3.16.2010

Nutrição e Estética




A preocupação pela estética é de certa maneira uma forma de estarmos atentos com o nosso estilo de vida. Isso inclui não somente os cuidados que temos em relação a ter cabelos sedosos e brilhantes, pele macia e hidratada, unhas fortalecidas, um corpo harmônico e peso ideal. Para isso é necessário nutrir corretamente os bilhões de células que estão distribuídas pelo nosso organismo.

Atualmente com a correria do dia-a-dia principalmente para mulher que trabalha fora do lar, cuida dos filhos, faz as compras, organiza a casa e se preocupa com todos da família, ter tempo para cuidar de sua beleza acaba ficando em segundo plano.


E como fica sua alimentação? Você tem tempo para comer corretamente? Você sabe como se alimentar de forma saudável e equilibrada?

Inicialmente não parece uma tarefa muito fácil, não é mesmo? Mas com um pouquinho de empenho e disciplina, qualquer um pode ter benefícios seguindo algumas dicas de vida saudável, que inclui uma alimentação balanceada e equilibrada, prática de exercícios físicos regularmente e que podem ajudar a manter sua ótima aparência. Não existe uma fórmula única mesmo porque nossas necessidades mudam ao longo da vida.

Atenção com a saúde dos CABELOS: uma alimentação rica em vitaminas A, B e Zinco é essencial para manter os cabelos bonitos e sedosos, evitando o enfraquecimento dos fios e queda. Procure consumir alimentos in natura tais como frutas, legumes e verduras; bem como grãos integrais (aveia, arroz integral, cevada, centeio). Procure consumir diariamente alimentos ricos em proteínas como leite e derivados, e soja.

Cuidados com a PELE: para manter uma pele hidratada e macia é importantíssimo consumir diariamente alimentos ricos em fibras, que auxiliam para o bom funcionamento dos intestinos e ajudam na eliminação de toxinas. Procure não consumir alimentos gordurosos e evite as frituras em geral. Evite refrigerantes e consuma em torno de 2 litros de água por dia. Isso com certeza contribuirá para uma hidratação adequada de sua pele evitando a oleosidade e sujeita ao aparecimento de acnes. Procure ingerir alimentos ricos em: A, B, C e Zinco.

1 - Vitamina A: encontrada principalmente em frutas e vegetais de cor alaranjada e vegetais de folha verde escura tais como: mamão, caqui, cenoura, batata doce, agrião, brócolis, rúcula, espinafre e outros. A vitamina A auxilia para manter a integridade das células de nossa pele.


2 - Vitaminas do complexo B: encontradas principalmente em grãos integrais, leite e derivados, carnes magras, entre outros. As vitaminas do complexo B auxiliam na regulação das glândulas sebáceas, o que irá deixar sua pele menos oleosidade tornando-a mais sedosa.

3 - Vitamina C: encontrada em grande concentração nas frutas cítricas como: acerola, morango, laranja, tangerina, abacaxi, goiaba entre outras. A vitamina C auxilia na cicatrização da pele, colaborando para uma recuperação mais rápida no caso de cortes e feridas, e é antioxidante (colaborando para a prevenção do envelhecimento da pele).

4 - Zinco: encontrado principalmente em: aves, peixes, frutos do mar, leite, etc. O Zinco ajuda a combater os radicais livres devido a ação aumentada de enzimas, auxiliando na renovação das células.
• UNHAS saudáveis: procure consumir alimentos ricos em proteínas (carnes magras, aves sem pele, peixes), bem como alimentos ricos em cálcio (leite, queijo, iogurte, cereais integrais, verduras e leguminosas) que ajudam no fortalecimento e saúde das unhas.


Evitando a FLACIDEZ e CELULITE: controlar o peso, praticar exercícios regularmente (ajudam o fortalecimento dos músculos), evitar o fumo, consumir diariamente frutas e legumes, beber água durante o dia, evitar a ingestão de bebida alcoólica, evitar a ingestão excessiva de doces e alimentos gordurosos, são estratégias que auxiliam a combater a flacidez e celulite.

Você merece o melhor! Reserve alguns momentos do dia para relaxar e para cuidar de sua aparência. Incorpore ao seu cotidiano uma alimentação equilibrada. Você verá os benefícios e a diferença para sua vida em termos de disposição para trabalhar, estudar, rir, se emocionar, namorar; enfim tudo o que se traduz em qualidade física e emocional.

Regina Corrêa – Nutricionista Clínica

Nenhum comentário: