8.05.2018

Saiba mais sobre o colágeno no tratamento da osteoartrite






  • +A
  • -A
Imagem do post Saiba mais sobre o colágeno, uma proteína importante no tratamento da osteoartrite
O colágeno é uma proteína que compõe as cartilagens, estruturas fundamentais para a saúde óssea e articular. Portanto, o aporte satisfatório de colágeno beneficia significativamente essas estruturas, sendo crucial no combate e prevenção de doenças como a osteoartrite, caracterizada pelo desgaste das articulações.
O colágeno faz parte da estrutura da cartilagem e é fundamental na formação e saúde da mesma. Também é de suma importância para que as articulações funcionem normalmente”, O colágeno também é conhecido pelos benefícios que proporciona à pele, garantindo elasticidade e firmeza.

Principais fontes de colágeno


O desgaste da cartilagem gerado pela osteoartrite faz com que os ossos fiquem desprotegidos, pois esta estrutura fica entre as extremidades dos ossos com o objetivo de impedir que eles se toquem durante os movimentos. Sem a cartilagem, há o choque dos ossos e estes começam a se deteriorar.
Na alimentação, o colágeno pode ser encontrado mais facilmente nas carnes vermelhas e brancas, queijo, ovo, gelatina e geleia de mocotó. Outra forma de obter essa proteína é por meio de suplementos, especialmente quando a dieta já contempla todas as opções citadas e, mesmo assim, é verificada uma quantidade insuficiente de colágeno no organismo.

Exercícios também são essenciais no tratamento contra a osteoartrite


Além do colágeno, outras medidas também devem ser adotadas no tratamento contra a osteoartrite. A prática de atividades físicas é uma delas. “Deve-se preferir as atividades aquática com baixo impacto, além da realização de exercícios físicos de alongamento e fortalecimento muscular. Você também pode usar medidas físicas, como uso de palmilha e/ou joelheiras para ter mais conforto”.
Dr. Mauricio de Paiva Raffaelli 
Dra. Regina Von Kirchenheim 

Suplementos de colágeno e glicosamina não têm comprovação científica para tratamento da osteoartrite

Os suplementos com colágeno e glicosamina, encontrados com facilidade e a preço acessível no mercado internacional, não têm comprovação científica para o tratamento da osteoartrite e outras doenças nas articulações e, por isso, não devem ser utilizados como medicamento. Especialistas relatam o crescimento de pacientes que buscam essas substâncias nessas apresentações, mas explicam que apenas o sulfato de glicosamina registrado como medicamento é eficaz e seguro. Já o colágeno não apresenta qualquer comprovação científica de benefícios para a doença.

Quem faz o alerta é o Dr. Francisco Saraiva, especialista em reumatologia pela Universidade de São Paulo e atualmente professor da Universidade Federal do Ceará, ao analisar o comportamento de pacientes. “As pessoas compram essas cápsulas no exterior, em grande quantidade e com baixo custo, mas não sabem que elas não trazem efeitos positivos para o tratamento das doenças articulares”, esclarece. “Em forma de suplemento, não existem benefícios comprovados. Eles apenas trazem a ilusão de que reconstituirão a cartilagem danificada”.

De acordo com o médico, esse equívoco de benefícios para a saúde pode trazer riscos e impedir o andamento de um tratamento adequado. “Quando recomendo o medicamento sulfato de glicosamina, escuto alguns de meus pacientes dizerem que encontraram a ótimo preço fora do país. Tenho então que explicar que os suplementos vendidos sem receita fora do Brasil não são a mesma coisa que o medicamento a base de glicosamina”, pondera. “Como médico não posso recomendar o uso de substâncias sem comprovação científica”. O uso desses produtos comprados como suplemento não apresentam evidência de eficácia no tratamento da osteoartrite.

Entenda as diferenças!

O que é Glicosamina? É um carboidrato utilizado pelo organismo na construção de moléculas biológicas, incluindo os glicosaminoglicanos, que são componentes essenciais da cartilagem articular e que são destruídos na osteoartrite. Pode parecer interessante, em um primeiro momento dar glicosamina para alguém que tenha uma cartilagem em degeneração numa tentativa de estimular a célula da articulação a formar mais cartilagem, mas é preciso atenção!

Suplemento como Medicamento? A glicosamina se torna eficaz apenas quando é um medicamento, o sulfato de glicosamina, pois este garante a segurança do processo de extrair e fabricar, estabilizar e conservar a molécula, de modo que garanta a absorção das quantidades adequadas no tubo digestivo. O sulfato de glicosamina estabilizado farmacologicamente consegue reduzir a dor em pacientes com osteoartrite de joelhos.

E o colágeno? É uma proteína produzida pelo organismo desde o nascimento, fundamental na construção da matriz extracelular e tecido conjuntivo. Não há evidências científicas suficientes para recomendar seu uso na osteoartrite. O colágeno já está presente em muitos dos alimentos que comemos nosso dia a dia, como as carnes vermelhas e brancas. Os trabalhos existentes até o momento na literatura médica não apresentam suporte científico suficiente para sua recomendação para o tratamento de pacientes com osteoartrite. 

Como cuidar efetivamente da osteoartrite!

O Dr. Francisco Saraiva pontua quais as medidas necessárias para o tratamento:

Passo 1: Usar analgésicos e anti-inflamatórios para os períodos de piora da dor. Fazer um ‘plano de dor’ com medidas simples como compressas frias ou quentes, massagens com géis de anti-inflamatório, repouso, e se necessário um medicamento para dor.

Passo 2: Orientar medidas não farmacológicas sabidamente eficazes, como perda de peso, exercício físico, fortalecimento e alongamento muscular, uso de bengalas, calçados adequados, palmilhas, órteses, fisioterapia, hidroterapia, ioga, terapia ocupacional, entre outros.

Passo 3: Prescrever medicações com evidência clínica-científica de que possam trazer algum benefício para pacientes com osteoartrite. Esclarecer que existem limitações da medicina e o que os tratamentos podem oferecer ou não, compartilhando com o paciente a decisão de se vale a pena usá-los.

Nenhum comentário: