11.09.2008

Acompahamento de metástase das células cancerosas


Uma equipe de pesquisadores da Holanda desenvolveu uma técnica que permite acompanhar o rastro das células individuais do câncer de mama em seu processo de metástase e invasão de outras áreas do corpo.

O câncer é mais facilmente curável quando as células cancerosas se limitam a um só tumor, mas muitos tumores têm propensão a desenvolver metástase: as células afetadas saem do tumor, entram na corrente sanguínea e vão para outras partes do corpo.

Em artigo na revista "Nature Methods", Jacco van Rheenen, que dirigiu uma equipe do Centro Médico Universitário de Utrecht, descreve o procedimento seguido.

Os cientistas "expressaram" artificialmente uma proteína colorida, que podia ser ativada à vontade, nas células do câncer de mama antes de implantá-las no rato fêmea, para formar o tumor.

Esse procedimento permitiu aos pesquisadores acompanhar minuciosamente o movimento das células durante horas, e até dias.

Graças a esse enfoque, os cientistas observaram diferenças no comportamento metastático das células em diferentes partes do tumor e puderam comprovar o surgimento das células coloridas em outras áreas do corpo.

Este método permitirá, segundo os cientistas, uma investigação detalhada da biologia do câncer de mama em seu ambiente natural e poderia se estender, no futuro, a outros estudos sobre motilidade celular e morfogênese do tecido.

Nenhum comentário: