8.23.2007

Qualidade de Vida: Asma Tratamento e Prevenção

Asma já atinge 20% da população mundial.
Os números surpreendem: cerca de 20% da população mundial é portadora de asma e, desses, 2,5 mil morrem anualmente só no Brasil. "Embora a doença seja crônica e não tenha ainda um tratamento definitivo, a boa notícia é que hoje o paciente com asma pode levar uma vida com qualidade", esclarece Dra. Marta Guidacci, especialista da rede Amil e coordenadora do Programa de Atendimento ao Paciente Asmático da Secretaria de Saúde do Distrito Federal.
Considerada um problema de saúde pública, a patologia tem maior prevalência na infância. "Os principais sintomas são falta de ar, tosse, chiado e aperto no peito. Eles ocorrem como conseqüência da liberação de certas substâncias que determinam a contração dos músculos que envolvem os brônquios, estreitando a passagem e causando dificuldade na respiração", explica a médica. Deflagrada por vários fatores, está freqüentemente ligada a alterações climáticas, poeira, mofo, pólen, cheiros fortes, pêlos de animais, fumo, medicamentos e alimentos.
Diagnóstico e Tratamento - O primeiro passo para combater a asma é o diagnóstico preciso. Para detectar a doença, o paciente passa por uma criteriosa avaliação clínica, seguida de exames complementares. "Podemos lançar mão, de acordo com cada caso, de teste de função pulmonar, radiografia de tórax e exame cutâneo para avaliação da resposta alérgica", esclarece Dra. Marta.
Uma vez confirmado o diagnóstico, inicia-se o tratamento. Cuidados ambientais são muito importantes quando se tem um portador de asma na família. "É necessário estabelecer hábitos que visam evitar as crises. Em casa, devemos manter o ambiente arejado; não fumar; evitar carpetes, tapetes, cortinas e móveis estofados de tecido, que se constituem em depósitos de poeira; entre outros", orienta a médica.
Somado ao controle ambiental, há casos nos quais é necessário utilizar terapia farmacológica, com remédios prescritos e acompanhados pelo médico assistente. Pesquisadores defendem também a adoção de dieta especial. "A limitação de açúcares e leveduras e a ingestão de níveis adequados de vitaminas A, B6, B12, C e de ácidos graxos são algumas das medidas que têm apresentado resultados positivos, porque verificamos no paciente asmático uma diminuição do processo inflamatório e relaxamento da musculatura respiratória", enfatiza Dr. Rafael Machado, do Golden Spa.
Outro recurso para o tratamento da asma é a acupuntura, que oferece bons resultados no tratamento da asma crônica e sub-aguda, diminuindo a intensidade das crises. Dr. Rafael, que é acupunturista, explica que as agulhas são colocadas em pontos específicos que promovem o aumento da circulação sanguínea e a melhoria da capacidade pulmonar. Contudo, ele alerta que a técnica é uma medida complementar, que deve ser indicada pelo médico assistente e aplicada juntamente com os demais cuidados.
SE VOCÊ TEM UM FAMILIAR PORTADOR DE ASMA, CONFIRA ALGUMAS RIENTAÇÕES PARA CONTROLE AMBIENTAL:
- Evite ter em casa carpetes, tapetes, cortinas e móveis estofados de tecidos, que se constituem em depósitos de poeira.
- O colchão e o travesseiro devem ser revestidos com material sintético impermeável (plástico, emborrachado ou napa).
- Não utilize travesseiros de lã, chenile ou roupas desses materiais. Use colcha de piquê ou edredon de algodão. - As paredes do quarto e dos demais cômodos devem ter pintura lavável. Mantenha o quarto bem arejado, evitando o mofo.
- Limpe a casa diariamente, em especial, o quarto, com pano úmido e aspirador de pó. Não utilize vassouras, espanadores e panos secos.
- O paciente não deve permanecer em casa durante a limpeza, nem participar de qualquer atividade a ela relacionada. - Evite o contato com animais de pêlo ou penas, como: cães, gatos e pássaros. Animais de estimação ideais para crianças com alergia são: peixes e tartarugas.
- Evite brinquedos de pano e de pelúcia.
- Mantenha armários e depósitos de brinquedos limpos e arejados.
- Não utilize inseticidas, espirais contra insetos, tintas, desodorantes ambientais e outras substâncias de odor ativo.
- Não fume dentro de casa, evitando assim a exposição da criança.
- Elimine baratas.
- Não utilize vaporisador ou umidificador. Eles estimulam o crescimento de ácaros, fungos e bactérias.
- Tenha vida ao ar livre e pratique esportes.

Nenhum comentário: