4.09.2014

Ir ao ginecologista não tem mistério!

Na vida das garotas, um assunto em especial provoca um grande frio na barriga: a primeira visita ao ginecologista.
Mas antes de você ficar ansiosa e morrendo de vergonha de ir à consulta, saiba que esse especialista nada mais é do que a pessoa certa para resolver aquele monte de dúvidas que a gente tem sobre as transformações do corpo, virgindade, higiene íntima, cólicas e sexualidade. Por isso, leia as perguntas e respostas que preparamos para deixá-la mais tranquila para enfrentar esse momento tão importante na vida da gente! Quando devo ir ao ginecologista pela primeira vez? Não existe, na verdade, uma idade certa para isso. O que pode determinar que a hora de marcar uma consulta nessa especialidade chegou é a primeira menstruação. Outros motivos, entretanto, podem apressar a consulta. Entre eles, queixa de cólicas e corrimento, excesso de pęlos pelo corpo, acne, demora para a chegada do primeiro ciclo menstrual ou qualquer outra dúvida com relação ŕ puberdade. O que acontece na primeira consulta? Não existe uma regra, mas geralmente a primeira ida ao ginecologista resume-se a um bom bate-papo!
É isso mesmo: o médico vai querer saber tudo sobre a sua vida, perguntando coisas básicas para entender como anda sua saúde. Com isso, você vai ter de falar sobre seus hábitos, doenças que já teve, doenças na família, como é o seu ciclo menstrual, se você tem cólicas, se já tem vida sexual ativa, etc. O exame clínico em si deve acontecer apenas quando a garota se sentir preparada. E, no caso das meninas virgens, é importante dizer, ele não é completo. Quer dizer, nessa situação o ginecologista limita-se a examinar os genitais externos, além de realizar o exame das mamas. Um ultra som também pode ser solicitado para completar a avaliação clínica. As garotas que já iniciaram a vida sexual podem fazer uma análise ginecológica completa. Nela, a examinação interna é realizada com um aparelhinho chamado espéculo - que é utilizado para o médico conseguir enxergar lá dentro. Pode ser que o ginecologista recolha um material para fazer o Papanicolau, que é o exame preventivo do câncer de colo uterino.
A minha mãe precisa entrar comigo na consulta? Só se você quiser. Mesmo que ela insista, você tem todo o direito de entrar sozinha, caso tenha vontade. Afinal, tem gente que fica mais à vontade de perguntar tudo o que der na telha quando não tem ninguém por perto. Mas se você faz questão que a sua mãe esteja junto, o médico não pode fazer nenhuma objeção. Eu preciso ir ao mesmo médico que minha mãe vai há anos? Mais uma vez, a escolha é sua. Se você não se sente ŕ vontade para ir ao mesmo ginecologista que sua mãe vai, não importa o motivo, explique isso a ela. Ela poderá ajudar a encontrar um novo médico e checar se ele é um profissional de confiança. Médico ou médica? Você decide! Esta decisão é muito pessoal, por isso você tem de escolher o profissional que a deixa mais ŕ vontade. E, se você for a uma consulta e não gostar do médico escolhido, não tenha receio de trocá-lo. Sentir-se confortável com o especialista é a principal ferramenta para garantir que sua saúde será bem avaliada, afinal, não tem nada a ver você continuar indo a um médico para o qual tem vergonha de tirar suas dúvidas, não é verdade? E se você quer sentir-se ainda mais segura quando for à consulta, converse com suas amigas e as mulheres da família. Você perceberá, no fim, que o ginecologista é seu grande aliado para garantir uma boa saúde! Fonte : jnjbrasil.com.br

Irregularidades menstruais

Uma das queixas mais comuns em consultas ginecológicas são de problemas relacionados à menstruação. Que problemas são estes? O que deve ser tratado? O que é considerado normal?
A partir da primeira menstruação, menarca como chamamos, podem existir alterações nos padrões do ciclo menstrual normal. Até 2 a 2,5 anos depois da primeira menstruação podem ocorrer alterações por imaturidade da glândula que regula a liberação de hormônios que faz menstruar. Pode-se menstruar 02 a 03 vezes ao mês ou ficar mais de 02 meses sem menstruar.
Tudo isso até 2,5 anos depois da primeira menstruação. A partir daí já é para se ter um ciclo regular, ou seja, um intervalo de 22 a 35 dias do primeiro dia da menstruação ao primeiro dia da próxima menstruação. Um exemplo para entender: se você menstruou dia 01/01, depois 05/02 e 28/02 considera-se que sua menstruação está normal. Quando se entra no climatério novamente ocorre uma alteração natural no ciclo menstrual: ou encurtando os ciclos ou aumentando os mesmos. Essas alterações descritas são consideradas dentro de um limite de normalidade. Deve-se fazer o exame ginecológico para se excluir doenças do trato genital que ocasionam alterações na menstruação como por exemplo "feridas" do colo do útero, que podem sangrar e ser erroneamente confundidas com a menstruação. Problemas que podem alterar a menstruação são listados abaixo com seus sintomas mais comuns: - Ovários micropolicisticos: São pequenos cistos no ovário que alteram os hormônios, e consequentemente a menstruação.
Pode-se ficar muito tempo sem menstruar, com um aumento de peso, pelos e acne. Pode também menstruar com intervalo menor que 22 dias. - Cisto no ovário: Neste caso existe um cisto grande em um ovário podendo causar dor ou não. As alterações na menstruação ocorrem, mas é raro vir acompanhado de acne e aumento de pelos. - Miomas: São tumores benignos do útero, antigamente conhecidos também como quistos. Em pacientes pré dispostas pode levar a um aumento do fluxo menstrual e cólicas. Algumas mulheres têm miomas, mas não desenvolvem nenhum tipo de sintomas. - Alterações hormonais: alguns hormônios podem alterar também o ciclo menstrual como por exemplo os da tireoide. - Uso de medicações: algumas medicações podem alterar a menstruação como por exemplo antidepressivos. - Cirurgias: laqueaduras, cirurgias em ovários podem alterar a menstruação. É muito importante sempre anotar os dias da menstruação e sempre detalhar todos os sintomas a seu médico. Dra. Maria Beatriz Piraí de Oliveira Ginecologista e Obstetra

Nenhum comentário: