Um dos papéis mais importantes que um adulto pode exercer na vida é educar uma criança! E todo mundo sabe que não é uma tarefa fácil. 
Algumas frases clássicas que falamos para os nossos filhos, no entanto, podem mais atrapalhar do que ajudar nesse processo! Você sabe quais são? Listamos algumas para te ajudar a refletir.  

1. Nunca diga às crianças: "Pare de chorar!"  

Infelizmente esta é uma frase muito comum na relação pais e filhos Às vezes vem com variáveis como “homem não chora” ou “que feio uma mocinha (o) desse tamanho chorando”.
Ao reprimir as emoções das crianças, você estará contribuindo para criar nela uma falsa sensação de que pessoas que demonstram emoções são fracas. Isso pode ter consequências graves na adolescência e infância, pois sentimentos de tristeza e frustrações são comuns a qualquer pessoa e tentar escondê-los não faz nada bem! 
frases erradas dizer aos filhos
Pais e filhos vivem ilhados, raramente choram juntos e comentam sobre seus sonhos, mágoas, alegrias, frustrações.
Augusto Cury
O maior líder é aquele que reconhece sua pequenez, extrai força de sua humildade e experiência da sua fragilidade.
Augusto Cury

2. Você está comendo demais, vai ficar gorda (o)! 

Desde a infância, somos ensinados a aceitar alguns padrões de aparência e rejeitar outros. A aparência de obesidade é uma das que rejeitamos, discriminamos com olhares, palavras ou gestos. 
Infelizmente tal preconceito não tem fundamento, pois pessoas fora dos padrões estabelecidos podem ser saudáveis e, além disso, nada justifica julgarmos alguém pela aparência. Se você está preocupada (o) com a alimentação de uma criança, associe tal fato à saúde, nunca à aparência. Julgar a imagem só vai fazê-la sentir-se pior, criar estigmas de seu corpo, e possivelmente machucar a si mesma ou alguém no futuro. 
frases erradas dizer aos filhos
Quem me julga pelas aparências corre o risco de nunca ver verdadeiramente o meu coração.
Padre Fábio de Melo
Resisti às primeiras aparências e nunca vos apresseis em julgar; levai em conta que há coisas verossímeis que não são verdadeiras e que há coisas verdadeiras que não são verossímeis.
Anne Lambert

3. "Quando o seu pai ou (mãe) chegar em casa você vai ver só!"

Essa frase tem dois problemas: demonstra que você não tem controle ou autoridade sobre a criança, e por isso deixa o tal “castigo” para outra pessoa. E também cria uma imagem de que a outra pessoa serve apenas para isso: castigar. 
Não é saudável, nem para a educação dos filhos, nem para um relacionamento: ambos, pai e mãe, têm que trabalhar na educação e correção de seus filhos de forma equilibrada. 
bhjzs
Não eduques as crianças nas várias disciplinas recorrendo à força, mas como se fosse um jogo, para que também possas observar melhor qual a disposição natural de cada um.
Platão
É na educação dos filhos que se revelam as virtudes dos pais.
Coelho Neto

4. Pare de dizer aos seus filhos: "Se comer tudo, vai ganhar sobremesa" 

Essa é fácil de explicar: usar comida como recompensa já não é bacana, mas o problema maior está naquela frase “o melhor sempre fica para o final”. Fazendo isso, você estará ensinando à criança que um alimento é melhor que outro, indo na contramão do que seria uma alimentação saudável e balanceada. A sobremesa não pode ser a melhor parte de uma refeição, tem que fazer parte dela como um todo! 
Açúcar como recompensa pode ser um perigo para a saúde alimentar dos seus filhos. Afinal, mesmo alguns adultos encaram doce como um prêmio e ficam em maus lençóis por isso 😐
haj88
O vício tem somente como recompensa o arrependimento.
Xavier Maistre
Não há nada no mundo, nem recompensa, nem castigo, o que há são consequências.
Robert Ingersoll
Se as pessoas são boas só porque temem a punição, e esperam a recompensa, então nós somos mesmo uns pobres coitados.
Albert Einstein

5. "Vai fazer assim porque eu estou mandando!"

Não é para excluir de todo as regras, mas uma educação autoritária, segundo estudiosos da Universidade de New Hampshire, tem mais efeitos negativos do que positivos em uma criança. Melhor do que simplesmente impor tudo o que deseja e exigir obediência, é tentar criar uma linha de conversa em que fica claro o porquê de você agir dessa forma. 
Filhos de pais autoritários tendem a ser mais desrespeitosos e problemáticos, cuidado! 
0o9i
Eu acredito que todo autoritarismo tem medo do amor verdadeiro. 
Julio Aukay
A arrogância, irmã gêmea da mediocridade, é o veneno mais contundente da alma e do espírito, ela pode ferir sua vítima, mas seu dano maior será para si próprio no decorrer de sua miserável existência.
Ivan Teorilang
O que usa o nome de Deus para legitimar seu autoritarismo perverso, apenas manifesta os demônios que vivem em sua própria alma. Autoridade é influência.
Padre Zaqueu Sampaio

6. Não diga às crianças: "Não desperdice comida, tem gente passando fome na África" 

Há também dois problemas nessa abordagem: um e achar que as crianças não têm capacidade de saber quando estão satisfeitas, o que não é verdade. Em vez de obrigá-las a “comer tudo”, tente compreender os motivos pelos quais ela não quer mais, ou simplesmente aceite que ela está saciada. 
O outro problema diz respeito a representação estereotipada do continente africano: pessoas sofrem com a fome no mundo inteiro, mas ainda reforçamos estereótipos negativos que, sem querer, coloca os países africanos em uma posição desfavorável no inconsciente social. Não faça parte disso!
hausu3
Educar verdadeiramente não é ensinar fatos novos ou enumerar fórmulas prontas, mas sim preparar a mente para pensar.
Albert Einstein
Se a gente quiser modificar alguma coisa, é pelas crianças que devemos começar. Devemos respeitar e educar nossas crianças para que o futuro das nações e do planeta seja digno.
Ayrton Senna

7. Das frases mais erradas para se dizer a crianças: "Cala a boca!"

Da mesma forma que você não gosta que as pessoas sejam grosseiras com você, não o seja para seus filhos, nem qualquer criança com quem tenha contato. Elas sabem identificar ações hostis, se frustram e machucam como qualquer adulto e o pior: aprendem com exemplos! 
Que tal tentar ensinar a importância do silêncio em determinados momentos em vez de ser rude? 
haj88
O ato de dialogar é sublime para nós seres racionais, quem consegue usufruir do mesmo, está pronto para liderar.
Marina Amanda
O diálogo e a mansidão abrem inúmeras portas, a prepotência e o autoritarismo, as trancam a sete chaves
Leandro Brugnaro

8. "Não faça isso ou aquilo!"

Pedir para uma criança não fazer alguma coisa, por exemplo, parar de correr em algum lugar, pode ser uma informação confusa. O ideal é mostrar o que seria melhor que ela fizesse, por exemplo, andar em vez de correr. 
Outro fator também é importante: crianças são tipicamente curiosas, gostam de mexer em coisas, explorar lugares e basicamente criar desordem no mundo ideal dos adultos. Censurar esses comportamentos sempre, segundo diz Neil deGrasse Tyson, um dos mais conceituados astrofísicos do mundo, é impedir o desenvolvimento natural das crianças, tirar delas uma de suas principais virtudes! 
fr3
Se você acha que educação é cara, experimente a ignorância.
Derek Bok
As crianças devem ser autorizadas a quebrar coisas mais vezes. Isso é uma consequência da exploração. Exploração é o que você faz quando você não sabe o que está fazendo. É o que os cientistas fazem todo dia.
Neil deGrasse Tyson

9. O que não dizer as seus filhos: "Meninas (ou meninos) não devem..." 

“Sente como uma mocinha!”, “isso é brincadeira de menino”, “menina não fala palavrão”, “você já é um homem, não pode fazer tal coisa”, “parece uma mulherzinha”. Todas essas são frases que reforçam os estereótipos de gênero e contribuem para uma sociedade desigual, em que mulheres têm determinados papéis e homens têm outros. Cruzar essa “linha” imaginária criada pela sociedade pode ser uma tortura para ambos os lados, e isso não é legal! 
E se o seu filho tiver talento para ser cozinheiro e a sua filha engenheira mecânica? Por que seria um problema? O tema da equidade de gênero ainda é um tabu, mas necessário para construção de uma sociedade com menos desequilíbrio entre homens e mulheres. Faz bem para eles, para elas, para todo mundo! 
hsaiuhdiuas
Ensine (as crianças) a questionar o uso seletivo da biologia como “razão” para normas sociais em nossa cultura.
Chimamanda Ngozi Adichie
A ignorância é a maior enfermidade do gênero humano.
Cícero
O problema com a questão de gênero é que ela dita como nós devíamos ser, ao invés de reconhecer como nós somos. Imagine como seríamos mais felizes, o quão livres seríamos para sermos nós mesmos, se não tivéssemos o peso das expectativas de gênero.
Chimamanda Ngozi Adichie 

10. "Na sua idade eu já…" 

Mamães e papais querem sempre ser bom exemplos para seus filhos, claro. Mais imputar em crianças ideias de que elas são “piores” ou “atrasadas” por não traçarem o mesmo caminho que você é desonesto. Cada pessoa tem uma capacidade, um ritmo, uma forma de existir no mundo. 
Em vez de tentar “incentivar” seus filhos através de comparações, tente ensiná-los os caminhos possíveis para chegarem em seus sonhos e objetivos! Um dos papéis dos adultos é exatamente esse: orientar os pequeninos na construção de sua própria identidade e realizações. 
ha7j
O grande segredo da educação consiste em orientar a vaidade para os objetivos certos.
Adam Smith
Eu era uma criança, esse monstro que os adultos fabricam com as suas mágoas.
Jean-Paul Sartre
Quando vejo uma criança, ela inspira-me dois sentimentos: ternura, pelo que é, e respeito pelo que pode vir a ser.
Louis Pasteur