8.03.2018

Quanto tempo dura o álcool no organismo humano?


O álcool afeta todos os órgãos do corpo, mas seu efeito sobre o cérebro é o que determina o nosso comportamento. E as nossas emoções raramente escapam ilesas.
Para você ou seus amigos que costumam se exceder quando vão beber, aqui está o passo a passo científico de como uma pessoa fica bêbada.

O começo

Uma vez que a bebida alcoólica atinge o estômago, uma pequena porção é absorvida pela corrente sanguínea através da parede do estômago.
O álcool é transportado  é processado pelo fígado antes de ser expelido. Porém, antes que isso aconteça, ele é capaz de atravessar a barreira hematoencefálica, o que significa que ele pode entrar diretamente no cérebro através da circulação.
Neste ponto, você vai perceber mudanças no comportamento e nos processos mentais. É aí que a diversão começa.

Ficando bêbado

Uma vez que a barreira é rompida, o álcool se instala na camada mais externa do cérebro, no córtex cerebral. Esta fina camada de células (também conhecido como massa cinzenta) cobre o cérebro e o cerebelo, e são responsáveis pelo processamento de informações, pensamentos sensoriais, e por iniciar a maioria dos nossos movimentos musculares voluntários.
O álcool atrapalha o fluxo normal de neurotransmissores através de conexões sinápticas do córtex, e entramos em um estado alterado.
A primeira vitima são as nossas inibições, que nos deixam com a sensação aconchegante que todos ao redor são amigos. Tornamo-nos mais falante e confiante, e nosso bom senso começa a desaparecer.
Em seguida, o álcool começa a mergulhar no sistema límbico, que são algumas estruturas que formam o centro emocional do cérebro. Uma vez que o sistema límbico é afetado, parabéns! Você está oficialmente bêbado.

O resultado: “zuzo bem!”

O álcool interrompe os sinais elétricos entre as sinapses, nós não conseguimos interpretar as informações corretamente, e os processos são jogados em fluxo. O sistema límbico, que normalmente mantém as nossas emoções sob controle, agora nos sujeita a mudanças de humor e estados exagerados.
Isto pode manifestar-se como mal-entendido em relação a uma pessoa (a causa da maioria das brigas de bar), ampliação dos sentimentos (a causa da maioria dos namoros), ou, simplesmente, dizer algo embaraçoso ou lamentável (a causa da maioria dos micos).
O sistema límbico também é responsável pelas memórias de longo prazo. Por estar tão afetado, há a possibilidade adicional de que você não seja capaz de lembrar o que disse ou fez no dia anterior.

Quanto tempo dura o álcool no organismo humano?



cuanto tiempo dura el alcohol en la sangre
Mas quanto tempo dura o álcool no organismo?



O álcool no sangue e o teste do bafômetro
cuanto tiempo dura el alcohol en la sangre 2
Quando se ingere a bebida alcoólica, ela passa pelo esôfago, estômago e por fim no intestino delgado. Uma parte é absorvida pela membrana mucosa enquanto as paredes do intestino delgado absorvem grandes quantidades de álcool e as transfere para a corrente sanguínea.
O álcool tem uma grande solubilidade na água é absorvido por diferentes tecidos. Certas quantidades permanecem no sangue e para determinar essa quantidade é que se realiza o teste do bafômetro.
cuanto tiempo dura el alcohol en la sangre 3



Quanto tempo dura o álcool no organismo humano?
Basicamente, o corpo elimina o álcool de três formas: A evaporação, a excreção e o metabolismo do próprio organismo. Cerca de 10% do álcool ingerido é excretado pelos rins enquanto apenas 1% é eliminado pela evaporação, ou seja, pela respiração, o suor e as lágrimas.
Finalmente, o resto se elimina graças ao metabolismo do fígado.
Um fígado que funciona adequadamente é capaz de metabolizar cerca de 10 ml de álcool por hora. Dependendo da quantidade de álcool que está presente no organismo, se estima que em torno de 10 horas, o corpo é capaz de recuperar seu estado normal.
O álcool é medido em unidades, uma unidade de álcool equivale a 10 ml de 100% de álcool, que está em 30 ml de uísque ou de 236 ml de cerveja. Então o corpo leva uma hora para eliminar uma unidade de álcool de sangue. O peso, a idade, o gênero, a taxa metabólica, os níveis de tensão, o tipo de álcool ingerido, a quantidade de alimento ingerida antes de beber e o estado de saúde dos órgãos determinam consideravelmente o tempo para eliminar o álcool do sangue.
cuanto tiempo dura el alcohol en la sangre 4
Se uma pessoa ingere 250 ml de vinho, o corpo necessita de 3 horas completas para metabolizar o álcool, cerca de 500 ml de cerveja equivalem a um pouco mais de 2 horas e uma cerveja forte pode levar o dobro. Por isso, seguramente  após  6 horas depois de ingerir o álcool, o teste de bafômetro não detectará  rastros de álcool no sangue, principalmente se você se alimentou e tirou um cochilo . Esses dados são estimativos e existem muitas variantes que podem influenciar nos resultados.

Nenhum comentário: