7.13.2013

6 EXAMES QUE TODA MULHER DEVE FAZER

6 exames que toda mulher deve fazer

Especialista faz uma lista com os exames essenciais para a saúde da mulher.

Prevenção é sempre o melhor remédio. E, quando se trata da saúde da mulher, este assunto é ainda mais importante. Afinal, são muitos os exames que fazem parte da rotina delas desde cedo.

Segundo a ginecologista Andréia Sá, da Clínica de Ginecologia de Araraquara (SP), o segredo é fazer uma série de exames a cada 6 meses. Só assim a mulher garantirá que todo o seu organismo se mantenha funcionando bem e de forma harmônica.

Confira uma lista preparada pela especialista.

1 - Papanicolau
O colo do útero é uma das partes do corpo feminino que merecem maior atenção, principalmente depois do início da vida sexual. É através dele que detectamos a existência de diversas doenças, como o HPV, que pode se transformar em câncer rapidamente.

2 - Mamografia
Na teoria, a mamografia deve ser feita após os 40 anos. Mas, existem exceções para quem tem casos de câncer de mama na família.

3 - Hemograma
Esse exame oferece um parâmetro de como estão as células sanguíneas e as plaquetas, além de identificar inflamações, infecções e anemias. Ele deve ser pedido já na primeira consulta como parte do checkup.

4 - Glicemia
Ajuda a identificar os níveis glicêmicos no sangue, inclusive para o diagnóstico da diabetes. Ele também deve ser solicitado na consulta inicial.

5 - TSH
É um exame de sangue indicado para avaliar as funções da tireoide. Dependendo dos sintomas, pode ser solicitado antes dos 40 anos, mas deve ser incluído regularmente na lista de procedimentos médicos.

6 - Ultrassom transvaginal e ultrassonografia mamária
Esses exames não são pedidos como parte da rotina médica por serem mais específicos. A intenção é avaliar os órgãos do sistema reprodutivo feminino. A ultrassonografia mamária, por exemplo, pode complementar o diagnóstico em caso de mamas mais densas durante a mamografia.

Nenhum comentário: