9.05.2009

Risco de prescrição de drogas para uso alternativo não aprovado ("off label")

Estudo mostra risco de prescrição de drogas para uso alternativo não aprovado
Muitos médicos nem sabem que estão fazendo prescrição 'off label'.
Off label é aplicar remédio para tratamento diferente do autorizado (desvio de uso).

Médicos podem usar drogas de formas não especificamente aprovadas pelo FDA, a agência americana que regula remédios e alimentos, uma prática chamada de prescrição off label. Há poucas evidências científicas para apoiar usos não aprovados. Uma nova pesquisa descobriu que muitos médicos podem nem saber o que estão prescrevendo off label.

Na média, os médicos da pesquisa identificaram corretamente o status de aprovação do FDA para apenas metade das drogas de uma lista oferecida pelos pesquisadores, segundo estudo publicado na "Pharmacoepidemiology and Drug Safety".

A confusão foi ainda maior com drogas psiquiátricas, descobriu a pesquisa, realizada com cerca de 600 médicos.

Quase um em cada cinco médicos que prescreveram quetiapine no ano anterior pensou que ela era aprovada para pacientes com demência e agitação. Entretanto, a droga nunca foi aprovada para tal uso – até trazia um aviso de traja preta alertando que o medicamento era perigoso para pacientes idosos com demência.

Um em cada três médicos que usaram lorazepam para tratar ansiedade crônica pensava que ela tinha sido aprovada para esse uso. Na verdade, um aviso do FDA alerta sobre o uso para esse propósito.

O principal autor do estudo, G. Caleb Alexander, professor assistente de medicina da Universidade de Chicago, afirmou ser preocupante o fato de que usos off label não têm o mesmo nível de análises científicas dos usos aprovados pelo FDA.

Roni Caryn Rabin do 'New York Times'
G1

Nenhum comentário: