7.27.2009

Formulação em creme usada para tratamento de câncer de pele pode melhorar aparência de rugas

O fármaco fluorouracil usado em formulações em creme para tratar certos tipos de cancer de pele, como o basocelular, também demostrou o poder de reverte sinais de envelhecimento, revelou estudo de cientistas americanos.

Além de remover protuberâncias suspeitas de pele danificada pelo sol, o fármaco melhorou a aparência de rugas, manchas escuras e olheiras. Pacientes com ceratose actínica pré-cancerosa podem esperar, como efeito colateral do tratamento, ter uma pele com aparência mais jovem, de acordo com artigo escrito pelos pesquisadores em Archives of Dermatology.

Os especialistas advertem, contudo, contra o uso do fármaco para finalidade cosmética, dizendo que ela pode causar forte reação na pele. O tratamento conduz o organismo a renovação da pele após danificar a epiderme, assim como ocorre em peeling químico e tratamento com laser.


Em testes realizados com 21 voluntários portadores de ceratose actínica e pele danificada por exposição ao sol, os cientistas aplicaram creme com fluorouracil duas vezes ao dia por duas semanas e verificaram uma melhora significativa na pele, com a remoção de manchas pré-cancerosas e a reversão de alguns sinais de lesões causadas pelo sol. A pesquisa foi realizada por uma equipe de cientistas liderada por Dana Sachs, da Escola de Medicina da Universidade de Michigan em Ann Arbor.

Fonte: BBC

Nenhum comentário: