8.25.2009

Estresse: bomba para corpo e mente


Doença se manifesta de formas variadas. Tratamentos podem ser com remédios ou terapias

Contas a pagar, acúmulo de tarefas, medo de perder emprego... Difícil fugir dos problemas do cotidiano. E o resultado de todas essas tensões que se acumulam é o estresse, que se manifesta das mais variadas formas: falta de memória, insônia, dificuldade de concentração, taquicardia, diminuição da libido, dores musculares, feridas ou manchas na pele.

A neuropsicóloga Andrea Bandeira, do Grupo Sanare (Centro Neuropsicossoma da Barra), destaca que estresse não é doença, por ser a resposta natural do organismo às tensões. Mas favorece o desenvolvimento delas quando é crônico, pois reduz a resistência do corpo, deixando-o vulnerável.

“As consequências do estresse estão associadas a várias modificações metabólicas: doenças cardiovasculares, acidente vascular cerebral (AVC), hipertensão, doenças auto-imunes, transtorno de pânico”, enumera Andrea. “Mas muita gente nem sabe que sofre de estresse. A maioria só se dá conta de que há algo errado quando fica doente”, diz.

A administradora Cláudia Marcondes, 39 anos, sabe bem o que é o problema. “Minha vida profissional era muito intensa. Passei a ter insônia e fobia social. Com terapias, como meditação, melhorei da ansiedade. Hoje consigo me organizar mentalmente e me sinto melhor”. A empresária Andrea Saad, 38, sentiu os efeitos do estresse na pele. “O excesso de preocupações fazia com que feridas surgissem no meu corpo. Ia a dermatologistas e só conseguia tratá-las, não curar. Com a terapia venho conseguindo ser mais tranquila. E hoje raramente as feridas aparecem”.

Para o psiquiatra Ervin Cotrik, do Instituto de Psiquiatria da UFRJ, deve-se identificar o quanto antes razões que levam o indivíduo a situações de estresse e tentar modificá-las. “Surgindo os sintomas que configuram o quadro, o mais indicado é buscar ajuda de um especialista”, destaca. O tratamento varia de acordo com cada caso, podendo ser medicamentoso e/ou terapêutico.

“Tranquilizantes, antidepressivos, ansiolíticos, moderadores de humor e readaptações de rotina podem ser utilizados”, cita a psicóloga Fátima Bittencourt. Relaxamento, meditação, ioga e acupuntura são algumas terapias que equilibram emoções. Exercícios físicos também são indicados.

Check-up identifica problema

“Calma, sem estresse!”. Foi de tanto ouvir essa frase de amigos que o empresário Edson Márcio Schutiz, 44, ligou o ‘botão de alerta’. “Eu vivia irritado, com taquicardia e falta de concentração”, conta. O diagnóstico foi confirmado com o check- up do estresse. “A avaliação apontou estresse em nível alto. Não tomei medicamentos, mas fiz psicoterapia. Aprendi a gerenciar mais minha vida e hoje sinto que saí do automático”, afirma.

No Grupo Sanare, que faz o check-up, a avaliação consiste em detectar o nível e o tipo do estresse. “São analisados o histórico clínico, emocional e familiar. Depois é indicado o tratamento adequado”, explica a psicóloga Fátima Bittencourt.

DICAS PARA AMENIZAR O PROBLEMA
Conheça seus limites: estabeleça metas que possa alcançar.

Adote uma dieta saudável, coma devagar e exercite-se.

Tenha tempo para se divertir com os amigos e a família.

Faça pausas no trabalho para exercícios de relaxamento.

Não dê muito valor a problemas pequenos. Procure alguém para conversar e desabafar.

Faça atividades ocupacionais que lhe proporcionem prazer.

Pense sempre positivo.

Evite consumir em excesso açúcares, gordura e bebidas com cafeína e energéticos.

Medite diariamente (5 min)

1- Respirar mais profundamente: A verdade é que o sangue precisa de oxigênio. Respiração profunda amplia a clareza da mente e dá mais saúde física. Faça isto, calmamente, durante alguns minutos por dia. Diante de ar livre e puro, na medida do possível.

2- Dar folga para o estômago: Seu estômago é um dos seus amigos mais importantes. Não se empanturre. Dê descanso ao estômago. Coma para alimentar-se. Não se intoxique.

3- Abrir espaço para a qualidade de vida na rotina diária: Não deixe para depois de amanhã a melhora que pode produzir e estabelece hoje. A qualidade de vida é uma planta que a gente tem que regar todo o dia.

4- Fazer periodicamente uma auto-avaliação: Verificar regularmente, item por item, o grau de coerência que você já atingiu na vivência do seu ideal ecológico, identificando de que modo pode continuar auto-aperfeiçoando-se e avançar cada vez mais.

5- Restringir o consumo de remédios: Tome remédios só quando for de fato necessário. Prefira terapias complementares, como homeopatia, acunpuntura, do-in, naturismo. Os laboratórios químicos induzem ao consumo de remédios não só desnecessários, mas prejudiciais.

6- Comer menos carne: Afaste-se, gradualmente, do processo de massacre diário dos animais para o mercado de carne. Há outros motivos. A carne vem com hormônios, conservantes e toxinas que a tornam alimento pouco saudável. Por seu lado, a carne de peixe pode acumular, com a poluição, metais pesados despejados nos rios. Diminua a carne, e se quiser proteínas animais prefira leite, queijo, ovos. Pense em uma alimentação mais vegetariana.

7- Restringir o uso do automóvel: Carro particular causa poluição ambiental e priva o seu organismo do necessário exercício físico. Use-o só quando necessário. Se ele não for indispensável, dê preferência ao ônibus e, em distâncias menores, à bicicleta. Esta última descongestiona o trânsito nas cidades, não polui e faz bem à saúde. Nas distâncias curtas, caminhar é a melhor opção.

8- Trocar o café pelos chás naturais: A ingestão excessiva de café pode causar problemas de comportamento, alterações cardíacas, câncer na bexiga e aumento do colesterol. A cafeína produz insônia e excitação nervosa. O café de cevada pode ser uma alternativa.

9- Adotar uma árvore (ou mais de uma): Além de todas as funções ecológicas conhecidas, ter uma ou mais árvores por perto acalma as pessoas e melhora seu estado de ânimo. No caso de hospitais, pacientes que têm árvores dentro de seu campo visual ficam curados mais rapidamente. Mantenha seu bem-estar interior convivendo mais com árvores. Defenda-as, quando ameaçadas. Cuide delas. Plante mudas. Verá como então se sentirá melhor.

10- Deixar o cigarro completamente: Além de tabaco, o cigarro contém quase 2 mil agentes químicos, na maior parte cancerígenos. Respeite seus próprios pulmões e os dos outros. Para plantio de fumo, florestas nativas são cortadas, pesticidas lançados ao solo, e o impacto ambiental é muito grande. As mesmas terras poderiam em vez disto, estar produzindo alimentos para os pobres. O consumo de cigarro é provocado artificialmente por campanhas de propagandas multinacionais. Economicamente, as doenças geradas pelo cigarro significam grande prejuízo para a sociedade.

11- Preferir alimentos com fibras: Segundo a Organização mundial de Saúde, 80% dos casos de câncer ocorrem por razões ambientais, inclusive o cigarro e a má alimentação. Os alimentos integrais, com fibras, previnem problemas de saúde. Restrinja os alimentos artificiais ou refinados.

12- Uma pausa antes de comer: Antes de iniciar a refeição, pare um instante, acalme sua mente, concentre-se na idéia mais elevada que puder imaginar no momento. Deixe de lado toda a pressa e ansiedade. E então comece a comer com calma e tranqüilidade, para que a digestão possa começar de maneira certa.

13- Economize e recicle papel: Use papel dos dois lados. Quando possível, compre papel reciclado, ou pelo menos não branqueado com cloro, produto extremamente nocivo ao meio ambiente.

14- Restringir as frituras: Se você não resiste a uma fritura de vez em quando, faça com que isto seja apenas uma exceção, e use somente óleos leves, que ajudam a controlar o colesterol. É melhor tentar viver sem frituras.

15- Comer alimentos naturais da estação: Os vegetais produzidos fora da estação exigem uso mais intensivo de pesticidas e substâncias químicas. Prefira as frutas e legumes da época. Lembre-se de lavar bem as verduras para tirar delas os restos de agrotóxicos. A vitamina A e o cálcio presentes em verduras, na cenoura e na maça ajudam a neutralizar o chumbo, cobre e outros metais pesados acumulados em nosso organismo.

16- Fazer exercícios físicos diariamente: Caminhe, ande de bicicleta, faça um pocuo de ioga, jogue vôlei, futebol ou basquete, tênis ou tênis de praia. Exercícios físicos moderados são essenciais para manter a saúde e uma atitude equilibrada diante da vida, evitando as causas do estresse e tensão.

17- Procurar os recicláveis: quando for às compras, priorize os produtos recicláveis, confiáveis, que podem se consertados, reabastecidos, recarregados e usados de novo. Evite produtos que dependem de pilhas e baterias, porque são altamente poluentes.

18- Praticar meditação: considerada por alguns como instrumento para uma ecologia da mente e dos sentimentos, a meditação não é uma prática tão complicada quanto se pensa. Basta sentar-se em silêncio e observar a passagem dos pensamentos pala mente como se fossem nuvens do céu, isto é, sem comprometer-se psicologicamente com eles, até que o seu firmamento mental fique todo, ou quase todo, livre de nuvens. Mesmo que o seu céu não fique inteiramente límpido você notará que as nuvens ficarão mais altas, brancas, agradáveis e claras. Leia, lentamente um bom livro sobre meditação.

19- Usar garrafas de vidro: Evite as garrafas de plástico e as latas, que terão de ser descartadas, enquanto as de vidro são imediatamente recicladas. Esta é uma pequena opção individual, diária, por uma sociedade ecologicamente viável. Um pequeno ato de autodisciplina e respeito pelo meio ambiente.

20- Sebo na margarina: quando é mostrada nas propaganda de televisão, a margarina parece um produto saudável. Na verdade ela é produzida com vários óleos vegetais misturados a gorduras animais como o sebo. Para ficar parecida com a manteiga, a margarina recebe antioxidantes, flavorizantes, corantes, emulsificantes, espessantes, acidulantes e conservantes, todos aditivos químicos de algum modo prejudiciais a saúde. A margarina é um alimento totalmente ilusório.

21- Usar inseticidas caseiros: Nenhum inseticida químico é inofensivo. Se pensa que precisa usá-lo, leia a bula e siga as instruções com cuidado. Mas há também algumas soluções alternativas. Para formigas, coloque algumas gotas de suco de limão na entrada do formigueiro e deixe ali a casaca. Tente também o pó de café, talco, pimenta e cinzas. Para baratas, misture bicarbonato de sódio com açúcar, e coloque em tampinhas de garrafas nos locais freqüentados por elas (sob a geladeira, fogão, em ralos e lixeiras). O açúcar as atrai e o bicarbonato as mata. Para traças, a cânfora é tão eficiente quanto a naftalina e muito menos tóxica. Para aranhas, se forem pequenas e inofensivas, evite mata-las; elas se alimentam de vários insetos desagradáveis. Para pulgas, o maior problema é com os animais de estimação. Lave-os com água morna e sabonete e enxugue-os. Aplique após uma solução caseira eficaz para manter as pulgas a distância: duas colheres de sopa de alecrim fervidas em um litro de água.

22- Restringir o uso de forno micro-ondas: O forno de micro-ondas pode desenvolver aminoácidos tóxicos para o rim e o fígado em alimentos como o queijo, leite, carne e peixe. Ele não dá aos alimentos uma temperatura uniforme capaz de eliminar todas as bactérias.

23- Economizar água: Água é um recurso natural escasso. Não deixe a torneira aberta todo o tempo enquanto escova os dentes. Não fique meia hora no embaixo do chuveiro aberto. Tome providências imediatamente se há um vazamento em sua casa ou prédio.

24- Proteger as crianças dos alimentos perigosos: Mediante um bom diálogo e um trabalho de educação integral, você pode conscientizar seus filhos(e os amigos deles, já que uma criança não vive isolada) sobre os problemas dos excessos de doces e balas, dos refrigerantes, hambúrgueres, cachorros-quentes, e outra armadilhas do chamado mundo moderno. Estes alimentos têm muitas vezes não só açúcar branco, mas corantes, conservantes e outros aditivos prejudiciais a saúde. A satisfação que eles dão dura poucos segundos, mas há conseqüências de longo prazo como fraqueza nos dentes, maiores possibilidades de contrair doenças e gastos com médicos e dentistas.

25- Restringir a televisão: Usada em excesso, a televisão interrompe a vida familiar e destrói, também, a vida intelectual, cultural e social das pessoas. Com seus programas, muitas vezes alienantes, a televisão é um exemplo de poluição mental e deseducação da população em vários níveis, incentivando o consumismo desnecessário. Mas, usada com moderação, pode ser um fator positivo em sua vida. Às vezes há filmes bons. Existem bons noticiários e alguns programas culturais e até ecológicos.

26- Restringir o uso de panelas de alumínio: Procure substituir gradualmente suas panelas de alumínio. Prefira as esmaltadas, de ferro, ou ainda de vidro. O alumínio da panela de despreende quando são cozidos alimentos ácidos, ou quando se raspa o recipiente com força. Há várias doenças associadas ao excesso de alumínio no organismo humano.

27- Transpirar naturalmente: Não exagere com os desodorantes. O suor natural é importante para eliminar as toxinas. Desodorantes supostamente modernos, à base de cloridrato de alumínio, formaldeído e amônia, bloqueiam os poros da pele e fazem mal à saúde. Talcos neutros e polvilho anti-séptico “granado” são inofensivos à pele e necessitam de uso menos freqüente. Para banhar-se e lavar-se prefira sabonetes naturais.

28- Nunca usar amianto: Evite totalmente amianto, seja em telhas, reservatórios de água ou qualquer outro produto. O amianto desprende microfibras que são inaladas na respiração e podem provocar graves doenças respiratórias inclusive irreversíveis. O produto já foi proibido na Alemanha e outros países. Também é nocivo ao meio ambiente e à saúde dos trabalhadores que o produzem.

29- Não exagerar com o computador: Os computadores emitem baixos níveis de radiação que podem causar dor de cabeça e outros sintomas a pessoas que fiquem muitas horas por dia diante deles. O perigo maior é para mulheres grávidas de poucos meses, que podem sofrer aborto. De qualquer modo, evite ficar mais de quatro horas por dia na frente do computador. Faça uma pausa a cada hora de trabalho.

30- Dar folga para o seu bolso: Compre só o necessário. Vivemos em um mundo de falsas necessidades, criadas artificialmente. Saia fora do círculo vicioso de consumo-pelo-consumo, responsável por tanta destruição ambiental, tanta exaltação do egoísmo. Uma atitude mais reservada em relação à compulsividade consumidora pode, literalmente, dar lucro a você.

31- Ser um cidadão atuante: Tenha às mãos os telefones da Secretaria Municipal de Meio ambiente de sua cidade e da entidade ecológica mais próxima. Denuncie qualquer irregularidade da qual venha a saber, dando seu nome e endereço para confirmação da denúncia. Sempre que possível, participe de ações concretas em defesa do meio ambiente. Mantenha contato com os políticos que elegeu e pressione para que eles se posicionem corretamente nas questões ambientais e de qualidade de vida. Converse com os seus familiares sobre a defesa ambiental.

32- Fazer passeios pela natureza: Ninguém pode amar ou defender o que não conhece. Deixe de lado a tensão do trabalho urbano e visite os lugares da natureza. Esvazie-se da pressa e aprenda a perceber a música e harmonia presentes no silêncio da natureza.

33- Evitar bebidas fortes: Bebidas alcoólicas são em geral uma violência contra o organismo humano. Se não puder renunciar totalmente ao uso de álcool, opte por uma cerveja gelada em doses homeopáticas. Evite o pileque como o meio de transcender a sua consciência média da realidade. Se quiser transcender, decida-se pela meditação, leia sobre ioga. É bem melhor do que destruir o sistema nervoso com bebidas alcoólicas.

34- Na praia, evitar excesso de sol: Entre 10h00 e 15h30 há um maior perigo. Os índices de câncer de pele no Brasil já são preocupantes.

35- Repelentes naturais: Evite utilizar repelentes químicos contra insetos como o mosquito e o borrachudo. Para essa finalidade, prefira o óleo de bergamota e outros produtos inofensivos à saúde humana e ao meio ambiente. Que podem ser encontrados em lojas naturais. Colocar tela na casa e usar mosquiteiro também constituem providências sensatas.

36- Ao dirigir, evite altas velocidades: Altas velocidades não são apenas perigosas para você e para os outros, mas prejudicam todo o meio ambiente. Dirigindo a 112Km por hora, por exemplo, você gasta 25% mais combustível do que viajando a 88Km/h. andando mais devagar, você economiza dinheiro e polui menos.

37- Evitar a causa das dores-de-cabeça. De cada dez casos de dor de cabeça, nove são resultados de tensão, inclusive ansiedade, depressão, preocupação e outros problemas emocionais. Tomar comprimidos é uma falsa solução. Beba um chá de camomila. Sente-se calmamente, espinha dorsal ereta, pés firmemente no solo, e imagine a energia que está concentrada na cabeça dissolvendo-se e distribuindo-se calmamente. Relaxe. Revise, examine e elimine um a um os fatores tensionantes de sua vida diária.

38- Evitar o uso de plásticos: Se vai às compras, leve de casa uma sacola. Dispense embalagens desnecessárias.

39- Ser sério, mas não carrancudo: O bom humor e o riso contribuem para manter-nos relaxados e evitar tensões ou doenças. Fale sobre seus problemas com amigos confiáveis. Desabafar com gente amiga é uma maneira de evitar que os problemas ganhem importância exagerada. Quando falamos dos problemas, eles desinflam.

40- Manter contato com o jornal que você lê, a rádio que escuta, a estação de televisão que assiste: Ligue para seus meios de comunicação preferidos e faça sugestões de assuntos que deveriam ser abordados, critique quando errarem, elogie quando acertarem. A influência do consumidor é decisiva para que os meios de comunicação possam melhorar seu conteúdo. Escreva cartas para a coluna do leitor e expresse seus pontos de vista.

Fonte: O dia

O Stress e o Envelhecimento

Já são há muito tempo conhecidas as inúmeras ações e efeitos deletérios ao metabolismo humano decorrentes do stress, o grande mal dos tempos modernos. Estes efeitos incluem redução da capacidade imunológica, elevação dos riscos para doenças cardiovasculares, aumento na incidência do câncer, redução do metabolismo cerebral, elevação dos processos oxidativos, aumento da produção de radicais livres e intensificação de todos os processos de envelhecimento, dentre outros. Uma pessoa cronicamente estressada passa a envelhecer de uma forma brutalmente acelerada, fazendo com que o seu organismo esgote precocemente as suas reservas, ceifando a sua vida muito mais cedo! Grupos populacionais ao redor do planeta, aonde pessoas costumam atingir expectativa de vida muito elevada, têm sido exaustivamente estudados, e os resultados de alguns destes estudos nos convidam a algumas importantes reflexões. No Cáucaso, China e Paquistão, encontram-se regiões aonde vivem pessoas que têm expectativa de vida ao redor de 110 anos, e é possível defrontarmo-nos com cidadãos de 115 ou 120 anos passeando fogosamente a cavalo ou pedalando tranqüilamente sua bicicleta.

Uma destas comunidades mais impressionantes é a dos Hunzas, povo pacato que habita o Himalaia. Estas pessoas vivem uma vida calma, sem maiores ambições, alimentam-se de maneira frugal e mantêm-se intelectual e fisicamente ativos até o final de suas vidas. Dentre os Hunzas é proibido falar e tratar de problemas. Quando se deparam com alguma situação ou algum conflito, existe um único cidadão, eleito pela comunidade, que é responsável por todas as preocupações, toma todas as decisões importantes e é o representante oficial da comunidade, atuando como uma espécie de administrador ou prefeito.

Em resumo, é o único cidadão do grupo que se preocupa com alguma coisa. Não é muito difícil imaginar o desdobramento deste modo de vida dos hunzas. Enquanto a maioria das pessoas chega aos 115 ou 120 anos, o prefeito tem uma expectativa de vida em torno de 58 anos!!! Diante deste voraz roubador de vida, onipresente em nosso dia a dia, resta-nos usar a nossa inteligência e equilíbrio para que consigamos driblar as ações do inimigo e possamos nos poupar de morrer de forma precoce e evitável. É na sabedoria contida nas coisas simples da vida que poderemos encontrar as verdadeiras respostas para o manuseio do stress.


Deixo vocês com algumas regras simples e preciosas, porém, cientificamente comprovadas, que poderão mudar para sempre as suas vidas.

01. Nunca se preocupar com as pequenas coisas;

02. Nunca esqueça: todos os problemas são pequenas coisas;

03. Durma pelo menos 6 a 8 horas por dia;

04. Pratique atividade física de forma moderada;

05. Descanse pelo menos 20 a 30 minutos após o almoço;

06. Dedique tempo ao lazer;

07. Dedique-se a atividades que dão prazer: leitura, cinema, pintura, música, viagens, falar bobagens e... amar bastante!

08. Elimine o sentimento de culpa;

09. Sorria sempre, pois não precisa de motivo, é contagioso e usamos cinco vezes menos músculos para sorrir do que para permanecer com o rosto sério e carrancudo;

10. Ajude ao próximo;

11. Pratique o bem;

12. Agradeça a Deus por todas as coisas - lembre-se que problemas são oportunidades que Ele nos dá para que possamos crescer e evoluir;

13. Mentalize sempre pensamentos positivos, eduque o seu cérebro para deixar-se penetrar apenas por coisas boas;

14. Invista mais no "ser" e menos no "ter" - lembre-se que o ter é a natural conseqüência do ser;

15. Busque a feliciade. No campo profissional - faça exatamente o que gosta e goste do que faz. No campo pessoal - tenha em mente que o segredo da felicidade consiste em ter um coração enorme e uma memória curta;

16. Perdoe;

17. Lembre-se: não existe felicidade sem sabedoria;

18. Comece a praticar estes ensinamentos ontem !!!

Reflita sobre tudo que tem feito em sua vida nos últimos tempos. Faça sua autocrítica de forma honesta e consciente, e logo verá que sempre é possível melhorar, crescer e evoluir. Fazendo isto estará dando um passo enorme para o manuseio do stress, agregando mais anos à sua vida e dando mais vida a estes anos. Acredite em você, porque eu já tenho certeza de que você é capaz !

Fonte:http://www.longevidadesaudavel.com.br.

Conseqüências do estresse no Organismo

O estresse pode afetar o organismo de diversas formas e seus sintomas podem variar de pessoa para pessoa. Existe uma sensibilidade pessoal que reage quando enfrentamos um problema, e essa particularidade explica como lidamos com situações desafiadoras, decidindo enfrentá-las ou não. Não são só situações ruins que nos deixam estressados. Todas as grandes mudanças que passamos na vida são situações estressantes, mesmo se elas forem boas e que esteja nos fazendo felizes.

A necessidade de ajuste deixa o organismo preparado para "lutar ou fugir", aumentando a pressão arterial e freqüência cardíaca, e contraindo músculos e vasos sanguíneos. Na natureza esta adaptação é necessária visto que o animal precisa tomar uma decisão rápida de defesa ou ataque, mas em se tratando de seres humanos que convivem com diversas situações estressantes, esta reação pode ser prejudicial. O excesso de estresse pode causar desde dores pelo corpo e queda de cabelo até sintomas sérios como hipertensão e problemas no coração. O fato de um evento emocional como o estresse afetar o organismo se deve ao íntimo relacionamento entre o sistema imunológico (defesa), sistema nervoso (controle) e sistema endócrino (hormonal). Por isso um estresse intenso pode afetar qualquer um desses sistemas levando à diversidade dos sintomas do estresse.


Benefício (segundo os dias de hoje)
O estresse tem um importante papel no desempenho de atividades como competições esportivas, reuniões importantes, ou em situações de perigo, em que o estresse pode ser um importante aliado proporcionando um aumento da capacidade física, raciocínio, memória e concentração através de alterações em todo o organismo. Entretanto, se o estresse se torna persistente todo esse aparato biológico pode ser danificado. Algumas condições podem favorecer o aparecimento dos efeitos negativos sobre o organismo:

Um acúmulo de situações persistentemente estressantes, particularmente aquelas de difícil controle, como a pressão no trabalho, um relacionamento infeliz.
Estresse persistente seguido de uma resposta aguda a um evento traumático, como um acidente automobilístico.
Um relaxamento ineficiente ou insuficiente.
Um estresse agudo em pessoas com doenças graves.

O que é o estresse?
O estresse é uma resposta do organismo frente a um perigo, que prepara o corpo para fugir ou lutar. Está presente nos animais com a finalidade de preservação da espécie, como por exemplo, para fugir de um predador. Hoje não precisamos nos defender de predadores, mas há muitas outras coisas que disparam o gatilho do estresse, que podem ser externas ou internas, agudas ou crônicas. A externas incluem condições físicas adversas (como dor, frio ou calor excessivos) e situações psicologicamente estressantes (más condições de trabalho, problemas de relacionamentos, insegurança, etc). Entre as internas estão também as condições físicas (doenças em geral) e psicológicas.

Estresse ou Stress pode ser definido como a soma de respostas físicas e mentais da incapacidade de distinguir entre o real e as experiências e expectativas pessoais. Pela definição, stress inclui a resposta de componentes físicos e mentais. O stress pode ser causado pela ansiedade e pela depressão devido à mudança brusca no estilo de vida e a exposição a um determinado ambiente, que leva a pessoa a sentir um determinado tipo de angústia. Quando os sintomas de estresse persistem por um longo intervalo de tempo, podem ocorrer sentimentos de evasão (ligados à ansiedade e depressão). Os nossos mecanismos de defesa passam a não responder de uma forma eficaz, aumentando assim a possibilidade de vir a ocorrer doenças, especialmente


Tipos de estresse
O termo estresse foi publicado pela primeira vez em 1936 pelo médico Hans Selye na revista científica Nature. Existem dois tipos de stress: crônico e orgânico.

Todas as pessoas têm estresse. Temos estresse de curto prazo, como quando perdemos o horário do ônibus. Até eventos normais do cotidiano podem ser estressantes. Outras vezes encaramos estresse ao longo prazo, como discriminação, doença incurável ou divorcio. Esses eventos estressantes também afetam nossa saúde em muitos níveis. O estresse de longo prazo pode elevar seu risco de alguns problemas de saúde, como depressão.

O estresse agudo é uma reação a uma ameaça imediata, que pode ser qualquer situação que é experimentada como um perigo. Algumas pessoas, por exemplo, tem verdadeiro pavor de viajar de avião, e quando o fazem, apresentam um estresse passageiro. Na maioria dessas circunstâncias de estresse agudo, uma vez eliminado o fator estressante, a resposta do organismo se inativa e os níveis dos hormônios voltam ao normal. Entretanto, a vida moderna freqüentemente nos expõe a situações cronicamente estressantes, e a resposta do organismo ao estresse não é suprimida. Dentre os fatores estressantes crônicos, estão a pressão no trabalho, problemas de relacionamento, solidão, problemas financeiros e a insegurança.


Conseqüências do estresse
Tanto o estresse de curto quanto o de longo podem ter efeitos sobre o seu corpo. Estresse dispara mudanças no organismo e aumenta a probabilidade de ficar doente. Ele também piora problemas de saúde já existentes. Estresse pode ter influência nos seguintes problemas:


[editar] O estresse e a baixa da defesa imunológica
Em situação de estresse, o corpo humano reage de diferentes formas. A ativação da glândula hipófise, que fica localizada na região frontal do cérebro, faz liberar hormônios que ativam as glândulas supra-renais - como o próprio nome indica, se localizam na parte superior dos rins - fazendo com que as supra-renais liberem a substância cortisol, e a mesma é lançada na corrente sanguínea. O excesso de cortisol leva a uma destruição das células de defesa, os glóbulos brancos, causando uma baixa na defesa imunológica do organismo, possibilitando a proliferação e desenvolvimento de doenças.

Mas o estresse ruim gera um abatimento ou sensação de pânico, um quadro de exaustão ou fadiga se instala, causando pressão alta, alterações hormonais, de TPM, acúmulo de gordura no organismo.

A angústia causa doenças como gastrite e ao liberar as emoções ruins como a mágoa há um melhoramento geral. Compreender os sentimentos e emoções leva a uma atitude que constrói uma rede que atua da região glandular estendendo-se por todo o corpo.

Pensamentos positivos, exercícios e disciplina são a melhor forma de afastar o estresse.

Mas, como calar essas perguntas?

É considerado uma doença?
É positivo ou negativo para o organismo?

Tratamento
O tratamento pode ser feito através de remédios e atividade física regular controlada por profissional médico habilitado, ou, eventualmente, por profisionais da educação física e aparelhos, quando não forem administrados medicamentos, assim como com tratamento psicológico realizado por um psicólogo. A sala anti-stress foi criada para ajudar através de tratamentos naturais, a encontrar equilíbrio das forças inerentes ao organismo.

A tecnologia aproveitou da natureza, luzes, cores, sons, vibrações, todas as fontes de energia capazes de exercer uma influencia positiva, em vez de criar desequilíbrio. Entrar na sala anti-stress significa entrar num espaço extra temporal e ser envolvido por feixes de luzes, sons, aromas e delicadas vibrações que produzem um imediato relaxamento e conforto.

O tratamento é todo personalizado sobre os parâmetros medidos, por um sistema cientificamente comprovado que sua um teste de cores analisando a presença e o grau de ansiedade ou apatia da pessoa.

Também é efetuado um controle com biofeedback, a fim de verificar as tensões musculares e as variações da temperatura corporal ao início da sessão e ao termino da mesma, podendo assim constatar através de gráficos as alterações benéficas que o organismo sofreu com o equipamento.

Durante o tratamento, um movimento rítmico de rolos produz compressões delicadas e vibrações (como da onda do mar) estimulando as fibras musculares e sensoriais e aumentando o bem-estar, só é encontrado na América Latina somente em uma clínica em São Paulo disponibiliza este serviço.

Fonte: wikipedia

Estudo mostra que Stress afeta tomada de decisões

Estudo realizado por pesquisadores portugueses, publicado na revista "Science", poderá ajudar a compreender melhor problemas como as toxicodependências

Publicada: 31/07/2009 - 09h34m|Versão para impressão|0 comentário(s)

O stresse crónico afeta o processo de tomada de decisões, levando as pessoas a depender mais de hábitos e menos de comportamentos orientados por objectivos, demonstra um estudo de pesquisadores portugueses publicado pela revista "Science".

São vastas as implicações da descoberta, na medida em que envolve desde aspectos da vida cotidiana até processos patológicos, como as toxicodependências ou as perturbações obsessivo-compulsivas.

O estudo foi realizado por uma equipe coordenada por Nuno Sousa, do Instituto de Investigação em Ciências da Vida e da Saúde (ICVS) da Universidade do Minho, em Portugual, e Rui Costa, nos Institutos Nacionais de Saúde (NIH) dos Estados Unidos e atualmente pesquisador no programa de Neurociência da Fundação Champalimaud.

Este trabalho revela que o stresse crónico altera a estrutura de circuitos neuronais que ligam o córtex pré-frontal, comparável à memória RAM de um computador, ao estriado, a zona do cérebro relacionada com as decisões.

O que se passa, segundo Nuno Sousa, é que o stress promove a atrofia das dendrites dos neurónios do circuito associativo responsável pelos comportamentos orientados por objectivos (córtex pré-frontal medial e estriado dorsomedial) e aumenta as dendrites no estriado dorsolateral, o circuito sensório-motor envolvido nas ações habituais.

Isso torna o comportamento dos sujeitos submetidos ao stress "mais dependente de hábitos e menos de comportamentos orientados por objectivos", explicou o investigador coordenador do Domínio de Neurociências do ICVS e diretor do curso de Medicina da Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho.

"Este aspecto influencia o processo de tomada de decisão nesses sujeitos, tornando-o mais dependente de comportamentos habituais mesmo quando a situação contextual não o justifica", observou.

Dado o interesse e a grande relevância do estudo, disse ainda Nuno de Sousa, a equipa decidiu submetê-lo aos editores da "Science", que logo decidiram publicá-lo.

"Trata-se obviamente de um momento de enorme importância para todos nós, ainda mais que o estudo é assinado apenas por portugueses e com um trabalho experimental feito em Portugal [no ICVS]", assinalou.

A investigação resultou de "um esforço de colaboração que representa a nossa visão de abordar os assuntos de forma multidisciplinar", acrescentou.

A equipe foi constituída por sete elementos que pertencem ao Centro de Investigação em Neurociências do ICVS, sendo o primeiro autor Eduardo Dias-Ferreira, um aluno de doutorado que está agora continuando o estudo com Rui Costa.
Entre os seus projetos em curso, Nuno Sousa salientou os mais diretamente ligados a este trabalho, centrados na tentativa de compreender melhor os mecanismos moleculares e funcionais envolvidos na conclusão a que chegaram.

Esses desenvolvimentos terão por objectivo "delinear estratégias que permitam modular os efeitos do stress nos processos de decisão e eventualmente utilizá-los futuramente como tratamentos terapêuticos",

Fonte: Guia Global

Nenhum comentário: