5.31.2008

Segundo pesquisador francês a cura da AIDS é possível

AIDS: Cura é possível em primeiro lugar com vacina terapêutica, antes da preventiva -Luc Montagnier
30 de Maio de 2008, 19:51
O virologista Luc Montagnier, o pesquisador francês que identificou o vírus HIV, admite ser "mais fácil viver" actualmente com AIDS devido aos novos tratamentos, mas a prioridade é conseguir uma cura, que pode acontecer através de uma vacina terapêutica.

"Tem que se conseguir restabelecer totalmente o sistema imunitario para que o proprio doente possa lutar contra o vírus e isso não pode ser apenas através de medicamentos, porque os vírus desenvolvem novas formas de resistência, o que torna a corrida sem fim. Poderemos ter uma cura pela vacina".
O pesqisador francês têm batido desde há 10 anos pelo desenvolvimento de uma vacina terapêutica e lembra que os "fracassos" têm ocorrido na vacina preventiva.

Para Montagnier, o desenvolvimento de uma vacina terapêutica seria mais "simples e rápida" devido ao envolvimento de um menor número de pacientes nos ensaios clínicos.

O acesso a este tipo de vacina também seria mais fácil que aos medicamentos: "A toma de medicamentos tem que ser feita todos os dias e em países com muitas pessoas infectadas é impossível um tratamento durante toda a vida porque é muito caro. [A existir], com a vacina bastariam três administrações".

Sobre o "braço de ferro" entre nomeadamente o Brasil e as indústrias farmacêuticas para baixar o preço dos medicamentos, o francês lembrou a possibilidade de existirem dois mercados paralelos - um de novos medicamentos inovadores e caros e um outro de genéricos e mais baratos.

"O mais importante é dar acesso a medicamentos ao maior número de pessoas", concluiu o investigador, lembrando que em África o maior problema não é o custo, mas o fato de muitas pessoas "desconhecerem que estão infectadas e também nem o quererem saber".

"São pessoas à margem do sistema de saúde e que não querem saber se estão infectadas por causa de questões de discriminação e estigmatização", explicou.

Montagnier sublinhou que a prevenção deve ser feita através da educação e que o combate à infecção da AIDS também tem que levar em conta os níveis de vida da população.

"Em África as pessoas não têm acesso a água grátis, são pobres. Se pudermos melhorar os níveis de vida, mais homens não irão aceitar relações sexuais desprotegidas", ilustrou.

Nenhum comentário: