5.17.2008

ARTRITE: formas, sintomas e tratamentos

Artrite

O QUE É?
A artrite é uma doença que pode causar dor e inchaço em suas juntas. As juntas são os lugares onde dois ossos se encontram, como os cotovelos ou joelhos, por exemplo. Alguns tipos de artrite podem causar problemas em outros órgãos, como os olhos ou o tórax. Sua pele também pode ser afetada, às vezes.Tais problemas podem ser causados por uma inflamação, um inchaço que pode incluir dor e vermelhidão, sinais de que algo não anda bem.
A maior preocupação que acompanha a artrite é a de não poder mais trabalhar, ou cuidar de crianças e da família. Outras pessoas pensam que doenças como a artrite devem simplesmente ser encaradas como algo inevitável. Embora seja verdade que a artrite pode ser dolorosa, há muitas coisas que uma pessoa pode fazer para sentir-se melhor.Há vários tipos de artrite.
Os dois tipos mais comuns são a artrite reumatóide e a osteoartrite.A osteoartrite é a forma mais comum de artrite.
Esta é a forma que normalmente chega com a idade e afeta na maioria das vezes os dedos, os joelhos e os quadris. Às vezes a osteoartrite pode acompanhar um trauma numa determinada junta. Por exemplo, um jovem pode machucar seus joelhos jogando futebol. Anos mais tarde, depois do joelho ter se recuperado, ele pode desenvolver artrite nessa junta.A artrite reumatóide acontece quando o próprio sistema de defesa do organismo não funciona como deveria. Ela afeta juntas, ossos e órgãos - em geral mãos e pés. A pessoa pode sentir-se cansada ou doente, e às vezes pode ter febre.
Outras doenças também podem causar artrite. Entre elas:Gota, em que cristais se formam nas juntas. Afeta normalmente os pés.
Lúpus, na qual os sistema imunológico pode danificar as juntas, o coração, a pele, os rins e outros órgãos. A hepatite viral, na qual uma infecção do fígado pode causar artrite.

SINTOMAS
A dor é a forma que seu corpo usa para avisar que algo está errado. Muitos tipos de artrite causam dor em suas juntas. Você pode experimentar dificuldades para caminhar. Alguns tipos de artrite podem afetar diferentes partes de seu corpo. Junto com a artrite, você podeTer febre Perder peso Experimentar problemas respiratórios Sentir coceiras Tais sintomas também podem, é claro, ser sinais de outras doenças, por isso é importante consultar um médico. Muita gente usa ervas ou remédios comuns para dor, e é importante avisar o médico se você estiver tomando esses produtos. Só o médico pode diagnosticar a artrite ou alguma doença relacionada e criar uma estratégia de tratamento. É importante também não esperar.Não se esqueça de contar sobre quaisquer contusões que você tenha sofrido. Normalmente, o médico usa chapas de raios-x e exames de sangue para determinar se você tem artrite, e de que tipo.

TRATAMENTO
Depois de determinar que tipo de artrite você tem, o médico vai determinar o melhor tratamento, que pode incluir remédios para a dor, a inflamação e a rigidez das juntas, e cremes ou pomadas para aliviar dores locais.Às vezes, mesmo com a medicação, a dor persiste. Nessas horas, é possível usar algumas técnicas para sentir-se melhor:Tomar um banho morno Fazer alguns exercícios leves Aplicar gelo na área dolorida Repousar a junta dolorida Se a dor retornar sempre, mesmo com a medicação, é preciso avisar o médico, que pode prescrever outros remédios mais adequados para seu caso.OUTRAS MEDIDASVocê pode fazer muitas coisas para evitar que os danos que a artrite causa.
É importante:Manter um peso adequado à sua altura. A obesidade pode fazer com que seus quadris e joelhos fiquem mais doloridos Praticar exercícios. Mover todas as suas juntas pode ajudar, e muito. Uma caminhada todos os dias também é benéfica Tomar os remédios regularmente e na quantidade correta. Eles podem ajudar a prevenir a dor e a rigidez Tomar um banho morno pela manhã Visitar o médico regularmente
Fonte: National Institute of Arthritis and Musculoskeletal and Skin Diseases, Estados Unidos.


Estima-se que 43 milhões de americanos sofrem com artrite ou problemas nas articulações. Provavelmente, poucos de nós chegaremos a uma idade avançada sem pertencer a esse grupo. Embora não haja cura, este artigo vai ajudá-lo a examinar alguns dos passos que você pode seguir para aliviar o desconforto. Vamos começar com algumas informações gerais sobre a artrite.

Há mais de 100 diferentes tipos de artrite, com inúmeras causas, de acordo com a Arthritis Foundation (Fundação da Artrite), de Atlanta. Entre as mais conhecidas estão a osteoartrite, artrite reumatóide, gota e o lúpus.
A osteoartrite é de longe a forma mais comum.
Ela se caracteriza principalmente pelo colapso e perda da cartilagem das articulações. A cartilagem é o tecido duro que separa e protege os ossos em uma articulação. Conforme a cartilagem vai se desgastando e os ossos começam a se esfregar uns nos outros, a articulação fica irritada.
Na osteoartrite, esse colapso da cartilagem é acompanhado por uma inflamação minúscula, endurecendo o osso debaixo da cartilagem e fazendo com que ele cresça ao redor das articulações. A maioria das pessoas desenvolve um pouco de osteoartrite quando envelhece.

Já a artrite reumatóide, por outro lado, não faz parte do processo do envelhecimento. Por razões desconhecidas, a membrana sinovial de uma articulação inflama, o que causa dor, inchaço, calor e vermelhidão.

No caso da gota, são cristais de ácido úrico em forma de agulha que se juntam nas articulações devido a uma falha na capacidade do corpo de metabolizar purinas. As purinas são compostos químicos que aparecem naturalmente em certos alimentos como fígado, rim e anchovas. Essa doença atinge principalmente homens acima do peso e relativamente sedentários com mais de 35 anos de idade.

O lúpus, por sua vez, afeta mais as mulheres do que os homens. O lúpus é uma doença auto-imune em que o próprio sistema imunológico do corpo ataca células saudáveis. Os sintomas são vários, de dores nas articulações a inflamações na boca e fadiga constante.
Muitas pessoas começam a sentir dores e dificuldades de movimento em seus corpos ao longo dos anos. Às vezes suas mãos, joelhos ou quadris se tornam doloridos e difíceis de movimentar. Essas pessoas podem estar com artrite.

Nenhum comentário: