso cerebral, e isso é muito grave. A sensação de remorço é responsável pelas ações que geram mudanças positivas de comportamentos nas pessoas, a tornam pessoas mais corretas, mais justas, moralmente melhores, e a desmoralização que a maconha causa no cérebro piora o comportamento dos filhos bons, deixando-os desleixados e irresponsáveis sem nenhum remorço do que fazem com seus pais. 

A MACONHA É MUITO MALÉFICA PARA A EDUCAÇÃO DOS ADOLESCENTES E PARA SEU CRESCIMENTO PROFISSIONAL!









quarta-feira, 11 de outubro de 2017

NOVAS ABORDAGENS DE PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS!

Por: Emmanuela Barros de Almeida
Especialista em Assistência Social- Pedagoga

Olá Pessoal!


Hoje venho postar para vocês um pouco das novas práticas importantes para o conhecimento preventivo do uso indevido de drogas, crimes e violências. As estratégias mudam,e as pesquisas avançam... desde 2011 estamos nesta busca de conhecimento, projetando ações e estudando resultados em várias gestões escolares e políticas aqui da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania. Essas ações precisam agora evitar chocar os jovens, muito menos as crianças, que estão em formação psicológica e biológica cerebral.

v   O Relatório Mundial sobre Drogas de 2008 informa que o Brasil tem cerca de 870 mil usuários de cocaína e que o consumo aumentou de 0,4% para 0,7% entre pessoas de 12 a 65 anos, no período entre 2001 e 2004, o equivale acréscimo de cerca de 75%. O Brasil é o segundo maior mercado das Américas, com 870 mil usuários, atrás apenas dos Estados Unidos, com cerca de seis milhões de consumidores.
v      FONTE: UNODC - Escritório das Nações Unidas de Drogas, Crimes e Violências. http://www.unodc.org

Encrementar as ações com projetos de vida, sonhos, brincadeiras, brindes, atividades lúdicas é o melhor caminho. Não mais aqueles slides de drogados, tipos e efeitos de drogas que só fazem a meninada desafiar os professores e os pais, dizendo que são fortes e não morrem usando drogas lícitas e ilícitas.

Diante de resultados negativos do uso dessas ferramentas ultrapassadas, formulamos novas estratégias que estão em teste. Motivar a prevenção à vida com muita arte, ludicidade e brincadeiras.

 OS PALHACINHOS, MARIA CLARA E JOÃO FORAM USUÁRIOS DE DROGAS E MESMO EM TRATAMENTO DE DESINTOXICAÇÃO, TRABALHAM PELA PREVENÇÃO DAS CRIANÇAS POR MEIO DO TEATRO APOIADO PELA PASTORAL DA SOBRIEDADE!

Jovens protagonistas do trabalho de prevenção ao uso de drogas!
MURAL DE ARTES DA ESCOLA 


 ATIVIDADES DA PROFESSORA LUCIANA PESSOA ARTISTA PLÁSTICA COM OS ALUNOS SOBRE DROGAS

CURSO REALIZADO PARA OS PROFESSORES ANTES DAS AÇÕES NA ESCOLA

OS PROFESSORES SENDO HOMENAGEADOS NA ESCOLA

Questionário dos mediadores da roda de crianças 
(
Educação Infantil e Ensino Fundamental 1)

 1.Vocês gostam de brincar?

2. Vocês sabem o que pode fazer mal a vocês?

3. E Drogas? Vocês sabem o que são?

4. O que acontece quando a pessoa usa droga?

5.Vocês brigam na escola?

6. Vocês acham certo brigar ou brincar na escola?

7. Se vocês brigarem, vão ter amigos para brincar sempre na escola?

PREVENÇÃO PRIMÁRIA: Os aspectos psicopedagógicos do ato de mamar com o prazer de fumar.

 FONTE: GIKOVATE, Flávio. DROGAS- A MELHOR EXPERIÊNCIA É NÃO USÁ-LAS. Editora Moderna, SP, 2009.
Segundo o Psiquiatra Flávio Gikovate, o prazer de um fumante é associado à proteção emocional que o ato de mamar no colo da mãe, fica programado na mente do ser humano, quando encontra um problema de difícil solução ou simplesmente porque quer ter acolhimento biológico. O vício de mamar de uma criança, só se interrompe quando os pais retiram o peito, e acabam trocando por chupetas e mamadeiras, com o prolongamento do prazer artificial de proteção emocional. As drogas, vieram por meio do fumo, primeiramente, traduzindo esta mesma necessidade biológica perdida na primeira infância, dando o mesmo prazer artificial que as mamadeiras e as chupetas, potencializadas por substâncias químicas destruidoras e agressivas ao corpo humano e que transformam a mente em um reservatório psíquico de prazeres artificiais e causam a dependência.


RENATO RUSSO...  O método de tratamento dos 12 passos... Dos Narcóticos Anônimos- NA

Para receber nossas apostilas de prevenção para educadores, envie um e-mail para: emmanuela.almeida@sejus.df.gov.br

Obrigada pela sua ação na sua escola, ela é muito importante para todos nós cidadãos!


Nenhum comentário: