10.16.2007

NOVO MEDICAMENTO ( NXY-059) PODE REDUZIR SEQUELAS DE ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL (DERRAME)

Novo remédio pode reduzir seqüelas de derrame

Um novo medicamento poderá reduzir os riscos de sérias deficiências físicas provocadas por derrames, segundo testes feitos por uma equipe de pesquisadores da Universidade de Glasgow.

A pesquisa envolveu mais de 1,7 mil pacientes em 154 hospitais espalhados pelo mundo e produziu resultados promissores.

O medicamento, conhecido como NXY-059, age para minimizar os danos cerebrais logo após um derrame relacionado a um coágulo.

O derrame é uma das causas mais comuns de morte ou deficiência física de longo prazo no mundo. O acidente vascular cerebral relacionado a um coágulo, ou isquêmico, é causado pelo bloqueio de um dos vasos que transportam sangue ao cérebro.

Recuperação

Nos testes conduzidos pela equipe da Universidade de Glasgow, os pacientes eram examinados na chegada ao hospital, cerca de seis horas depois de desenvolverem os primeiros sintomas de derrame.

A metade deles recebeu tratamento com medicamentos tradicionais e para os demais foi incluído o NXY-059.

"Os pacientes que receberam esse novo medicamento tiveram mais chances de uma recuperação total em três meses", disse o professor Kennedy Lees, chefe da pesquisa.

"As chances dos que foram tratados com NXY-059 de evitar as deficiências físicas de longo prazo foram cerca de 20% maiores."

O professor disse também que os resultados mostravam ser possível tratar do derrame depois do prazo de três horas desde o início dos sintomas.

Segundo ele, os testes também sugeriram que o remédio pode reduzir os riscos de sangramento associado com remédios para combater a formação de coágulos.

"Esses testes abrem novos horizontes para o tratamento de uma das mais importantes doenças que afetam a nossa sociedade", disse Lees.

'Instigantes'

O diretor da ONG britânica Chest, Heart and Stroke Scotland, David Clark, considera "instigantes" os resultados dos testes.

"Cerca de metade dos sobreviventes de um derrame tem alguma deficiência significativa, então, qualquer coisa para reduzir essa deficiência é potencialmente de grande benefício, especialmente por ter o potencial de ser desenvolvido como um procedimento de rotina nas unidades de tratamento de derrames", disse.

Joe Korner, da Stroke Association da Grã-Bretanha, disse: "O potencial desse medicamento é muito interessante e pode ser mais um instrumento para os profissionais de saúde no tratamento de um derrame agudo".

"Ainda não está claro exatamente de que maneira isso pode beneficiar indivíduos, mas o que sabemos é que, quanto mais cedo um paciente com derrame receber diagnóstico de especialista e for internado em uma unidade de tratamento de derrame, melhor o resultado".

"Pode demorar muitos anos para um remédio chegar ao mercado".

"O derrame é uma emergência médica e o público deve ser alertado para os sintomas para que mais pessoas possam receber os tratamentos já disponíveis".

"Um fator decisivo para isso será aumentar o conhecimento público sobre os sintomas do derrame."

Nenhum comentário: