6.01.2008

CREMES, LOCÕES, EMULSÕES, GÉIS , FORMULAÇÕES



Cremes e Loções
Drª Denise Polato de Lima © 2003

1)Introdução:
Desde os primórdios da cultura humana são utilizados óleos e cremes em rituais sagrados e para o tratamento do corpo. Sabe-se pôr meio das descobertas em pirâmides, passagens da bíblia e posteriormente dos gregos e romanos que o uso de produtos cosméticos era muito difundido.

Até a década de 30 o número de matérias-primas assim, como o de produtos eram bastante restritos. Com o desenvolvimento da química dos tensoativos no período pré e pós segunda guerra mundial, possibilitou um crescimento excepcional da indústria cosmética.

Com o emprego de tensoativos tornou-se possível e facilitou bastante a fabricação de cremes reunindo em sua composição ingredientes aquosos e oleosos. Como em todas a áreas os avanços da pesquisa técnico-científica têm levado à renovação rápida e constante não de só de tecnologia bem como ao lançamento de novos produtos.

Atualmente para cada caso procura-se formular produtos específicos. Um creme ou emulsão deverá ser formulado e ser adaptado às condições da epiderme.

2)Classificação dos Tensoativos quanto sua aplicação:
Emulsionantes, Detergentes, Umectantes, Dispersantes e Solubilizantes.

3) Emulsionantes:
Como o nome indica, são aqueles promotores de emulsões.
Emulsões são misturas, relativamente estáveis, de líquidos não miscíveis entre si.
Toda emulsão é constituída de, pelo menos, três componentes:

o líquido a ser emulsionado(fase interna);

o líquido "fase externa";

emulsionante ou emulgador.


A infinita diversidade de características que podem ter os 2 líquidos constituintes da emulsão, faz com que seja impossível a existência de um "emulgador universal". Para cada tipo de emulsão será necessário estabelecer, através de testes práticos, qual o emulgador ou sistema de emulgadores mais indicado. A evidente dificuldade em se testar um grande número de emulsionantes, toda vez que se deseja preparar uma emulsão, gerou a necessidade da criação de sistemas que permitissem o estabelecimento "a priori" do emulgador mais indicado para uma determinada emulsão.
O mais difundido destes sistemas é o denominado H.L.B(Hydrophil-Lypophil-Balance).

Este sistema se baseia na determinação do balanceamento entre os grupos polares e não-polares de um determinado tensoativo, bem como do balanceamento entre as polaridades dos líquidos a serem emulsionados.

Assim, para emulsionar e um sistema óleo-água com um H.L.B., os emulgadores teriam de estar na mesma faixa de H.L.B.Sistemas do tipo H.L.B. devem ser encarados como uma ferramenta útil, porém apenas orientativa, ou seja, o processo de tentativa-e-erro não poderá ser abolido, mas o número de emulgadores a ser testados será consideravelmente menor.

Em alguns trabalhos técnicos, em língua portuguesa já se encontra a sigla E.H.L.(Equilíbrio Hidrófilo-Lipófilo) em lugar de H.L.B.

Ainda quanto ao H.L.B. devemos lembrar 2 aspectos práticos, onde, com alguma frequência, se observam erros quanto a sua interpretação:


o conceito de H.L.B. se aplica, única e tão somente, para a seleção de emulgadores adequados a um sistema.

o H.L.B. não constitui especificação de produto para fins de Controle de Qualidade. É uma característica de cada emulgador. Outrossim e na grande maioria dos casos, determinado pôr fórmulas matemáticas. A sua determinação prática é extremamente complexa.


4)Emulsões Óleo/Água e Água/Óleo:
Quando a fase externa de uma emulsão é aquosa, e a dispersa é oleosa, temos uma emulsão óleo/água(o/w). É o tipo mais comum de emulsões.

Quando a a fase interna é aquosa e a externa oleosa, temos uma emulsão água/óleo(w/o), ou emulsão inversa.

Em termos de H.L.B., pode-se dizer de forma genérica que emulgadores com HLB`s entre 3 a 6 favorecem a formação de emulsões água/óleo. Emulgadores de HLB entre 8-15 favorecem a formação de emulsão óleo/água.
Isto é, contudo, uma regra meramemte orientativa, havendo inúmeras exceções à mesma.

Em se tratando de emulsões, vale sempre ter em mente a regra clássica: "dois emulgadores são mais eficientes que um só".

No nosso dia-a-dia temos contato com ambos os tipos de emulsões:

emulsão óleo-em água: leite: cerca de 4% de gordura emulsionada em água.

emulsão água-em-óleo: manteiga: cerca de 15% de água emulsionada em gordura.


Inúmeros outros exemplos de emulsões com que nos deparamos diariamente são: cosméticos, pomadas e cremes, produtos de limpeza, maionese, etc..

Para se identificar uma emulsão quanto a sua natureza, basta verificar sua dispersibilidade em água:

se for facilmente dispersável é óleo/água.

se não for, é uma emulsão inversa.


5)Cremes e Emulsões:
Cremes e emulsões são dispersões de duas fases não miscíveis entre si os quais com a ajuda de um emulsionante formam um sistema homogêneo.
Estes produtos são constituídos no geral por vários componente, sendo os básicos e principais:

agentes doadores de consistência, agentes engordurantes, emulsionantes, princípios ativos ou aditivos especiais, água, conservantes, perfume, corantes ou pigmentos.
Do ponto de vista técnico da química dos tensoativos, uma emulsão, e um creme são um só produto, na pratica porém o creme corresponde a uma "emulsão" consistente, não fluida enquanto que a emulsão apresenta a característica fluida.
No desenvolvimento ou elaboração de um creme ou emulsão deverá ser considerado a finalidade a que se destina e característica da epiderme, deverá ser facilmente adsorvida, não deverá ser irritante, isto é, não deverá ocasionar problemas para o indivíduo que a utiliza, por exemplo, alergias.
Do ponto de vista médico-cosmético deverá ser: não irritante, ser estável(não deverá separa-se em seus componentes), não degradar(MO), compatível com princípios ativos e aditivos especiais, facilmente adsorvido pela epiderme.
Durante a escolha dos componentes deverão ser levados em conta os questões acima descritas.

Tipos de emulsões:

Óleo em água(O/A): No sistema O/A a água engloba a partícula de óleo, assim a fase externa sendo água não atuam como engordurante mas sim apresentam antes um efeito evanescente.
Estas emulsões e cremes são utilizados para produtos que não deixam um efeito engordurante, usados principalmente como cremes para o uso durante o dia e cremes evanescentes. São facilmente laváveis com água, podendo durante a a aplicação ocorre um esbranquiçamento o qual desaparece após completamente adsorvido. Como a fase externa é água, estes produtos tendem a secar superficialmente formando uma crosta. As embalagens mais adequada são vidro, porcelana p plástico, evitando-se o uso de embalagens metálicas, pois podem ocorrer oxidação e corrosão.


Água em óleo(A/O); No sistema A/O, a fase oleosa engloba a fase aquosa, assim a fase externa sendo óleo apresenta efeito engordurante deixando a epiderme com aspecto brilhante. Estas emulsões são usados principalmente como cremes para noite, creme de massagem, creme emoliente, etc..

Preparo das emulsões:

Sistema O/A: Agentes engordurantes, doadores de consistência, emulsionantes e aditivos lipoduráveis são fundidos em banho-maria a 70-80'C. Aquecimento com com fogo direto ou similar não é indicado, pois pode ocorrer um superaquecimento e ocorrer degradação térmica dos componentes.
Á água e componentes hidrossolúveis são homogeneizados e aquecidos a 75-85'C e adicionados lenta e continuamente à fase oleosa sob constante agitação. Mantêm-se a agitação até esfriar à temperatura ambiente evitando a incorporação de ar. No caso de aditivos que não apresentam estabilidade térmica, deverão ser adicionados ao creme já frio. No caso de pigmentos, o creme deverá ser preparado em um homogeneizador adequado(Tipo Sigma). As essências são adicionadas ao creme frio ou no máximo à 40'C.


Sistema A/0: o método de preparo é similar ao sistema O/A sendo que a água deverá ser adicionada parceladamente e após a formação de creme, ele deverá passar por um moinho de rolos(Calandra). Essências à frio ou até 40'C.


Estabilidade das emulsões:
O melhor e mais seguro teste é observar o produto na embalagem pré determinada durante um longo tempo de estocagem em condições climáticas variadas. Deve-se levar em consideração a alcalinidade do vidro assim como o efeito da luz e temperatura. Este teste de estocagem(Shelf-Test) dificilmente poderá ser substituídos pôr testes acelerados(teste com centrífuga, teste com variação de temperatura, teste com vibração).

Formulações:

1)Para tratamento da epiderme:



a)Creme para uso diário: O/A
Monoestearato de glicerila..............15%
Álcool ceto-estearílico etoxilado........3%
Oleato de iso-decila.....................5%
Vaselina líquida.........................3%
Glicerina................................5%
Água qsp............................. 100ml
Conservante, perfume.................... qs

b)Creme nutritivo- Noturno: O/A
Monoestearato de glicerila..............16%
Álcool ceto-estearílico etoxilado........3%
Oleato de iso-decila....................10%
Vaselina líquida.........................5%
Glicerina................................5%
Agua, perfume, conservante.............. qs

c)Creme Umedecedor 0/A:
Monoestearato de glicerila..............16%
Álcool ceto-estearílico etoxilado........1%
Miristato de isopropila..................8%
2-Octadodecanol.........................12%
Parafina líquida.........................4%
FNH......................................5%
Agua, perfume, conservante.............. qs

d)Creme protetor com Silicone - O/A:
Álcool ceto-estearílico..................8%
Álcool oleil-cetílico etoxilado..........3%
Oleato de iso-decila....................10%
Vaselina líquida........................10%
Óleo de silicone.........................5%
Glicerina................................6%
Agua, perfume, conservante.............. qs

e)Creme de Limpeza - O/A:
Álcool cetoestearílico...................2%
Monoestearato de glicerila.............14%
Álcool oleil-cetílico etoxilado..........3%
Oleato de iso-decila....................10%
Vaselina líquida........................15%
Agua, perfume, conservante.............. qs

f)Creme Nutritivo(Galena)O/A:
Vaselina líquida.........................3%
Álcool ceto-estearílico..................8%
Monoestearato de glicerila...............2%
Álcool cetílico..........................2%
Lauril sulfato de sódio...............1,70%
Óleo de amêndoas.........................2%
p-Hidroxibenzoato de propila..........0,05%
Sorbitol.................................5%
p- Hidroxibenzoato de metila..........0,15%
Água qsp..............................100ml
Fosfato de ascorbil magnésio.............1%
Citrato de sódio.........................1%
Água destilada..........................20%
Essência................................ qs



Preparação:
Aquecer as fases A e B, separadamente, a 80-90'C.
Adicionar B sobre A, sob agitação.
Dissolver C a 45'C e adicionar C e D à emulsão formada pôr A+B, entre 45-50'C, sob agitação.
Interromper a agitação quando a temperatura atingir 40'C.

g)Loção Hidratante Pós-Sol O/A:
Fase A
Cera auto-emulsionante...................4%
Óleo de Calêndula.......................3%
Miristato de isopropila..................2%
Óleo de silicone.........................2%
Trietanoalamina........................0,3%
Propilparabeno........................0,05%

Fase B
Carbomero 940(sol.2%)...................10%
Propilenoglicol..........................2%
Alantoína.............................0,25%
Metilparabeno.........................0,15%
Água destilada qsp..................... 100

Fase C
Álcool...................................2%
Mentol................................0,20%

Fase D
Glicirrizinato dipotássico............0,20%
Álcool...................................2%

Fase E
Vitamina E...............................3%
D-pantenol...............................2%
Aloe vera ext............................3%
Conservante de amplo espectro........... qs
Essência................................ qs

Preparação:
Aquecer as fases A e B, separadamente, a 75-80'C.
Adicionar a fase B sobre a fase A com agitação.
Iniciar o resfriamento. Adicionar a fase C e D.
Misturar bem.
Adicionar a fase E.
Misturar bem.


GEL:
Definição: gel hidrofílico é uma preparação semi-sólida composta de partículas coloidais que não se sedimentam(ficam dispersas). Geralmente, as substancias formadorars de géis são polímeros que, quando dispersos em meio aquoso assumem conformação doadora de viscosidade à preparação.
Existem várias substâncias que podem formar géis sendo que as mais empregadas como bases em cosmiatria são: o polímero carboxivinílico(Carbopol 940) fornecido na forma ácida e neutralizado durante a preparação com uma base, gerando géis com maior viscosidade e pH entre 6,5 e 7,5; e a hidroxi-etil-celulose(gel de Natrosol) que em concentração adequada intumesce com a água formando géis de consistência média e de carcterística não-iônica.

O gel não iônico é compatível com a maior parte dos ativos hidrossolúveis usados em cosmiatria, como o ácido glicólico, que devido ao seu pH muito ácido é incompatível com o gel de Carbopol.

Os géis têm sido muito usados como bases dermatológicas pois possuem bom espalhamento, são não-gordurosos e podem veicular vários princípios ativos hidrossolúveis e lipossomas. São mais usados para as peles mistas ou oleosas. O gel-creme são emulsões contendo alta porcentagem de fase aquosa e baixíssimo conteúdo óleos, estabilizadas pôr colóide hidrófílico. São também chamados de cremes oil-free. Trata-se de uma preparação que tem sido largamente utilizada, pois em um gel-creme é possível veicular substancias lipossolúveis, tais como filtros solares, princípios ativos oleosos, sem que o produto final deixe na pele uma sensação gordurosa. Podem ser usados em todos os tipos de pele.

Nenhum comentário: