7.21.2020

Exercícios físicos em casa


Resultado de imagem para Exercicios em casa

Em tempo de circulação do coronavírus, fazer exercícios físicos fortalece o sistema imunológico e aumenta a resistência a doenças crônicas que podem agravar as consequências da Covid-19. Além disso, a atividade física contribui para a saúde mental, reduzindo a ansiedade e promovendo o bem-estar das pessoas.
Mas, como se exercitar em tempos de pandemia e isolamento social?
Ai vão algumas dicas para crianças, adultos e idosos se exercitarem em casa!

Para crianças
Entre 0 e 2 anos, a música e os momentos de brincadeira com a família são bons incentivos às atividades físicas. Entre 3 e 4 anos, histórias infantis, músicas ou brincadeiras cantadas estimulam a criatividade e a imaginação. E crianças com mais de 5 anos podem se exercitar por meio de jogos, brincadeiras e danças. Videogames que estimulam os movimentos corporais também são bem-vindos.
Para todas as faixas etárias, é essencial que o tempo em frente às telas (tablets, celulares e televisão) seja reduzido ao máximo possível e substituído por atividades físicas.


Para adultos
A intensidade da atividade física pode ser de moderada a vigorosa. Para quem já vinha praticando, pode adaptar os exercícios em casa ou diversificar as atividades. A dica é dançar, pular corda, subir escadas e até jogar nos videogames que estimulam movimentos corporais.


Para idosos
Podem realizar relaxamento e alongamentos simples, e exercícios de fortalecimento muscular: levantar-se e sentar-se algumas vezes seguidas na cadeira, subir escadas, agachar para pegar objetos ou carregar sacolas com pouco peso. Por ser a faixa etária com maior risco, os idosos necessitam de mais atenção e devem ficar em casa o máximo de tempo possível.


IMPORTANTE: Em qualquer idade, os exercícios físicos devem respeitar os limites do corpo, as restrições físicas e as recomendações médicas, quando houver.

Por fim, é sempre bom lembrar: mantenha-se hidratado! Beba água várias vezes ao dia!

Nenhum comentário: