2.07.2009

Alzheimer: Primeiro sinais.

Saber detectar os sinais de Alzheimer

Investigadores norte-americanos da Alzheimer Association alertam para os primeiros sinais da doença. Segundo os peritos, uma pessoa não ser capaz de se lembrar de certas coisas à medida que envelhece pode ser um sinal da doença

“Os sintomas da doença de Alzheimer são muito mais severos do que simples perdas de memória momentâneas”, afirmaram os peritos em comunicado. “As doentes de Alzheimer têm dificuldades em comunicar, pensar e aprender, problemas suficientes para causar impacto no seu trabalho individual, bem como em actividades sociais e na vida familiar”, pode ler-se ainda no mesmo.

A título de exemplo, a maioria das pessoas tem por vezes dificuldades em encontrar a palavra certa, mas aqueles que sofrem de demência esquecem-se de palavras simples, substituindo-as por outras expressões, como “aquela coisa para a boca”, referindo-se à escova de dentes.

Colocar as coisas fora do lugar não é algo assim tão estranho, mas as pessoas com este tipo de patologia conseguem ir ainda mais longe, colocando, por exemplo, um ferro de engomar no frigorífico. É ainda comum que realizem certos erros de julgamento, como usar roupas de Inverno num dia quente de Verão.

As pessoas com Alzheimer têm ainda variações de humor muito repentinas, sem razão aparente. Podem ainda apresentar um comportamento que revela grande passividade, como sentarem-se em frente à televisão durante horas, ou dormirem mais do que o habitual.

Saber ter em atenção estes e outros pormenores é importante para detecção da doença, sobretudo entre familiares e amigos.

Farmacia.com

Nenhum comentário: