12.18.2019

Saiba o que fazer para não cair no golpe dos remédios milagrosos para emagrecer


O uso de medicamentos para emagrecer, que prometem a perda rápida e milagrosa de quilos extras, pode ser perigoso e prejudicial para a saúde.
O uso de medicamentos para emagrecer, que prometem a perda rápida e milagrosa de quilos extras, pode ser perigoso e prejudicial para a saúde. Foto: Pixabay


Evelin Azevedo e Leticia Lopes
O uso de medicamentos para emagrecer, que prometem a perda rápida e milagrosa de quilos extras, pode ser perigoso e prejudicial para a saúde. Uma reportagem do “Fantástico”, apresentada no último domingo, mostrou o depoimento de duas mulheres que compraram, pela internet, remédios ditos naturais para emagrecer e apresentaram vários efeitos colaterais, como fisgadas no peito, formigamento em algumas áreas do corpo, tontura e dor de cabeça, entre outros sintomas.
De acordo com a endocrinologista Livia Lugarinho Correa, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), o primeiro passo para não correr risco no tratamento para emagrecer é não se automedicar:
— A obesidade é uma doença, portanto, o tratamento tem que ser feito com orientação médica. Nada de tomar um remédio do vizinho ou algo vendido pela internet.
A especialista reforça que o tratamento contra a obesidade é personalizado para cada paciente. Para ela, as pessoas acabam procurando fórmulas mágicas para emagrecer por não considerarem a obesidade como doença.
Na composição dos falsos remédios que aparecerem no “Fantástico” havia substâncias sintéticas de uso controlado: a sibutramina, que diminui a sensação de fome, e a fluoxetina, um antidepressivo.
A sibutramina é uma das quatro substâncias aprovadas pela Anvisa para tratamentos contra a obesidade. Mas seu uso só pode ser feito com receita médica. Os demais remédios são os que contém orlistate, lorcaserina e liraglutida 3mg.

Polícia apura a origem de substâncias

De acordo com o delegado Rafael Gonçalves do Carmo, responsável pela investigação sobre a fabricação clandestina de falsos remédios para emagrecer — que culminou na prisão de 14 pessoas em Goiás —, as substâncias de uso restrito usadas na confecção das cápsulas podem ter sido importadas do Paraguai:
— Mas temos indícios de que elas podem ter origem no território nacional, de empresas que mexem com medicamentos. Estamos fechando a primeira fase da investigação para poder seguir e identificar de onde vieram os produtos que eles utilizaram.
Como perder peso
Procure por um especialista
Quem quer perder peso deve procurar um endocrinologista especialista em emagrecimento para receber as orientações necessárias parar eliminar os quilos extras de maneira saudável
Remédio só na farmácia tradicional
Não aceite fórmulas feitas por manipulação. O médico deve recomendar os medicamentos que já foram aprovados pela Anvisa, pois estes apresentam comprovação científica
Faça uma reeducação alimentar
Caso a sua alimentação seja rica em gorduras, sódio e açúcar, é preciso passar por uma reeducação alimentar, pois assim, será possível manter o peso depois do emagrecimento
Inclua exercícios na rotina
O sedentarismo é um dos pilares que contribuem para a obesidade. Se você não faz nenhuma atividade física, procure alguma que lhe agrade e pratique

Leia mais: Saiba quando e para quem a cirurgia bariátrica é indicada

Viu essa? Automedicação pode provocar dependência química: conheça outros riscos