6.23.2007

Diabetes: Novo comprimido substitui injecções de insulina

Diabetes: Novo comprimido substitui injecções de insulina

Um novo comprimido, que regula os níveis de açúcar o sague, poderá vir a permitir substituir as injecções de insulina no tratamento da diabetes.
Segundo a edição online do Sol, os especialistas da empresa britânica Diabetology afirmam ter encontrado a solução para impedir que as cápsulas se desfaçam devido aos ácidos do estômago, o maior problema encontrado, até agora, na administração oral da substância.

Os peritos desenvolveram um revestimento especial, permitindo que os comprimidos passem directamente para o intestino, onde a insulina tem de ser obrigatoriamente absorvida, o que não era conseguido anteriormente.

O fármaco, que foi testado em 16 pacientes, só verá os seus detalhes revelados após a apresentação das descobertas à Associação Americana de Diabetes.

Espera-se que a nova terapêutica, tomada duas vezes por dia, antes do pequeno-almoço e do jantar, venha a revelar que as doses orais de insulina permitem regular os níveis de açúcar no sangue e tratar a diabetes, sobretudo a de tipo II.

A comunidade científica do Reino Unido já aplaudiu a descoberta, mas adverte que as conclusões ainda são muito prematuras pelo que devem ser tratadas com precaução, uma vez que gostariam de ver «resultados mais concretos».

A Diabetes tipo II pode ser controlada através de uma determinada dieta alimentar e com comprimidos e só quando a doença evolui é que os diabéticos passam a necessitar de levar injecções. Contudo, a luta para evitar tão incómoda terapêutica não é nova.

Actualmente, já está disponível no mercado uma solução inalável para os diabéticos com fobia de agulhas ou que não conseguem injectar-se.

23-06-2007 16:02:16

Nenhum comentário: